Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É um procedimento de avaliação que cumpre a função de ser também instrumento de registro e que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores. Funciona como um “baú de memórias” e, ao final de um ano ou ciclo, o estudante terá um dossiê de sua trajetória e poderá ter um acervo de material rico para lhe auxiliar nas suas próximas etapas.

As informações acima dizem respeito ao

  • A.

    Álbum seriado.

  • B.

    Portfólio.

  • C.

    Diário de classe.

  • D.

    Grupo de observação.

  • E.

    Seminário

Leia a seguir o trecho abaixo extraído da obra “Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura” (MEC/SEB, 2007):

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

“A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar.” (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:

I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.

II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.

III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:

I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.

II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.

III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.

IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de

  • A.

    bancária.

  • B.

    construtiva

  • C.

    quantitativa

  • D.

    individualista

  • E.

    legalista.

A maior parte do que atualmente se conhece sobre como uma criança pensa, aprende e usa o conhecimento deve-se à investigação desenvolvida por __________, autor de teorias relativamente complexas sobre ________________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:

  • A.

    Froebel – a psicologia da instrução.

  • B.

    Paulo Freire – os temas geradores.

  • C.

    Vigotsky – a psicogênese da alfabetização.

  • D.

    Piaget – os estágios de desenvolvimento cognitivo.

  • E.

    Rogers – a formação de professores para as séries iniciais.

A escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de transmissão-assimilação.

São critérios elencados por Libâneo (1994) para a escolha dos conteúdos, EXCETO:

  • A.

    Caráter científico.

  • B.

    Domínio público.

  • C.

    Relevância social.

  • D.

    Acessibilidade e solidez.

  • E.

    Caráter sistemático.

A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta tinha o intuito de tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados na:

I. Psicologia behaviorista.

II. Filosofia positivista.

III. Pedagogia de Dewey.

IV. Teoria não diretiva.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Conforme Aranha (2006), a partir da década de 1990, os educadores passaram a discutir o chamado pós-construtivismo, que tem como questão central

  • A.

    a avaliação.

  • B.

    o currículo.

  • C.

    a escola.

  • D.

    a didática.

  • E. o professor.

Arredondo e Diago (2009) afirmam que a avaliação pressupõe três momentos: antes, durante e depois do processo. No momento inicial, ou seja, antes do processo, a avaliação possui um caráter:

I. Promocional.

II. Regulador.

III. Diagnóstico.

IV. Prognóstico.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...