Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É um procedimento de avaliação que cumpre a função de ser também instrumento de registro e que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores. Funciona como um baú de memórias e, ao final de um ano ou ciclo, o estudante terá um dossiê de sua trajetória e poderá ter um acervo de material rico para lhe auxiliar nas suas próximas etapas.
As informações acima dizem respeito ao
Álbum seriado.
Portfólio.
Diário de classe.
Grupo de observação.
Seminário
Leia a seguir o trecho abaixo extraído da obra Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura (MEC/SEB, 2007):
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar. (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:
I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.
II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.
III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:
I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.
II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.
III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.
IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de
bancária.
construtiva
quantitativa
individualista
legalista.
A maior parte do que atualmente se conhece sobre como uma criança pensa, aprende e usa o conhecimento deve-se à investigação desenvolvida por __________, autor de teorias relativamente complexas sobre ________________.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:
Froebel a psicologia da instrução.
Paulo Freire os temas geradores.
Vigotsky a psicogênese da alfabetização.
Piaget os estágios de desenvolvimento cognitivo.
Rogers a formação de professores para as séries iniciais.
A escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de transmissão-assimilação.
São critérios elencados por Libâneo (1994) para a escolha dos conteúdos, EXCETO:
Caráter científico.
Domínio público.
Relevância social.
Acessibilidade e solidez.
Caráter sistemático.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta tinha o intuito de tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados na:
I. Psicologia behaviorista.
II. Filosofia positivista.
III. Pedagogia de Dewey.
IV. Teoria não diretiva.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
Conforme Aranha (2006), a partir da década de 1990, os educadores passaram a discutir o chamado pós-construtivismo, que tem como questão central
a avaliação.
o currículo.
a escola.
a didática.
Arredondo e Diago (2009) afirmam que a avaliação pressupõe três momentos: antes, durante e depois do processo. No momento inicial, ou seja, antes do processo, a avaliação possui um caráter:
I. Promocional.
II. Regulador.
III. Diagnóstico.
IV. Prognóstico.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...