Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Machado, de acordo com Freud, o acontecimento mais importante, durante o estágio fálico, é chamado de

  • A.

    Complexo de Édipo.

  • B.

    Personalismo.

  • C.

    Agressão hostil.

  • D.

    Realismo.

  • E.

    Egocentrismo.

Conforme Wadsworth, o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes é chamado de

  • A.

    acomodação.

  • B.

    reflexo

  • C.

    assimilação.

  • D.

    equilíbrio.

  • E.

    simbolismo.

Conforme Wadsworth, marcar C para as afirmativas certas, E para as erradas e, após assinalar a alternativa correta:

( ) Para Vygotsky, a aquisição da linguagem do meio social resulta em raciocínio e pensamento qualitativamente enriquecidos ou desenvolvimento intelectual. Enquanto que para Piaget a linguagem falada é uma manifestação da função simbólica.

( ) Piaget considera a construção do conhecimento como um ato puramente da criança; os fatores sociais influenciam a desequilibração individual através do conflito cognitivo e sinalizam que há construção a ser feita.

( ) Para Vygotsky, a aprendizagem, e consequentemente o desenvolvimento, é impelida pelos modelos e pela motivação da criança.

  • A.

    C – C – E.

  • B.

    E – E – E.

  • C.

    C – E – C.

  • D.

    E – E – C.

  • E.

    C – C – C.

De acordo com Wadsworth, o modelo behaviorista de transmissão cultural sugere que as crianças podem aprender somente através

  • A.

    da interação com outras crianças.

  • B.

    do condicionamento.

  • C.

    do uso de jogos.

  • D.

    da instrução direta.

  • E.

    da instrução direta.

A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar:

  • A.

    A utilização progressiva da autonomia.

  • B.

    A autoridade total do professor.

  • C.

    Maior permissividade em relação às crianças.

  • D.

    O desenvolvimento do raciocínio lógico.

  • E.

    A restrição do espaço da criança.

Conforme Ariès, analisar as sentenças abaixo:

A escola medieval não era destinada às crianças, era uma espécie de escola técnica destinada à instrução dos clérigos, “jovens ou velhos”, ela acolhia da mesma forma e indiferentemente as crianças, os jovens e os adultos precoces ou atrasados ao pé das cátedras magisteriais (1ª parte). O relaxamento da antiga disciplina escolar (ligada aos castigos e punições físicas) correspondeu a uma nova orientação do sentimento de infância não reconhecendo mais a necessidade de humilhação, tratava-se agora de despertar na criança a responsabilidade do adulto, o sentido de sua dignidade (2ª parte). A escolarização das meninas, no século XVI, envolvia além da aprendizagem doméstica, instrução religiosa e as aulas de etiqueta, o ensino da leitura e da escrita (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas a 2ª parte.

  • B.

    Apenas a 3ª parte.

  • C.

    Apenas a 1ª e a 2ª parte.

  • D.

    Apenas a 1ª e a 3ª parte.

  • E.

    Todas as partes.

Conforme Aranha, a educação grega estava centrada

  • A.

    na formação integral – corpo e espírito.

  • B.

    na formação intelectual.

  • C.

    no estudo da astronomia e astrologia.

  • D.

    na educação musical.

  • E.

    no trabalho doméstico.

Segundo Ariès, a partir do século XVII, o apego à infância e à sua particularidade se exprimia mais através

  • A.

    da distração e da brincadeira.

  • B.

    do interesse psicológico e da preocupação moral.

  • C.

    dos trajes usados pelas crianças.

  • D.

    dos jogos sazonais.

  • E. do cuidado com a aparência física.

Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. Ambos os autores apresentam as seguintes ideias sobre avaliação:

I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.

II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.

III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.

IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

A pesquisa sobre o perfil dos professores brasileiros analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional. Os resultados desse estudo demonstram, de um modo geral, que:

I. Os professores das escolas públicas estão em condições econômicas e sociais superiores aos das escolas privadas.

II. Os professores brasileiros têm dificuldades de acesso à tecnologia e à cultura, sendo que a profissão de professor continua sendo predominantemente exercida por mulheres.

III. O aumento das desigualdades regionais tem ocasionado menos diferenças entre professores de escolas privadas e públicas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...