Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Machado, de acordo com Freud, o acontecimento mais importante, durante o estágio fálico, é chamado de
Complexo de Édipo.
Personalismo.
Agressão hostil.
Realismo.
Egocentrismo.
Conforme Wadsworth, o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes é chamado de
acomodação.
reflexo
assimilação.
equilíbrio.
simbolismo.
Conforme Wadsworth, marcar C para as afirmativas certas, E para as erradas e, após assinalar a alternativa correta:
( ) Para Vygotsky, a aquisição da linguagem do meio social resulta em raciocínio e pensamento qualitativamente enriquecidos ou desenvolvimento intelectual. Enquanto que para Piaget a linguagem falada é uma manifestação da função simbólica.
( ) Piaget considera a construção do conhecimento como um ato puramente da criança; os fatores sociais influenciam a desequilibração individual através do conflito cognitivo e sinalizam que há construção a ser feita.
( ) Para Vygotsky, a aprendizagem, e consequentemente o desenvolvimento, é impelida pelos modelos e pela motivação da criança.
C C E.
E E E.
C E C.
E E C.
C C C.
De acordo com Wadsworth, o modelo behaviorista de transmissão cultural sugere que as crianças podem aprender somente através
da interação com outras crianças.
do condicionamento.
do uso de jogos.
da instrução direta.
da instrução direta.
A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar:
A utilização progressiva da autonomia.
A autoridade total do professor.
Maior permissividade em relação às crianças.
O desenvolvimento do raciocínio lógico.
A restrição do espaço da criança.
Conforme Ariès, analisar as sentenças abaixo:
A escola medieval não era destinada às crianças, era uma espécie de escola técnica destinada à instrução dos clérigos, jovens ou velhos, ela acolhia da mesma forma e indiferentemente as crianças, os jovens e os adultos precoces ou atrasados ao pé das cátedras magisteriais (1ª parte). O relaxamento da antiga disciplina escolar (ligada aos castigos e punições físicas) correspondeu a uma nova orientação do sentimento de infância não reconhecendo mais a necessidade de humilhação, tratava-se agora de despertar na criança a responsabilidade do adulto, o sentido de sua dignidade (2ª parte). A escolarização das meninas, no século XVI, envolvia além da aprendizagem doméstica, instrução religiosa e as aulas de etiqueta, o ensino da leitura e da escrita (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas a 2ª parte.
Apenas a 3ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª parte.
Apenas a 1ª e a 3ª parte.
Todas as partes.
Conforme Aranha, a educação grega estava centrada
na formação integral corpo e espírito.
na formação intelectual.
no estudo da astronomia e astrologia.
na educação musical.
no trabalho doméstico.
Segundo Ariès, a partir do século XVII, o apego à infância e à sua particularidade se exprimia mais através
da distração e da brincadeira.
do interesse psicológico e da preocupação moral.
dos trajes usados pelas crianças.
dos jogos sazonais.
Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. Ambos os autores apresentam as seguintes ideias sobre avaliação:
I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.
II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.
III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.
IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
A pesquisa sobre o perfil dos professores brasileiros analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional. Os resultados desse estudo demonstram, de um modo geral, que:
I. Os professores das escolas públicas estão em condições econômicas e sociais superiores aos das escolas privadas.
II. Os professores brasileiros têm dificuldades de acesso à tecnologia e à cultura, sendo que a profissão de professor continua sendo predominantemente exercida por mulheres.
III. O aumento das desigualdades regionais tem ocasionado menos diferenças entre professores de escolas privadas e públicas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...