Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Vasconcelos, a atividade de Coordenação do Trabalho Pedagógico não se restringe aos coordenadores pedagógicos ou supervisores. Ao contrário, a Coordenação do Trabalho Pedagógico é desenvolvida observando o seguinte:
I. A importância do envolvimento de todos os sujeitos e de todas as instâncias formativas no interior da escola, a partir da prática singular em sala de aula até a efetivação do currículo em suas várias dimensões.
II. A participação com ética e disposição para mudar realmente o que for necessário e não apenas as aparências.
III. A escuta de pais, mães ou responsáveis, contextualizando suas ideias e desejos e também para que ouçam e participem daquilo que a escola pretende realizar e, juntos, construam um espaço escolar participativo.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Veiga afirma que a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de contrapor-se à fragmentação e à rotinização do trabalho, sendo um importante elemento constitutivo da organização escolar. Em relação ao PPP, considere as assertivas abaixo, assinalando C para as corretas e E para as erradas.
( ) O PPP delineia a competência esperada do coletivo da escola.
( ) O PPP gera um tipo de saber ou programa oficial que deve ser seguido rigidamente por todos.
( ) O término da construção do PPP não encerra o seu processo e nem acarreta o resultado final.
( ) Na organização escolar, as questões éticas e administrativas não têm relação com a questão pedagógica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C E E C.
C C E E.
C E C E.
E C E C.
E E C C.
Libâneo distingue claramente a atividade profissional do professor, que realiza uma forma específica de trabalho pedagógico (ensino) e a atividade profissional do pedagogo, que se desenvolve em um amplo leque de práticas educativas (informais, não formais e formais). Por isso, entende que a formação do professor e a do pedagogo deveria ser realizada:
I. Em um único curso, tal como defendem os movimentos de reformulação dos cursos de formação de educadores.
II. Em dois cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de Licenciatura para formar professores para os níveis fundamental e médio de ensino.
III. Em três cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu, um de Licenciatura para formar professores para o nível fundamental e outro de Licenciatura para formar professores de nível médio de ensino.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Segundo Garcia e Alves, as reflexões sobre a prática de supervisores e orientadores é uma constante no campo educacional, uma vez que seus papéis são tão importantes quanto os dos outros membros da equipe pedagógica da escola. Relacione as principais habilidades que competem a cada um dos profissionais integrantes da equipe pedagógica, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 2 3 4.
1 4 3 2.
1 4 2 3.
2 1 3 4.
2 3 1 4.
Segundo Delors, aprender a viver juntos não é tarefa fácil, por isso a necessidade de ultrapassar as principais tensões que, mesmo não sendo novas, constituem o cerne da problemática do século XXI. Constituem situações problemáticas do mundo atual, EXCETO as tensões entre
o global e o local.
o universal e o singular.
as soluções de curto e longo prazo.
a cura, a doença e a enfermidade.
o espiritual e o material.
Segundo Perrenoud, para desenvolver competências, é preciso que o professor:
I. Trabalhe por projetos, a partir do livro didático, assumindo a postura de centro irradiador da cultura universal.
II. Proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.
III. Adote uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação, são feitas as seguintes considerações:
I. Ao avaliar o aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita será a avaliação.
II. A seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino.
III. A aplicação de provas, dissertativas ou objetivas, tem como objetivo básico determinar o aproveitamento cognitivo do aluno, em decorrência da aprendizagem.
IV. A observação é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
De acordo com Fernandes e Freitas (2007), hoje é voz corrente afirmar-se que a avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir. Usualmente, associase a esses objetivos excludentes a avaliação denominada:
Formativa.
Diagnóstica.
Analítica
Somativa
Reflexiva.
Analise as assertivas a seguir:
Educação dos sentidos, por meio da realização de jogos sensoriais e do uso de material didático próprio.
Educação do movimento, por meio da prática de exercícios físicos e rítmicos e do exercício da linha, no qual a criança anda sobre uma linha elíptica desenhada no chão, ao som de uma música.
Educação da inteligência, por meio de lições e exercícios sistemáticos e de materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados.
As afirmações acima explicitam alguns aspectos básicos preconizados pelo método de:
Montessori.
Freinet.
Paulo Freire.
Capanema.
Pestalozzi.
Segundo Arredondo e Diago (2009), um processo avaliador deve constar de três partes diferenciadas, quais sejam:
Elaboração de critérios, seleção de instrumentos e aferição de médias.
Estudo de caso, levantamento de hipóteses e conclusão.
Obtenção de informação, formulação de juízo e tomada de decisões.
Período de sondagem, medição de índices e classificação de resultados.
Aplicação de testes, tabulação de resultados e análise de rendimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...