Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Vasconcelos, a atividade de Coordenação do Trabalho Pedagógico não se restringe aos coordenadores pedagógicos ou supervisores. Ao contrário, a Coordenação do Trabalho Pedagógico é desenvolvida observando o seguinte:

I. A importância do envolvimento de todos os sujeitos e de todas as instâncias formativas no interior da escola, a partir da prática singular em sala de aula até a efetivação do currículo em suas várias dimensões.

II. A participação com ética e disposição para mudar realmente o que for necessário e não apenas as aparências.

III. A escuta de pais, mães ou responsáveis, contextualizando suas ideias e desejos e também para que ouçam e participem daquilo que a escola pretende realizar e, juntos, construam um espaço escolar participativo.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Veiga afirma que a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de contrapor-se à fragmentação e à rotinização do trabalho, sendo um importante elemento constitutivo da organização escolar. Em relação ao PPP, considere as assertivas abaixo, assinalando C para as corretas e E para as erradas.

( ) O PPP delineia a competência esperada do coletivo da escola.

( ) O PPP gera um tipo de saber ou programa oficial que deve ser seguido rigidamente por todos.

( ) O término da construção do PPP não encerra o seu processo e nem acarreta o resultado final.

( ) Na organização escolar, as questões éticas e administrativas não têm relação com a questão pedagógica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – E – E – C.

  • B.

    C – C – E – E.

  • C.

    C – E – C – E.

  • D.

    E – C – E – C.

  • E.

    E– E – C – C.

Libâneo distingue claramente a atividade profissional do professor, que realiza uma forma específica de trabalho pedagógico (ensino) e a atividade profissional do pedagogo, que se desenvolve em um amplo leque de práticas educativas (informais, não formais e formais). Por isso, entende que a formação do professor e a do pedagogo deveria ser realizada:

I. Em um único curso, tal como defendem os movimentos de reformulação dos cursos de formação de educadores.

II. Em dois cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de Licenciatura para formar professores para os níveis fundamental e médio de ensino.

III. Em três cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu, um de Licenciatura para formar professores para o nível fundamental e outro de Licenciatura para formar professores de nível médio de ensino.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Segundo Garcia e Alves, as reflexões sobre a prática de supervisores e orientadores é uma constante no campo educacional, uma vez que seus papéis são tão importantes quanto os dos outros membros da equipe pedagógica da escola. Relacione as principais habilidades que competem a cada um dos profissionais integrantes da equipe pedagógica, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4.

  • B.

    1 – 4 – 3 – 2.

  • C.

    1 – 4 – 2 – 3.

  • D.

    2 – 1 – 3 – 4.

  • E.

    2– 3 – 1 – 4.

Segundo Delors, aprender a viver juntos não é tarefa fácil, por isso a necessidade de ultrapassar as principais tensões que, mesmo não sendo novas, constituem o cerne da problemática do século XXI. Constituem situações problemáticas do mundo atual, EXCETO as tensões entre

  • A.

    o global e o local.

  • B.

    o universal e o singular.

  • C.

    as soluções de curto e longo prazo.

  • D.

    a cura, a doença e a enfermidade.

  • E.

    o espiritual e o material.

Segundo Perrenoud, para desenvolver competências, é preciso que o professor:

I. Trabalhe por projetos, a partir do livro didático, assumindo a postura de centro irradiador da cultura universal.

II. Proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.

III. Adote uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação, são feitas as seguintes considerações:

I. Ao avaliar o aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita será a avaliação.

II. A seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino.

III. A aplicação de provas, dissertativas ou objetivas, tem como objetivo básico determinar o aproveitamento cognitivo do aluno, em decorrência da aprendizagem.

IV. A observação é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

De acordo com Fernandes e Freitas (2007), hoje é voz corrente afirmar-se que a avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir. Usualmente, associase a esses objetivos excludentes a avaliação denominada:

  • A.

    Formativa.

  • B.

    Diagnóstica.

  • C.

    Analítica

  • D.

    Somativa

  • E.

    Reflexiva.

Analise as assertivas a seguir:

• Educação dos sentidos, por meio da realização de jogos sensoriais e do uso de material didático próprio.

• Educação do movimento, por meio da prática de exercícios físicos e rítmicos e do “exercício da linha”, no qual a criança anda sobre uma linha elíptica desenhada no chão, ao som de uma música.

• Educação da inteligência, por meio de lições e exercícios sistemáticos e de materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados.

As afirmações acima explicitam alguns aspectos básicos preconizados pelo método de:

  • A.

    Montessori.

  • B.

    Freinet.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    Capanema.

  • E.

    Pestalozzi.

Segundo Arredondo e Diago (2009), um processo avaliador deve constar de três partes diferenciadas, quais sejam:

  • A.

    Elaboração de critérios, seleção de instrumentos e aferição de médias.

  • B.

    Estudo de caso, levantamento de hipóteses e conclusão.

  • C.

    Obtenção de informação, formulação de juízo e tomada de decisões.

  • D.

    Período de sondagem, medição de índices e classificação de resultados.

  • E.

    Aplicação de testes, tabulação de resultados e análise de rendimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...