Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tiba faz um alerta aos pais e filhos, professores e alunos, parentes, amigos e colegas para que aceitem o desafio de enfrentar as drogas. Sobre as drogas, o autor afirma o seguinte:

I. Alguns pais acreditam que não se deve impor limites às crianças, que têm direito a tudo; essa pseudodemocracia esconde a dificuldade de dizer não.

II. O maior responsável pela violência e pelas brigas em festas é o álcool.

III. As drogas são prazerosas, mas depois o seu uso serve apenas para aliviar o sofrimento causado pela sua falta.

IV. O desejo pelo crack acaba com todos os valores morais e éticos; é comum o usuário de crack estar envolvido em outros crimes além do uso da droga.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas III e IV.

  • D.

    Apenas I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

É preciso pensar constantemente o que se está planejando e para quê e para quem serão direcionadas as ações. Ao observar uma aula sobre textos com a utilização de tiras, o Supervisor verificou a existência de itens do planejamento descritos na obra de Dallazen e Xavier. Analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas.

( ) Temática: Textos com tiras.

( ) Objetivo: Produzir textos críticos e reflexivos sobre um tema atual, por meio da elaboração de tirinhas.

( ) Justificativa: Solicitar aos alunos que comparem as tirinhas de jornais com as Histórias em Quadrinhos dos gibis.

( ) Estratégia: Organizar os alunos em grupos e solicitar que apresentem uns aos outros os textos na forma de tirinhas.

( ) Recursos: Tirinhas de jornais, gibis, caderno, lápis grafite e coloridos.

( ) Avaliação: Elaboração de tirinhas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – C – C – C – C.

  • B.

    C – C – E – E – C – C.

  • C.

    E – C – C – E – C – C.

  • D.

    C – C – E – C – C – E.

  • E. E – E – E – E – E – E.

Pensar a prática cotidiana da escola requer um profundo envolvimento e comprometimento com a melhoria dos processos de ensinar e aprender. Nesse sentido, a Ação Supervisora pode se configurar como tradicional ou renovada. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características da Ação Supervisora Tradicional e da Ação Supervisora Renovada, conforme Silva Jr et al.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    2 – 2 – 1 – 1 – 1.

  • B.

    2 – 1 – 2 – 2 – 1.

  • C.

    1 – 2 – 1 – 2 – 1.

  • D.

    1 – 1 – 2 – 1 – 2.

  • E.

    1 – 1 – 1 – 2 – 2.

Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:

  • A.

    O Supervisor é um profissional que auxilia os alunos a tomar consciência de seus valores e dificuldades.

  • B.

    O Supervisor preocupa-se com métodos, técnicas e conteúdos mais do que com o sentido do processo educativo.

  • C.

    O papel do Supervisor Escolar se constitui na somatória de esforços e ações com o sentido de promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    Embora assumindo uma ação voltada ao professor, nem sempre a ação do Supervisor Escolar preocupa-se com a melhoria do seu desempenho.

  • E.

    O Supervisor Escolar deve prestar uma assistência sistemática ao professor.

Segundo Veiga, o Projeto Político- Pedagógico deve apresentar algumas características, EXCETO:

  • A.

    Ser construído de três em três anos, uma vez que ele representa o produto das decisões da equipe diretiva da escola.

  • B.

    Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.

  • C.

    Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.

  • D.

    Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem.

  • E.

    Ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.

Pensar a ação supervisora é também pensar na sua identidade. Nesse sentido, a Supervisão

I. Pedagógica: refere-se à organização em comum das atividades de cada turno escolar.

II. Educacional: extrapola as atividades da escola para alcançar, em nível macro, os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.

III. Escolar: supõe a ação nos serviços pedagógicos e administrativos no âmbito de cada componente curricular.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

No Brasil, nos anos de 1960 a 1970, a Supervisão é concebida como especialidade pedagógica que deveria garantir a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados. Nessa concepção, a Supervisão tem a finalidade de:

I. Acompanhar, controlar, avaliar e direcionar as atividades da escola.

II. Controlar a qualidade do currículo e do processo didático.

III. Comprometer-se com os interesses da coletividade, com o político e com o social.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Em seus estudos sobre avaliação, Hoffmann afirma que avaliar é dinamizar oportunidades de ação-reflexão. No entanto, para que isso ocorra, a avaliação deve ter as seguintes características:

I. Valorizar aquilo que o aluno lembra do que lhe foi transmitido, com vistas à obtenção de conceito ou de nota final.

II. Priorizar a seleção dos melhores alunos, supervalorizando os conhecimentos que já foram constituídos, em detrimento às formas pelas quais novos conhecimentos podem ser gerados.

III. Fundamentar-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, considerando os diversos contextos formativos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

A educação profissional é considerada fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano, concebida para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico afirmam:

I. A Educação Profissional é uma importante estratégia de formação, por isso seu enfoque deve ser voltado à execução de um determinado conjunto de tarefas simples e rotineiras.

II. O técnico precisa ter um perfil de qualificação que lhe permita construir itinerários profissionais com mobilidade, ao longo de sua vida produtiva.

III. A possibilidade de adoção de módulos e a certificação de competências representam importantes inovações curriculares da Educação Profissional.

IV. O Ensino Normal e a Educação Superior não têm relação com a Educação Profissional.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas I e III.

  • C.

    Apenas II e III.

  • D.

    Apenas III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Ao planejar suas propostas pedagógicas, as equipes das escolas devem buscar as correlações entre os conteúdos das áreas de conhecimento e o universo de valores e modos de vida de seus alunos. Nesse sentido, é preciso evitar que as propostas pedagógicas sejam:

I. Reducionistas ou excludentes, na concepção de escola para pobres ou exclusiva de grupos étnicos e religiosos.

II. Executadas em clima de colaboração, proporcionando condições de funcionamento das estratégias educacionais, do espaço físico, do horário e do calendário escolar.

III. Depreciativas da inteligência e da capacidade de alunos e professores e das características específicas das comunidades.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...