Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

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As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.

  • A. Como deve ser a escola para os estudantes do campo?
  • B. Que saberes e aprendizagens são valorizados pelos estudantes do campo?
  • C. Qual a relação existente entre os saberes práticos e os saberes teóricos?
  • D. Que contribuições a educação do campo apresenta para o fortalecimento dos movimentos sociais?
  • E. Por que não reproduzir a escola do campo na cidade?

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. A Pedagogia que defende o resgate da formação docente e a construção problematizadora do conhecimento, com práticas pedagógicas e análises críticas acerca dos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais que influenciaram e influenciam as diferentes etapas e processos históricos da educação do campo no Brasil, é a Pedagogia da

  • A. Alternância.
  • B. Proporcionalidade.
  • C. Dispersão.
  • D. Concentração.
  • E. Representação.

De acordo com Grinspun, hoje a Orientação Educacional tem o papel ___________, isto é, ela se reveste de mais um campo na escola para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.

  • A.

    funcionalista

  • B.

    tecnicista

  • C.

    de mediação

  • D.

    de cunho psicológico, terapêutico e corretivo

  • E.

    filosófico

Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:

I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.

II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.

III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição: a de que a vida dificilmente ensina. A lição a qual Mantoan se refere é:

  • A.

    Saber que a universalidade da espécie e suas peculiaridades é o que define o sujeito.

  • B.

    Respeitar as diferenças.

  • C.

    Desacomodar a força corporativa de instituições especializadas.

  • D.

    Acreditar que é melhor excluir e manter alunos em escolas especiais.

  • E.

    Considerar as desigualdades naturais e sociais.

A partir dos apontamentos de Freire em relação aos Saberes Necessários à Prática Educativa, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as certas, e E, para as erradas.

( ) O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.

( ) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.

( ) Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam se reduzem à condição de objeto um do outro.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – C.

  • B.

    E – C – C.

  • C.

    E – E – E.

  • D.

    C – E – E.

  • E.

    C – C – E.

Luck sugere algumas concepções básicas que devem fundamentar o processo educativo, EXCETO:

  • A.

    O aluno deve ser visto como um fim precípuo da educação; para ele existe a escola e, portanto, para a promoção do seu desenvolvimento, devem convergir direta ou indiretamente todas as ações.

  • B.

    aluno é um ser em desenvolvimento, o qual se processa e é facilitado em etapas.

  • C.

    O desempenho e o desenvolvimento dependem e estão relacionados aos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, interdependentes e interinfluentes em todas e quaisquer circunstâncias.

  • D.

    Cognição, afetividade e psicomotricidade estão presentes em toda situação de desempenho e desenvolvimento. Portanto, a promoção de desenvolvimento será integral, não será desarticulada, à medida que deixar de considerar qualquer um desses aspectos.

  • E.

    Qualquer ação educativa que pretenda ser mais que um esforço isolado necessita ter uma visão global do desenvolvimento pretendido com relação ao educando.

Está havendo um “diz-que-diz”. Alunos, professores e/ou funcionários comentam que determinado aluno está usando drogas. Segundo Tiba, a primeira providência da escola é:

  • A.

    Chamar seu professor e solicitar que tenha uma conversa com esse aluno, pois desta forma, o aluno se sentirá mais à vontade.

  • B.

    Após uma conversa com o orientador e com o diretor, esse aluno deverá ser advertido e suspenso da escola por alguns dias, para servir como exemplo aos demais.

  • C.

    Comunicar diretamente o fato ao Conselho Tutelar, sendo ele o canal competente para tratar da criança e do adolescente.

  • D.

    Dar uma olhada na ficha escolar desse aluno, levantar o máximo de informações a respeito do aluno, semelhante à ação de um detetive. Uma pessoa de absoluta confiança deve ser destacada para acompanhá-lo de perto. Os professores devem estar atentos ao seu comportamento na aula.

  • E. Comunicar o fato aos pais, pois deverão ser os primeiros a tomar a providência adequada.

Segundo Coll, as interações é que criam desenvolvimento, promovem evolução e

  • A.

    mudança nas pessoas.

  • B.

    alteração de níveis de dependência.

  • C.

    competência cognitiva

  • D.

    maturidade neurológica.

  • E.

    construção de noções lógicas.

Conforme a concepção de Luckesi sobre Avaliação Educacional, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 1 – 2 – 2.

  • B.

    2 – 2 – 2 – 1.

  • C.

    1 – 2 – 1 – 2.

  • D.

    1 – 2 – 1 – 1.

  • E.

    2 – 1 – 2 – 1.

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