Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.
As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. A Pedagogia que defende o resgate da formação docente e a construção problematizadora do conhecimento, com práticas pedagógicas e análises críticas acerca dos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais que influenciaram e influenciam as diferentes etapas e processos históricos da educação do campo no Brasil, é a Pedagogia da
De acordo com Grinspun, hoje a Orientação Educacional tem o papel ___________, isto é, ela se reveste de mais um campo na escola para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.
funcionalista
tecnicista
de mediação
de cunho psicológico, terapêutico e corretivo
filosófico
Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:
I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.
II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.
III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição: a de que a vida dificilmente ensina. A lição a qual Mantoan se refere é:
Saber que a universalidade da espécie e suas peculiaridades é o que define o sujeito.
Respeitar as diferenças.
Desacomodar a força corporativa de instituições especializadas.
Acreditar que é melhor excluir e manter alunos em escolas especiais.
Considerar as desigualdades naturais e sociais.
A partir dos apontamentos de Freire em relação aos Saberes Necessários à Prática Educativa, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as certas, e E, para as erradas.
( ) O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.
( ) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.
( ) Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam se reduzem à condição de objeto um do outro.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C C.
E C C.
E E E.
C E E.
C C E.
Luck sugere algumas concepções básicas que devem fundamentar o processo educativo, EXCETO:
O aluno deve ser visto como um fim precípuo da educação; para ele existe a escola e, portanto, para a promoção do seu desenvolvimento, devem convergir direta ou indiretamente todas as ações.
aluno é um ser em desenvolvimento, o qual se processa e é facilitado em etapas.
O desempenho e o desenvolvimento dependem e estão relacionados aos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, interdependentes e interinfluentes em todas e quaisquer circunstâncias.
Cognição, afetividade e psicomotricidade estão presentes em toda situação de desempenho e desenvolvimento. Portanto, a promoção de desenvolvimento será integral, não será desarticulada, à medida que deixar de considerar qualquer um desses aspectos.
Qualquer ação educativa que pretenda ser mais que um esforço isolado necessita ter uma visão global do desenvolvimento pretendido com relação ao educando.
Está havendo um diz-que-diz. Alunos, professores e/ou funcionários comentam que determinado aluno está usando drogas. Segundo Tiba, a primeira providência da escola é:
Chamar seu professor e solicitar que tenha uma conversa com esse aluno, pois desta forma, o aluno se sentirá mais à vontade.
Após uma conversa com o orientador e com o diretor, esse aluno deverá ser advertido e suspenso da escola por alguns dias, para servir como exemplo aos demais.
Comunicar diretamente o fato ao Conselho Tutelar, sendo ele o canal competente para tratar da criança e do adolescente.
Dar uma olhada na ficha escolar desse aluno, levantar o máximo de informações a respeito do aluno, semelhante à ação de um detetive. Uma pessoa de absoluta confiança deve ser destacada para acompanhá-lo de perto. Os professores devem estar atentos ao seu comportamento na aula.
Segundo Coll, as interações é que criam desenvolvimento, promovem evolução e
mudança nas pessoas.
alteração de níveis de dependência.
competência cognitiva
maturidade neurológica.
construção de noções lógicas.
Conforme a concepção de Luckesi sobre Avaliação Educacional, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 1 2 2.
2 2 2 1.
1 2 1 2.
1 2 1 1.
2 1 2 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...