Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Rotta, marque C para as afirmativas certas e E para as erradas.
( ) A afasia pode ser compreendida como lesão apenas em crianças que nasceram com o lábio leporino.
( ) A disfasia pode ser definida como a inabilidade para adquirir a linguagem oral em uma criança com competência cognitiva adequada.
( ) O gago, às vezes, usa respostas monossilábicas e, outras vezes, é prolixo, na tentativa de não usar palavras mais difíceis.
( ) O retardo da fala se caracteriza por um vocabulário pobre, dificuldades na articulação da palavra, supressão, trocas e inversão de fonemas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
E E C C.
E C C C.
C C E E.
C E E E.
E C E C.
______________________ é um dos maiores educadores e pedagogos do século XVII. Pretendia tornar a aprendizagem eficaz e atraente mediante cuidadosa organização de tarefas. O ponto de partida da aprendizagem é ir do simples ao complexo, do concreto ao abstrato.
De acordo com Aranha (2006), a lacuna do fragmento fica corretamente preenchida por
Locke
Rousseau
Froebel.
Comênio.
Pestalozzi.
Segundo Aranha, há um método cuja ênfase está no reconhecimento de que os sentidos são a porta para todo conhecimento. Esse método é denominado
Intuitivo.
Construtivista.
Sintético.
cinestésico.
Psicopedagógico
Wadsworth diz que, de acordo com Piaget, a liberação do egocentrismo surge
da execução dos jogos de exercício.
nas operações formais.
a partir de uma intervenção psicopedagógica.
com as atividades individuais.
da interação social com os colegas.
Segundo Silva (2010), analise as sentenças abaixo:
Os que praticam o bullying mostram-se bastante hábeis em manipular, mentem sem qualquer constrangimento e não respeitam hierarquias (1ª parte). No recreio, as vítimas de bullying encontramse isoladas do grupo ou perto de algum adulto e mostram-se tristes, deprimidas ou aflitas (2ª parte). As vítimas provocadoras são aquelas capazes de insuflar em seus colegas reações agressivas contra si mesmas (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas a 2ª parte.
Apenas a 3ª parte.
Apenas a 1ª e a 3ª partes.
Apenas a 2ª e a 3ª partes.
A 1ª, 2ª e a 3ª partes.
Segundo Wadsworth, o bebê de um a quatro meses tende a, EXCETO:
Antecipar acontecimentos.
Chupar o dedo.
Acompanhar o movimento dos objetos com os olhos.
Movimentar a cabeça em direção aos sons.
Discriminar sons.
Segundo Cunha, a primeira reação circular sonora começa quando a criança repete sons que lhe agradam, sons que são peculiares ao seu timbre de voz, em geral no segundo mês de vida. Conforme o autor, é importante:
I. Colocar o bebê em contato com um ambiente social, promovendo a escuta de diferentes vozes, ruídos e músicas.
II. Imitar sons ou ruídos que aparecem no meio ambiente do bebê.
III. Realimentar as expressões sonoro-rítmicas do bebê.
IV. Movimentar os membros do corpo do bebê enquanto canta, acompanhando o pulso, o ritmo e o estilo da música.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Segundo Cunha, a pintura na infância envolve uma série de questões práticas e teóricas que dificultam e empobrecem este momento lúdico de extrema diversão e intensos aprendizados nesta fase da vida. A questão problemática na interação da criança com a pintura é
o envolvimento do adulto.
a sujeira.
o manuseio do pincel.
o meio artístico.
o tipo de papel.
De acordo com o que preconiza Luckesi em relação aos instrumentos de avaliação, marque C para as afirmativas certas, e E para as erradas.
( ) Analisar e avaliar o quociente de inteligência do aluno.
( ) Ser planejados apenas para o uso dos alunos sem transtornos e/ou síndromes.
( ) Ser utilizados para melhorar a aprendizagem do aluno e do sistema de ensino.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
E E C.
C E C.
E C E.
C C C.
E E E.
Conforme Wadsworth, a capacidade de uso da linguagem verbal começa a se formar e a se organizar
na fase fálica.
na fase inicial do desenvolvimento préoperacional.
no sétimo estágio, chamado de generatividade e estagnação.
no estágio das operações concretas.
no período categorial.
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