Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a elaboração de prova escrita dissertativa, Libâneo (1994) chama a atenção para os seguintes aspectos:

I. Cada questão deve ser elaborada com clareza, mencionando uma habilidade mental que se deseja que o aluno demonstre.

II. Deve restringir-se a pedir que o aluno repita somente o que foi ensinado e o que consta no livro didático.

III. O objetivo da prova deve ser verificar o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos na assimilação dos conteúdos.

Quais estão corretos?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Segundo Luck, o orientador educacional deve concentrar esforços, energias e o máximo de recursos disponíveis, sendo ___________ objetivo considerado como condição básica e imprescindível para a obtenção dos resultados desejados.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.

  • A.

    o grau de potencialidade do educando

  • B.

    o aperfeiçoamento profissional

  • C.

    o planejamento

  • D.

    o desenvolvimento da personalidade do aluno

  • E.

    o reexame das técnicas educativas

Rousseau, Pestalozzi, Froebel e Herbart foram os precursores dos métodos

  • A.

    ativos.

  • B.

    verbalistas.

  • C.

    diretivos.

  • D.

    programados.

  • E.

    intuitivos.

“A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação de objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros”. (Beauchamp,2007)

Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação

  • A.

    verbalista.

  • B.

    formativa.

  • C.

    interativa.

  • D.

    reflexiva.

  • E.

    descritiva.

Atualmente, a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Envolve dominantemente atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Trata-se do chamado currículo

  • A.

    subliminar.

  • B.

    ideológico.

  • C.

    político.

  • D.

    atitudinal.

  • E.

    oculto.

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as características da aprendizagem escolar a seguir colocadas.

( ) Espontânea.

( ) Sistemática.

( ) Intencional.

 ( ) Informal.

( ) Inteligível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – V – V – F.

  • B.

    F – V – V – F – V.

  • C.

    V– V – F – F – V.

  • D.

    V – F – V – F – F.

  • E.

    F – V – F – F – V.

Atualmente, que termo é empregado para designar os procedimentos e recursos didáticos a serem utilizados para atingir os objetivos desejados e previstos?

  • A.

    Estratégia de ensino.

  • B.

    Gestão de aprendizagem.

  • C.

    Planejamento estratégico.

  • D.

    Plano didático.

  • E.

    Orientação pedagógica.

São características dos centros de interesse elaborados por Ovide Decroly, EXCETO:

  • A.

    Constitui um método globalizador e interdisciplinar.

  • B.

    Parte dos interesses dos educandos.

  • C.

    O professor é o principal elemento afetivo para a aquisição de conhecimento.

  • D.

    A atividade interessada é o meio e não o fim do trabalho escolar.

  • E.

    O conhecimento não se apresenta separado por disciplinas estanques.

Segundo Alarcão (2010), subjacente à ideia de escola reflexiva está a de uma escola detentora de:

I. Uma filosofia, evidenciada no seu projeto.

II. Consciência de uma missão de serviço social.

III. Inserção em um determinado contexto, que conhece bem e com o qual interage.

IV. Saberes universalmente aceitos, transmitidos aos alunos por um corpo docente em permanente atualização.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I, II e III.

  • B.

    Apenas I, II e IV.

  • C.

    Apenas I, III e IV.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Para Paulo Freire (1997), “não há docência sem discência”. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige

  • A.

    assimilação da realidade.

  • B.

    solidez de conteúdos.

  • C.

    formação acadêmica.

  • D.

    reflexão crítica sobre a prática.

  • E.

    método científico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...