Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a elaboração de prova escrita dissertativa, Libâneo (1994) chama a atenção para os seguintes aspectos:
I. Cada questão deve ser elaborada com clareza, mencionando uma habilidade mental que se deseja que o aluno demonstre.
II. Deve restringir-se a pedir que o aluno repita somente o que foi ensinado e o que consta no livro didático.
III. O objetivo da prova deve ser verificar o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos na assimilação dos conteúdos.
Quais estão corretos?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Segundo Luck, o orientador educacional deve concentrar esforços, energias e o máximo de recursos disponíveis, sendo ___________ objetivo considerado como condição básica e imprescindível para a obtenção dos resultados desejados.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.
o grau de potencialidade do educando
o aperfeiçoamento profissional
o planejamento
o desenvolvimento da personalidade do aluno
o reexame das técnicas educativas
Rousseau, Pestalozzi, Froebel e Herbart foram os precursores dos métodos
ativos.
verbalistas.
diretivos.
programados.
intuitivos.
A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação de objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. (Beauchamp,2007)
Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação
verbalista.
formativa.
interativa.
reflexiva.
descritiva.
Atualmente, a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Envolve dominantemente atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Trata-se do chamado currículo
subliminar.
ideológico.
político.
atitudinal.
oculto.
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as características da aprendizagem escolar a seguir colocadas.
( ) Espontânea.
( ) Sistemática.
( ) Intencional.
( ) Informal.
( ) Inteligível.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F F V V F.
F V V F V.
V V F F V.
V F V F F.
F V F F V.
Atualmente, que termo é empregado para designar os procedimentos e recursos didáticos a serem utilizados para atingir os objetivos desejados e previstos?
Estratégia de ensino.
Gestão de aprendizagem.
Planejamento estratégico.
Plano didático.
Orientação pedagógica.
São características dos centros de interesse elaborados por Ovide Decroly, EXCETO:
Constitui um método globalizador e interdisciplinar.
Parte dos interesses dos educandos.
O professor é o principal elemento afetivo para a aquisição de conhecimento.
A atividade interessada é o meio e não o fim do trabalho escolar.
O conhecimento não se apresenta separado por disciplinas estanques.
Segundo Alarcão (2010), subjacente à ideia de escola reflexiva está a de uma escola detentora de:
I. Uma filosofia, evidenciada no seu projeto.
II. Consciência de uma missão de serviço social.
III. Inserção em um determinado contexto, que conhece bem e com o qual interage.
IV. Saberes universalmente aceitos, transmitidos aos alunos por um corpo docente em permanente atualização.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Para Paulo Freire (1997), não há docência sem discência. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige
assimilação da realidade.
solidez de conteúdos.
formação acadêmica.
reflexão crítica sobre a prática.
método científico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...