Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a avaliação escolar, Libâneo (1994) faz as seguintes considerações:
I. É parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada.
II. Deve estar concatenada com os objetivosconteúdos- métodos expressos no plano de ensino e desenvolvido no decorrer das aulas.
III. Todas as atividades avaliativas devem concorrer para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam a diagnosticar como a escola e os professores estão contribuindo para isso.
IV. Deve centrar-se na atividade do aluno em situações didáticas objetivas e mensuráveis, por essa razão, os instrumentos avaliativos devem ser aplicados no final de cada bimestre.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e III.
O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro. (Morin, 2000) Sobre as incertezas do conhecimento, Edgar Morin faz as seguintes considerações:
I. A consciência do caráter incerto do ato cognitivo constitui a oportunidade de chegar ao conhecimento pertinente.
II. É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões.
III. É tarefa das ciências físicas e biológicas acabarem com as incertezas do conhecimento e instaurar o conhecimento pertinente.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Valoriza a expressão espontânea do aluno e incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que se aplica o sistema, o aluno é estimulado a expressar-se, a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a natural curiosidade e atividade dos alunos. (Haydt:2006)
A descrição acima caracteriza um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizante denominado:
Estudo dirigido.
Estudo de casos.
Método Montessori.
Movimento Freinet.
Método das unidades didáticas.
Analisando o papel do professor na sociedade da aprendizagem, Alarcão (2010) afirma que:
O professor não pode se eximir de ser o foco irradiador de todo processo de ensino e aprendizagem.
O professor é uma dentre tantas fontes de informações que os alunos encontram a sua disposição.
O professor é o responsável, exclusivamente pela estruturação do ensino.
O professor é o centralizador dos procedimentos necessários à acumulação de saberes por parte dos alunos.
O professor é o objeto pedagógico privilegiado de apoio na construção do conhecimento.
É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (Libâneo,1994)
O trecho acima descreve
a Gestão educacional.
o Planejamento escolar.
a Aprendizagem escolar.
a Metodologia didática.
a Didática de ensino.
Sobre a Pedagogia Tradicional, analise as seguintes assertivas:
I. A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.
II. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria.
III. O aluno é sujeito da aprendizagem, constrói e articula conhecimentos a partir de seu contexto.
IV. A matéria de ensino é tratada interdisciplinarmente, através de problemas reais da sociedade e da vida dos alunos.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Conforme Libâneo (1994), a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é:
A ação de ensinar a partir de uma metodologia integradora.
O processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem.
A relação vertical estabelecida entre professor e alunos.
O método escolhido pelo professor para a explicação dos conteúdos.
A avaliação institucional da aprendizagem escolar.
O pensamento _________________ apresenta-se relativamente tímido no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos.
Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por
simbólico
lógico-matemático
dialético
cartesiano
topológico
O transtorno esfincteriano mais comum na infância é a
encoprese.
diarreia.
enurese noturna.
constipação.
vasculite.
_________________________ é um sintoma frequente em crianças disléxicas e pode ser detectada desde a idade pré-escolar.
Conforme Rotta (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por
A disgnosia espacial
A hiperatividade
A fobia
O transtorno hipercinético
O mutismo seletivo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...