Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar. ( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque. ( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino. ( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar. ( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido). A sequência correta é:Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O currículo é um documento complexo que reúne todas as ações de uma determinada instituição de ensino. Ele pode apresentar diversas extensões ou dimensões, que culminam na exposição de suas ações, podendo apresentar-se de forma explícita, implícita ou por intermédio de ações intencionais ou não-intencionais. Assim, sobre as diversas dimensões que compõem o currículo, relacione a primeira coluna com a segunda:
A- Currículo oficial B- Currículo formal C- Currículo em ação ou real D- Currículo explícito E- Currículo vazio ou nulo ( ) É o que foi planejado oficialmente para ser trabalhado nas diferentes disciplinas e séries de um curso. É o que consta na Proposta Curricular do Estado, nas Propostas Curriculares das Secretarias de Educação ou nos livros didáticos, elaborados a partir dessas. ( ) São todos os tipos de aprendizagem que os estudantes realizam pelo fato de já estarem escolarizados. É a consequência de viver uma experiência num ambiente que propõe-impõe todo um sistema de comportamento e valores, e não só de conteúdos, de conhecimentos a assimilar. ( ) Abrange todas as atividades e conteúdos planejados para serem trabalhados na sala de aula. Incluiu também o currículo oficial. ( ) Representa a dimensão visível do currículo e se constitui nas aprendizagens intencionalmente buscadas ou deliberadamente promovidas por meio do ensino. ( ) Constitui-se nos conhecimentos ausentes, tanto das propostas curriculares (currículos formais) como das práticas da sala de aula (currículo em ação), que, muitas vezes, abrangem conhecimentos significativos e fundamentais para a compreensão da realidade e para a atuação nela. Também chamado campos de silêncio ou de omissões, seu significado é fundamental para entender o currículo como espaço de afirmação e negação de elementos das diferentes culturas, produzindo efeitos sobre o estudante, tanto em função do que diz como daquilo que silencia. A sequência correta é:Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Ele é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá de se fundamentar de modo que:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Para ele, o professor libertador é aquele que ultrapassa as fronteiras de um repassador de conteúdos e surge como alguém que instiga seus educandos à compreensão e à transformação. O diálogo se consolida. De acordo com esse autor, a educação cumpre sua função na medida em que promove a construção de um cidadão que, por intermédio de sua formação, busca compreender a realidade e modificá-la em benefício de si e dos outros. A educação deve ir além de uma ação que vise à manutenção do que já existe.
O texto se refere a:O método cartesiano, proposto por René Descartes em sua obra O Discurso do Método, é um método que segue o caminho da dúvida e que tem como objetivo identificar a verdade. Na educação, esse modelo se faz presente nas grades curriculares, onde é estruturado o todo educativo, aparecendo, em seus diversos quadros, as disciplinas e seus respectivos conteúdos a serem trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada. Esse método de raciocínio proposto por Descartes, consiste em seguir quatro regras básicas:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre as tendências pedagógicas que norteiam a prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I. A tendência pedagógica tradicional é uma tendência onde o professor é o dono do saber e cabe a ele a função de transmitir informações, isto é, os conhecimentos já existentes, não se preocupando com a construção de novos saberes. II. A tendência pedagógica crítica, conhecida como crítico-social, chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista. III. Na tendência pedagógica libertária, os conteúdos possuem a missão de difundir a cultura acumulada historicamente. IV. Na tendência pedagógica tecnicista, a sala de aula é organizada de forma racional; os alunos são dispostos de maneira que o professor possa atingir a todos. Muitas vezes, as aulas acontecem em laboratórios, oficinas mecânicas ou ateliês de costura. A relação professor/aluno é objetiva, cabendo ao professor transmitir as informações e ao aluno, fixá-las. Assinale a alternativa correta:Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito às características que devem compor o processo avaliativo: ( ) A avaliação deve ser quantitativa: o processo avaliativo deverá ocorrer em um único momento, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. ( ) A avaliação deve ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos educandos, considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção, dessa forma, aprendendo com o erro. ( ) A avaliação deve ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos deverão ser retomados e, ainda, quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas. ( ) A avaliação deve ser contínua: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, com visão reflexiva, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. A sequência correta é:
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quando à sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Assim, considerando a sua relevância, ele deve ser assumido como:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente na prática pedagógica em sala de aula, onde é necessário que se estimule a capacidade do aluno de aprender, preparando-o para a resolução de novos e complexos problemas. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que representa um exemplo relativo a esta prática:
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