Questões de Pedagogia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar.

( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque.

( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino.

( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.

( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido).

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, V, V
  • B. F, F, V, V, V
  • C. F, V, V, V, V
  • D. F, F, V, F, V

No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.
  • B. Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações.
  • C. Práticas de gestão participativa.
  • D. Capacidade de liderança dos dirigentes.

O currículo é um documento complexo que reúne todas as ações de uma determinada instituição de ensino. Ele pode apresentar diversas extensões ou dimensões, que culminam na exposição de suas ações, podendo apresentar-se de forma explícita, implícita ou por intermédio de ações intencionais ou não-intencionais. Assim, sobre as diversas dimensões que compõem o currículo, relacione a primeira coluna com a segunda:

A- Currículo oficial

B- Currículo formal

C- Currículo em ação ou real

D- Currículo explícito

E- Currículo vazio ou nulo

( ) É o que foi planejado oficialmente para ser trabalhado nas diferentes disciplinas e séries de um curso. É o que consta na Proposta Curricular do Estado, nas Propostas Curriculares das Secretarias de Educação ou nos livros didáticos, elaborados a partir dessas.

( ) São todos os tipos de aprendizagem que os estudantes realizam pelo fato de já estarem escolarizados. É a consequência de viver uma experiência num ambiente que propõe-impõe todo um sistema de comportamento e valores, e não só de conteúdos, de conhecimentos a assimilar.

( ) Abrange todas as atividades e conteúdos planejados para serem trabalhados na sala de aula. Incluiu também o currículo oficial. ( ) Representa a dimensão visível do currículo e se constitui nas aprendizagens intencionalmente buscadas ou deliberadamente promovidas por meio do ensino.

( ) Constitui-se nos conhecimentos ausentes, tanto das propostas curriculares (currículos formais) como das práticas da sala de aula (currículo em ação), que, muitas vezes, abrangem conhecimentos significativos e fundamentais para a compreensão da realidade e para a atuação nela. Também chamado “campos de silêncio” ou de “omissões”, seu significado é fundamental para entender o currículo como espaço de afirmação e negação de elementos das diferentes culturas, produzindo efeitos sobre o estudante, tanto em função do que diz como daquilo que silencia.

A sequência correta é:

  • A. D, C, B, A, E
  • B. A, B, C, D, E
  • C. A, C, B, D, E
  • D. D, A, B, C, E

Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Ele é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá de se fundamentar de modo que:

  • A. Priorize testes, provas e exames como métodos de avaliação eficazes para analisar o potencial de cada aluno.
  • B. Considere o saber como algo a ser transmitido, desconsiderando o que o aluno já possui.
  • C. Compreenda o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem, indo ao encontro das suas capacidades e interesses, pois tudo que o cerca, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
  • D. Transforme a sala de aula num ambiente de escuta e recepção, onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para saber posteriormente o que o professor explicou.

“Para ele, o professor libertador é aquele que ultrapassa as fronteiras de um repassador de conteúdos e surge como alguém que instiga seus educandos à compreensão e à transformação. O diálogo se consolida. De acordo com esse autor, a educação cumpre sua função na medida em que promove a construção de um cidadão que, por intermédio de sua formação, busca compreender a realidade e modificá-la em benefício de si e dos outros. A educação deve ir além de uma ação que vise à manutenção do que já existe.”

O texto se refere a:

  • A. Paulo Freire
  • B. Augusto Comte
  • C. Lev Vygotsky
  • D. Friedrich Froebel

O método cartesiano, proposto por René Descartes em sua obra “O Discurso do Método”, é um método que segue o caminho da dúvida e que tem como objetivo identificar a verdade. Na educação, esse modelo se faz presente nas “grades curriculares”, onde é estruturado o todo educativo, aparecendo, em seus diversos quadros, as disciplinas e seus respectivos conteúdos a serem trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada. Esse método de raciocínio proposto por Descartes, consiste em seguir quatro regras básicas:

  • A. A regra da evidência, a regra da competição, a regra simples e a regra da enumeração.
  • B. A regra da concorrência, a regra da análise, a regra da dificuldade e a regra da enumeração.
  • C. A regra da análise, a regra simples, a regra composta e a regra numérica.
  • D. A regra da evidência, a regra da análise, a regra da ordem e a regra da enumeração.

Sobre as tendências pedagógicas que norteiam a prática docente, analise as afirmativas a seguir:

I. A tendência pedagógica tradicional é uma tendência onde o professor é o dono do saber e cabe a ele a função de transmitir informações, isto é, os conhecimentos já existentes, não se preocupando com a construção de novos saberes.

II. A tendência pedagógica crítica, conhecida como crítico-social, chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista.

III. Na tendência pedagógica libertária, os conteúdos possuem a missão de difundir a cultura acumulada historicamente.

IV. Na tendência pedagógica tecnicista, a sala de aula é organizada de forma racional; os alunos são dispostos de maneira que o professor possa atingir a todos. Muitas vezes, as aulas acontecem em laboratórios, oficinas mecânicas ou ateliês de costura. A relação professor/aluno é objetiva, cabendo ao professor transmitir as informações e ao aluno, fixá-las.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito às características que devem compor o processo avaliativo: ( ) A avaliação deve ser quantitativa: o processo avaliativo deverá ocorrer em um único momento, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. ( ) A avaliação deve ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos educandos, considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção, dessa forma, aprendendo com o erro. ( ) A avaliação deve ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos deverão ser retomados e, ainda, quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas. ( ) A avaliação deve ser contínua: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, com visão reflexiva, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. A sequência correta é:

  • A. V, V, V, V
  • B. F, F, V, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, V, V

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quando à sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Assim, considerando a sua relevância, ele deve ser assumido como:

  • A. Um processo de reflexão envolvendo todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico.
  • B. Uma ficha formal preenchida pelo educador com uma lista do que se pretende fazer na sala de aula.
  • C. Uma busca de resultados quantitativos com base na observação das atividades desenvolvidas na escola.
  • D. O registro do educador, contendo as estratégias e informações necessárias à reprodução do conhecimento.

As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente na prática pedagógica em sala de aula, onde é necessário que se estimule a capacidade do aluno de aprender, preparando-o para a resolução de novos e complexos problemas. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que representa um exemplo relativo a esta prática:

  • A. Trabalhar os conteúdos de forma descontextualizada.
  • B. Reconhecer a sala de aula como um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos.
  • C. Desenvolver atividades contidas no livro didático, propondo modelos de trabalho que sigam o conteúdo curricular.
  • D. Colocar o aluno frente a situações novas e desafiadoras.
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