Questões de Pedagogia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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Participar e comprometer-se com a prática de valores que estimule os princípios educativos no âmbito escolar exige muito mais do que uma compreensão da realidade. Exige transparência e consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações e seus diálogos. Sendo assim, uma escola que tem como foco uma boa relação interpessoal, NÃO deve ser caracterizada por:

  • A. Respeito mútuo
  • B. Tolerância.
  • C. Ênfase nos erros das pessoas.
  • D. Altos padrões éticos.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere ao assunto Mídia e Educação:

( ) As reflexões em torno do assunto mídia e educação vêm sendo aprofundadas há várias décadas dada a constatação de sua influência na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.

( ) A educação para as mídias como perspectiva de um novo campo do saber e de intervenção vem se desenvolvendo no mundo inteiro com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação.

( ) A internet tem cada vez mais atingido os sistema educacional. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo.

( ) É imprescindível enfatizar que as novas tecnologias de informação e comunicação não passam de mero lazer, pois no campo educacional, os recursos mais importantes são o livro didático e o quadro de giz.

A sequência correta é:

  • A. F, V, V, V
  • B. V, V, V, F
  • C. V, V, V, V
  • D. V, V, F, F

No que diz respeito ao uso das novas tecnologias no campo educacional, é INCORRETO afirmar:

  • A. O potencial que os recursos tecnológicos oferecem, não pode ser negado, mas precisa ser integrado efetivamente na escola, principalmente na rede pública de escolarização, já que pode servir como mais uma possibilidade para a construção da cidadania plena.
  • B. Os recursos tecnológicos devem servir para serem utilizados de vez em quando, pois é de fundamental importância dar preferência às aulas expositivas no qual o professor é o detentor do conhecimento.
  • C. Para efetivar a aplicação das tecnologias na escola, é preciso criar conhecimentos e mecanismos que possibilitem sua integração à educação, evitando o deslumbramento ou o uso indiscriminado da tecnologia por si e em si.
  • D. A utilização da tecnologia no ambiente escolar exige uma nova postura do professor e da escola, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de ideias e ideais em projetos colaborativos.

Sobre a Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I. O termo Educação Inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.

II. A Educação Inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social. Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste à escola.

III. Uma Educação Inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a cidadania, imbuída de uma clara noção de que a excelência humana é puramente acadêmica.

IV. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, preparando os alunos para o exigente e competitivo mercado de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmativa II é verdadeira.

A Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Seu conjunto de recomendações e propostas é guiado pelos seguintes princípios, EXCETO:

  • A. Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais.
  • B. O ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.
  • C. Os alunos devem adaptar-se às especificidades da escola, e não a escola às especificidades dos alunos.
  • D. Independente das diferenças individuais, a educação é direito de todos.

Uma prática pedagógica inclusiva é aquela:

  • A. Em que o professor acredita na capacidade dos alunos, com exceção dos alunos especiais, e que encontra maneiras de fazer com que superem os desafios escolares.
  • B. Em que o professor prioriza os testes, provas e exames, pois sabe que esses métodos de avaliação são fundamentais para analisar o potencial de cada aluno.
  • C. Em que o professor acredita que todos os alunos podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária, dentre elas as crianças com deficiência física.
  • D. Em que o professor avalia seus alunos de forma única e objetiva.

Possuir habilidade para gestão de pessoas é um requisito essencial para profissionais que ocupam cargos de liderança. Sendo assim, no que se refere às habilidades necessárias para um bom gestor, assinale a alternativa correta:

  • A. Deve saber ouvir, para que possa enfatizar o estilo de gestor autocrata.
  • B. Deve saber se impor aos seus subordinados de forma autoritária.
  • C. Deve saber delegar, para tornar uma equipe participante, responsável e criativa.
  • D. Deve centralizar o poder, pela relação mandar x obedecer.

Buscar uma escola de qualidade é tarefa e dever de quem se compromete com a educação pública. O projeto político-pedagógico, como instrumento político, cultural e científico, decorrente de construção coletiva, deverá englobar o conjunto de atividades vivenciadas pelo aluno, durante o período de sua formação, e pressupõe a adoção de alguns princípios. Sobre esse princípios, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Concepção Programática, tendo em vista a transmissão do conhecimento acumulado historicamente.

( ) Articulação de estrutura, disciplina e atividades curriculares voltadas para a prática do raciocínio e da memorização.

( ) Tratamento das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionalização, com flexibilidade, de modo que as necessidades e interesses dos alunos sejam contemplados e valorizados.

( ) Ação do diretor/gestor, enquanto principal agente responsável pela efetivação do projeto políticopedagógico da instituição.

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. V, F, V, F
  • D. V, F, V, V

Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:

  • A. Mostrar que a tecnologia é uma coisa negativa para a escola, pois faz com que os professores sejam substituídos pela máquina.
  • B. Garantir que os recursos tecnológicos sejam apenas manipulados pelo professor, facilitando a elaboração do seu planejamento.
  • C. Proporcionar a utilização do retroprojetor ou o projetor de slides para tornar as aulas mais agradáveis.
  • D. Formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico.

No que diz respeito às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:

“Para essa abordagem, o comportamento humano é modelado e reforçado, o que implica recompensa e controle; assim, consequentemente, o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. A base do conhecimento é a experiência. O ensino é feito através da análise experimental do comportamento, onde se deve considerar tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno, sendo o homem a consequência das influências do meio. Um grande teórico dessa abordagem é Skinner.”

O texto se refere à:

  • A. Abordagem Sócio-Cultural
  • B. Abordagem Humanista
  • C. Abordagem Comportamentalista
  • D. Abordagem Cognitiva
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