Questões de Pedagogia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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Sabe-se que o relacionamento interpessoal é uma das características (ou competências) mais exigidas dos profissionais na atualidade. Sendo assim, para ser eficaz no relacionamento com pessoas, alguns princípios fundamentais devem ser considerados, EXCETO:

  • A. Agir de forma cortês a todas as pessoas com quem se relaciona, independentemente de seu cargo na empresa.
  • B. Nunca considerar que está errado.
  • C. Mostrar-se sempre leal ao seu grupo, departamento ou empresa.
  • D. Não buscar obter troca de favores que aparentam ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar:

  • A. A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho.
  • B. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades.
  • C. A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.
  • D. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional.

Dentre os teóricos brasileiros que procuraram articular um tipo de orientação pedagógica crítica superadora do reprodutivismo, destacam-se: Dermeval Saviani , que defende a tendência Histórico-crítica, e Paulo Freire, cujas ideias constituíram a base para a construção da Pedagogia Libertadora. Para Saviane e Freire, a avaliação tem como centro:

  • A. O conteúdo, privilegiando a função classificatória no ato de avaliar.
  • B. A educação, sendo que a comprovação do desempenho do aluno estaria atrelada a memorização e repetição de conceitos.
  • C. O conhecimento, constituindo-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
  • D. O sujeito, sendo que a comprovação do desempenho do educando não estaria atrelada a normas e padrões pré-fixados.

Planejar é uma atividade que faz parte da educação, visto que ela tem como características básicas estabelecer rumos que possam nortear a execução da ação educativa. Assim, sobre as contribuições do planejamento, é correto afirmar:

  • A. O planejamento ajuda a estabelecer a participação dos alunos.
  • B. O planejamento ajuda a perder tempo.
  • C. O planejamento ajuda a desperdiçar atividades e oportunidades.
  • D. O planejamento ajuda a criar a rotina e a improvisação.

O estudo do currículo leva a descobrir inúmeras informações que o torna mais fundamental para a realização de uma prática educativa mais eficiente e comprometedora. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:

  • A. A ideia de que o currículo mantém uma profunda relação com a produção de identidades sociais e individuais, tem levado muitos educadores a repensarem novas maneiras e atitudes de formular projetos educacionais e curriculares, engajados em elaborar um currículo que, ao contrário do até então utilizado, não mais reforce as desigualdades sociais.
  • B. A escola, além de desenvolver o currículo explícito referente à transmissão de conteúdo, desenvolve também o currículo oculto que se refere à transmissão de valores.
  • C. Houve uma mudança em relação aos conceitos elaborados e defendidos sobre o currículo, deixando de significar apenas atividades ocorridas fora da sala de aula e ganhando sentido mais amplo, considerando principalmente as matérias ensinadas na sala de aula e que, certamente, contribuem muito para a aprendizagem.
  • D. O currículo e a educação são elementos fundamentais na construção de uma cultura. O currículo, numa visão crítica, é visto como um terreno de produção e criação simbólica, cultural e assim a educação e o currículo são partes integrantes e ativas de um processo de produção e criação de significados e de sujeitos.

O século XXI impõe constantes mudanças na forma de relacionar das pessoas. Muitas vezes, é mencionado como sendo o Século do Conhecimento e da Informação. Nesse universo de conhecimento, informação e transformação, se situa o processo de ensino/aprendizagem na escola. Nessa lógica, torna-se necessário compreender que a sala de aula é composta por uma diversidade de comportamentos e pensamentos que impõe, cotidianamente, mudanças na forma do professor relacionar-se com seus alunos e com os conteúdos a serem trabalhados. Sobre esse assunto, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) O professor deve fazer uso de uma Didática verdadeiramente comprometida com a aprendizagem dos alunos, conhecendo a fundo a matéria para ser repassada em forma de aula expositiva.

( ) O professor deve transformar sua prática pedagógica se colocando como o detentor do saber.

( ) O professor deve dar menos importância à memorização e valorizar o raciocínio e o espírito crítico dos alunos.

( ) O professor precisa introduzir em suas aulas métodos dinâmicos de ensino, que procurem estimular a iniciativa dos alunos e incentivar sua participação, levando em conta interesses e curiosidades e o ritmo de aprendizagem de cada um.

A sequência correta é:

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. F, F, F, V.

Sobre a tendência pedagógica crítico-social, analise as afirmativas a seguir:

I. As informações trabalhadas em sala de aula são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho.

II. A avaliação tem por objetivo avaliar o desempenho do aluno. Os livros didáticos e apostilas ou manuais e as exposições orais do professor são as únicas fontes de informações exigidas e disponíveis para os alunos.

III. A avaliação não apresenta o objetivo de mensurar o conhecimento do aluno. Ao contrário, não existem notas, exames, nem castigos. A aprendizagem é centrada nas capacidades cognitivas já estruturadas nos alunos.

IV. De acordo com essa tendência, o mundo não é estático, mas dinâmico. Sendo assim, está em constante transformação, em reconstrução, sendo necessário compreendê-lo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  • C. Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  • D. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

No que tange às perspectivas para a educação dos novos tempos, analise as afirmativas a seguir:

I. Diante das transformações que vêm ocorrendo na sociedade moderna, a concepção de escola e sua função social precisa ser revista, repensada, pois a educação autoritária, compartimentada, com currículo fragmentado e distanciado das transformações sociais e das vidas dos alunos, onde o sujeito educando não tem autonomia e participação na construção de seus saberes, está perdendo seu significado. Esse modelo de escola vem sendo questionado o que leva a necessidade de mudança de paradigmas voltados para um ensino/aprendizagem que considerem os objetivos dos indivíduos frente a essa nova sociedade.

II. No mundo contemporâneo a escola tem lugar importante, mas é necessário ter uma postura autoritária diante das crianças e jovens para que aprendam a reconhecer a sala de aula com um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para que consigam desenvolver as atividades contidas no livro didático e resolver as questões da prova no fim de cada bimestre.

III. É perceptível que o saber cientifico e a busca pelo conhecimento tem fugido do interesse da sociedade em geral, pois a atualização das informações tem ocorrido de forma acessível a todos os segmentos satisfazendo de uma forma geral aos interesses daqueles que as buscam. A escola nesse contexto tem por opção repensar suas ações e o seu papel no aprimoramento do saber, e para isso, uma reflexão sobre seus conceitos didático-metodológicos precisa ser feita, de forma a adequar-se ao momento atual e principalmente colocar-se na postura de organização principal e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade.

IV. A prática pedagógica dos agentes educacionais no momento atual, bem como a condução do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, precisa ter como primícia a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento, onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual que o motivará a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  • D. Todas as afirmativas são verdadeiras.

O mundo contemporâneo exige cada vez mais que o indivíduo seja um ser completo para atuar no mundo do trabalho e na sociedade. Este ser necessita, para isso, de conhecimento e de incorporar valores que irão permear suas atitudes de convivência saudável nas suas relações interpessoais. Assim, o trabalho pedagógico com a Ética na sala de aula visa o desenvolvimento da autonomia moral pelos alunos, fundamental para que possam compreender e atuar de maneira crítica diante dos valores e regras sociais, conhecendo e elegendo princípios, e pautando-se por eles. Esse tipo de trabalho deve ter como objetivo:

  • A. A pregação de uma tábua de bons valore
  • B. Ensinar bons modos e fazer um discurso sobre as regras gerais de convivência na escola.
  • C. Ensinar aos alunos uma lista de preceitos morais e um conjunto de proibições.
  • D. O reconhecimento de que as atitudes das pessoas precisam ser pautadas por princípios de respeito, justiça, solidariedade e diálogo, que devem estar expressos na ação cotidiana da escola.

Todo educador comprometido com a filosofia da inclusão deve, EXCETO:

  • A. Respeitar o potencial de cada aluno e aceitar os estudantes igualmente.
  • B. Planejar e avaliar seus alunos de forma única.
  • C. Acreditar nos alunos e em sua capacidade de aprender.
  • D. Utilizar as experiências de vida do próprio aluno como fator motivador da sua aprendizagem.
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