Questões de Pedagogia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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Nenhuma escola poderá alcançar objetivos significativos se não tiver um projeto que norteie e dê suporte para a ação de cada um de seus agentes. Assim, a execução de um projeto político-pedagógico de qualidade NÃO deve:

  • A. Ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola.
  • B. Ser elaborado unicamente pelo gestor da escola para que seja garantida a sua eficácia.
  • C. Ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.
  • D. Ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.

Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado. Assim, no que diz respeito à sua função no trabalho pedagógico, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) O planejamento é puramente uma atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus objetivos gerais e específicos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação.

( ) O planejamento possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para os alunos.

( ) O planejamento ajuda o professor a agir com maior segurança na sala de aula.

( ) O planejamento ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente.

A sequência correta é:

  • A. F, V, V, V
  • B. V, F, F, F
  • C. F, F, V, V
  • D. F, F, V, F

Sobre a Pesquisa Quantitativa, é correto afirmar que:

  • A. Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre alguma coisa, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.
  • B. Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações variáveis. A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário ou observação sistemática, que oferece uma descrição da situação no momento da pesquisa. Metodologia indicada para orientar a forma de coleta de dados quando se pretende descrever determinados acontecimentos. É direcionada a pesquisadores que têm conhecimento aprofundado a respeito de fenômenos e problemas.
  • C. Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de técnicas estatísticas e de recursos (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, e outros). Assim, é focada na mensuração de fenômenos, envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos.
  • D. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas e, por isto, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos acontecimentos. Caracteriza-se pela utilização do método experimental (nas ciências físicas ou naturais) e observacional (nas ciências sociais). Geralmente, utiliza as formas de Pesquisa Experimental e Ex-Post-facto. Método adequado para pesquisas que procuram estudar a influência de determinados fatores na determinação de ocorrência de fatos ou situações.

Em relação às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:

“Essa abordagem diz respeito ao estudo dos processos de organização, conhecimento, processamento e estilos de pensamento, ou seja, ver a aprendizagem mais do que fatores externos ao aluno e ao ambiente, mas enquanto fatores internos ao indivíduo. Tudo isso em relação a como e de que forma o aluno processa as informações sem descartar as influências do meio. Por isso, é uma abordagem também interacionista, ou seja, o conhecimento é produto da interação entre sujeito e objeto. Seus representantes principais são Jean Piaget e Jerome Brumer.”

O texto se refere à:

  • A. Abordagem Humanista
  • B. Abordagem Comportamentalista
  • C. Abordagem Tradicional
  • D. Abordagem Cognitiva

Organizar e manter uma Instituição escolar requer de seu gestor conhecimento geral, domínio das políticas públicas, liderança, democracia e uma boa dose de equilíbrio pessoal no sentido de manter o grupo e de mostrar para a sociedade que este complexo organismo social que é a escola, dá conta de trabalhar democraticamente, garantindo a participação de seus atores nas decisões oriundas do processo de gestão. Assim, no que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Professores preparados e um bom clima de trabalho.

( ) Estrutura organizacional e boa organização do ensino.

( ) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.

( ) Disponibilidade de condições físicas e materiais.

A sequência correta é:

  • A. V, V, F, F
  • B. V, F, V, V
  • C. V, F, F, V
  • D. V, V, V, V

A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos externos e internos da escola. Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente redefinir e ressignificar o seu papel e a sua função social. Com base nessa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao seu papel na atualidade:

  • A. A avaliação pode servir para identificar o que de positivo já foi feito, ratificar o que já existe (inclusive comemorar as conquistas).
  • B. A avaliação pode servir para compreender o processo (tanto para os alunos como para os professores).
  • C. A avaliação pode servir para fixar um norte e buscar referenciais (o processo de avaliação precisa relacionar-se com os objetivos da disciplina).
  • D. A avaliação pode servir para analisar o aluno de forma pontual (pois não se pode avaliar o aluno de forma diferenciada) classificando quem está apto e quem não está.

O currículo de uma determinada instituição é oficializado por uma instituição maior, os chamados órgãos oficiais, como, por exemplo, o Ministério de Educação e as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação. Sobre sua finalidade e importância, é INCORRETO afirmar que:

  • A. O currículo escolar deve ser organizado com a finalidade de ir ao encontro das capacidades e interesses dos alunos e inclui mais do que o conteúdo a ser aprendido, pois, tudo que cerca o aluno, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
  • B. O currículo é um documento imutável que contém um conjunto neutro de conhecimentos a serem transmitidos em sala de aula.
  • C. O currículo é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento.
  • D. O currículo escolar reúne uma série de informações que compreendem o conjunto de saberes a serem estudados, os procedimentos metodológicos praticados, os instrumentos de avaliações utilizados e outras informações necessárias para o funcionamento de uma escola.

A transversalidade e a interdisciplinaridade são expressões utilizadas com muita frequência no contexto educativo, principalmente nas novas práticas pedagógicas. Porém, nota-se que estas expressões, apesar de fazerem parte do cotidiano de muitas escolas, acabam por ser confundidas em seus sentidos e significados. Assim, no que se refere a esses conceitos, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Ambas, transversalidade e interdisciplinaridade, se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas, diferem uma da outra, uma vez que a interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

( ) A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles. Questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade.

( ) A interdisciplinaridade é um método de investigação onde a natureza e toda a realidade social passam a ser divididas em partes ou campos de conhecimento, surgindo as disciplinas como são conhecidas na escola. Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se aplicar, na prática educativa, uma forma de trabalhar os conteúdos onde as informações são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. Os conteúdos devem estar em consonância com as necessidades do mundo do trabalho.

( ) Na verdade, interdisciplinaridade e transversalidade possuem ações intrinsecamente transformadoras, pois na medida em que rompem com a fragmentação e se propõem a discutir temas do cotidiano, rompem com as grades curriculares tradicionais, aspirando mudanças e não manutenção da realidade.

A sequência correta é:

  • A. F, V, F, V
  • B. V, V, F, V
  • C. F, F, F, V
  • D. V, V, V, V

“A sala de aula é o único espaço possível de aprendizado, pois não é concebido que outro espaço, mesmo no interior da instituição, possa servir para esse fim. O professor é autoridade máxima, isto é, o professor fala e o aluno ouve. O aluno, numa condição de inferioridade, é obrigado a se adaptar ao método do professor.” Freire (1979) se referia a essa educação como uma educação ______________ pois o professor, nesse caso, “deposita” os conteúdos na “cabeça dos alunos”.

Assinale a alternativa correta que completa a lacuna

  • A. Libertadora
  • B. Profissional
  • C. Bancária
  • D. Interdisciplinar

Sobre a tendência pedagógica tradicional, analise as afirmativas a seguir:

I. É possível dizer que essa tendência foi e é o alicerce para as demais tendências, pois se trata de um modelo educacional que remonta às origens do ensino escolar e que, certamente, deixou alguns de seus reflexos na nossa educação. Rigidez, autoritarismo e ambiente austero ao algumas das características presentes.

II. Nessa tendência, a memorização é o foco do ensino. Portanto, o aluno não é levado a compreender os conteúdos apresentados.

III. A avaliação é utilizada com o objetivo de revelar se o aluno conseguiu reter o conteúdo repassado pelo professor.

IV. Um dos fundamentos básicos dessa tendência é a forma de trabalhar os conteúdos. Eles são baseados nos aspectos culturais presentes na realidade escolar e visam articulá-los com os movimentos concretos de transformação da sociedade.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa II é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • C. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Provas e Concursos

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