Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Nenhuma escola poderá alcançar objetivos significativos se não tiver um projeto que norteie e dê suporte para a ação de cada um de seus agentes. Assim, a execução de um projeto político-pedagógico de qualidade NÃO deve:
Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado. Assim, no que diz respeito à sua função no trabalho pedagógico, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) O planejamento é puramente uma atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus objetivos gerais e específicos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação. ( ) O planejamento possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para os alunos. ( ) O planejamento ajuda o professor a agir com maior segurança na sala de aula. ( ) O planejamento ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente. A sequência correta é:Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre a Pesquisa Quantitativa, é correto afirmar que:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Em relação às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:
Essa abordagem diz respeito ao estudo dos processos de organização, conhecimento, processamento e estilos de pensamento, ou seja, ver a aprendizagem mais do que fatores externos ao aluno e ao ambiente, mas enquanto fatores internos ao indivíduo. Tudo isso em relação a como e de que forma o aluno processa as informações sem descartar as influências do meio. Por isso, é uma abordagem também interacionista, ou seja, o conhecimento é produto da interação entre sujeito e objeto. Seus representantes principais são Jean Piaget e Jerome Brumer. O texto se refere à:Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Organizar e manter uma Instituição escolar requer de seu gestor conhecimento geral, domínio das políticas públicas, liderança, democracia e uma boa dose de equilíbrio pessoal no sentido de manter o grupo e de mostrar para a sociedade que este complexo organismo social que é a escola, dá conta de trabalhar democraticamente, garantindo a participação de seus atores nas decisões oriundas do processo de gestão. Assim, no que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) Professores preparados e um bom clima de trabalho. ( ) Estrutura organizacional e boa organização do ensino. ( ) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica. ( ) Disponibilidade de condições físicas e materiais. A sequência correta é:A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos externos e internos da escola. Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente redefinir e ressignificar o seu papel e a sua função social. Com base nessa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao seu papel na atualidade:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O currículo de uma determinada instituição é oficializado por uma instituição maior, os chamados órgãos oficiais, como, por exemplo, o Ministério de Educação e as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação. Sobre sua finalidade e importância, é INCORRETO afirmar que:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
A transversalidade e a interdisciplinaridade são expressões utilizadas com muita frequência no contexto educativo, principalmente nas novas práticas pedagógicas. Porém, nota-se que estas expressões, apesar de fazerem parte do cotidiano de muitas escolas, acabam por ser confundidas em seus sentidos e significados. Assim, no que se refere a esses conceitos, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) Ambas, transversalidade e interdisciplinaridade, se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas, diferem uma da outra, uma vez que a interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática. ( ) A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles. Questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade. ( ) A interdisciplinaridade é um método de investigação onde a natureza e toda a realidade social passam a ser divididas em partes ou campos de conhecimento, surgindo as disciplinas como são conhecidas na escola. Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se aplicar, na prática educativa, uma forma de trabalhar os conteúdos onde as informações são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. Os conteúdos devem estar em consonância com as necessidades do mundo do trabalho. ( ) Na verdade, interdisciplinaridade e transversalidade possuem ações intrinsecamente transformadoras, pois na medida em que rompem com a fragmentação e se propõem a discutir temas do cotidiano, rompem com as grades curriculares tradicionais, aspirando mudanças e não manutenção da realidade. A sequência correta é:Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
A sala de aula é o único espaço possível de aprendizado, pois não é concebido que outro espaço, mesmo no interior da instituição, possa servir para esse fim. O professor é autoridade máxima, isto é, o professor fala e o aluno ouve. O aluno, numa condição de inferioridade, é obrigado a se adaptar ao método do professor. Freire (1979) se referia a essa educação como uma educação ______________ pois o professor, nesse caso, deposita os conteúdos na cabeça dos alunos.
Assinale a alternativa correta que completa a lacunaPedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre a tendência pedagógica tradicional, analise as afirmativas a seguir:
I. É possível dizer que essa tendência foi e é o alicerce para as demais tendências, pois se trata de um modelo educacional que remonta às origens do ensino escolar e que, certamente, deixou alguns de seus reflexos na nossa educação. Rigidez, autoritarismo e ambiente austero ao algumas das características presentes. II. Nessa tendência, a memorização é o foco do ensino. Portanto, o aluno não é levado a compreender os conteúdos apresentados. III. A avaliação é utilizada com o objetivo de revelar se o aluno conseguiu reter o conteúdo repassado pelo professor. IV. Um dos fundamentos básicos dessa tendência é a forma de trabalhar os conteúdos. Eles são baseados nos aspectos culturais presentes na realidade escolar e visam articulá-los com os movimentos concretos de transformação da sociedade. Assinale a alternativa correta:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...