Questões de Pedagogia da Instituto Ludus

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A metodologia de projetos rompe com as velhas práticas expositivas, lineares e unidirecionais. Por isto, ela é importante na medida em que:

  • A.

    desenvolve prioritariamente a afetividade, relegando os aspectos cognitivos a um segundo plano.

  • B.

    apenas coloca o aluno em atividade individual e em grupo.

  • C.

    promove a interação entre alunos, por meio da experimentação numa dimensão lúdica.

  • D.

    confunde a ação do professor, numa perspectiva de experiências reais.

  • E.

    todas as alternativas estão corretas.

Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:

  • A.

    perspectiva, estimativa de prazos, resultados esperados.

  • B.

    objetivo geral e específico, rede de todos os procedimentos de avaliação.

  • C.

    situação geradora, atividades e tarefas, procedimentos de avaliação.

  • D.

    situação geradora, objetivo específico, atividades e tarefas, recursos e cronograma.

  • E.

    objetivos gerais e específicos, situação geradora, justificativa.

Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:

  • A.

    mantém a fragmentação do saber, com ênfase no conteudismo.

  • B.

    explicita a formação global e holística do aluno, numa perspectiva acrítica.

  • C.

    dispensa o uso de trabalhos de grupo, pesquisa e a orientação do professor.

  • D.

    propõe novos rumos pedagógicos, com modelos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar consigo mesmo.

  • E.

    é uma metodologia descontextualizada, com imposição de disciplinas e de conteúdos a serem trabalhados pelo professor.

Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco (de palavras) às letras do segundo:

1º BLOCO

(1) Abordagem tradicional.

(2) Abordagem comportamental.

(3) Abordagem cognitiva.

2º BLOCO

(A) Os desempenhos esperados dos alunos são instalados e mantidos por reforçadores: elogios, notas, prêmios...

(B) Ensinar consiste num planejamento de condições externas que levam os alunos a aprender.

(C) A exposição oral do professor tem lugar privilegiado, cabendo ao aluno a memorização do conteúdo.

(D) A aprendizagem se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento.

A alternativa correta é:

  • A.

    3A, 2B, 1C, 1D

  • B.

    2A. 2B. 3C. 1D.

  • C.

    1A. 2B. 3C. 1D.

  • D.

    2A. 3B. 2C. 1D.

  • E.

    2A. 3B. 2C. 1D.

As alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases:

  • A.

    período sensório-motor, operações formais, operações concretas.

  • B.

    pré-operatório, período sensório-motor, operações formais.

  • C.

    operações formais, operações concretas, período sensório-motor.

  • D.

    pré-operatório, operações concretas, sensório-motor.

  • E.

    N. D. A.

Wallon, compartilha com Vigotsky e Piaget sobre os estágios de desenvolvimento do indivíduo. Considerando os estágios descritos por Wallon, identifique a qual deles se refere a seguinte definição: “é período da formação da personalidade e da auto consciência do indivíduo: período de crises de oposição e de negativismo”.

  • A.

    puberdade e adolescência.

  • B.

    categoria

  • C.

    impulsivo emocional.

  • D.

    personalismo.

  • E.

    sensório motor e projetivo.

Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.

1 – Pedagógico-didática;

2 – Diagnóstico;

3 – Controle.

( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.

( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.

( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.

( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 1.

  • B.

    2, 3, 2, 1.

  • C.

    1, 3, 2, 2.

  • D.

    1, 1, 2, 3.

  • E.

    3, 1, 2, 2.

Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:

  • A.

    valorizar demasiadamente o espírito de competição.

  • B.

    a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno.

  • C.

    prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno.

  • D.

    as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno.

  • E.

    privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.

Numere cada abordagem de aprendizagem à sua característica. A seguir marque a alternativa correta:

1 – Ambientalista

2 – Inatista

3 – Interacionista

( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.

( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.

( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.

( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.

( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 1, 2, 2, 3.

  • B.

    3, 3, 1, 1, 2.

  • C.

    1, 2, 1, 3, 1.

  • D.

    2, 3, 2, 1, 3.

  • E.

    3, 2, 3, 1, 2.

O conhecimento das teorias de aprendizagem é essencial no trabalho do orientador pedagógico. Numere a 2ª coluna (características) de acordo com a 1ª (etapas do desenvolvimento cognitivo). Marque em seguida a sequência correta:

(1) Operações formais.

(2) Sensório-motor.

(3) Operações concretas. (4) Pré-operatório.

( ) Etapa do domínio da linguagem, desenvolvimento da coordenação motora fina.

( ) Preferências afetivas, desenvolvimento da percepção e constância do objeto.

( ) Formação de conceitos abstratos, crítica aos valores morais e sociais.

( ) Planejamento das ações, compreensão das relações entre coisas, superação do egocentrismo.

A sequência correta é:

  • A.

    4, 2, 1, 3.

  • B.

    4, 3, 2, 1.

  • C.

    2, 1, 4, 3.

  • D.

    1, 2, 3, 4.

  • E.

    3, 1, 2, 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...