Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A metodologia de projetos rompe com as velhas práticas expositivas, lineares e unidirecionais. Por isto, ela é importante na medida em que:
desenvolve prioritariamente a afetividade, relegando os aspectos cognitivos a um segundo plano.
apenas coloca o aluno em atividade individual e em grupo.
promove a interação entre alunos, por meio da experimentação numa dimensão lúdica.
confunde a ação do professor, numa perspectiva de experiências reais.
todas as alternativas estão corretas.
Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:
perspectiva, estimativa de prazos, resultados esperados.
objetivo geral e específico, rede de todos os procedimentos de avaliação.
situação geradora, atividades e tarefas, procedimentos de avaliação.
situação geradora, objetivo específico, atividades e tarefas, recursos e cronograma.
objetivos gerais e específicos, situação geradora, justificativa.
Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:
mantém a fragmentação do saber, com ênfase no conteudismo.
explicita a formação global e holística do aluno, numa perspectiva acrítica.
dispensa o uso de trabalhos de grupo, pesquisa e a orientação do professor.
propõe novos rumos pedagógicos, com modelos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar consigo mesmo.
é uma metodologia descontextualizada, com imposição de disciplinas e de conteúdos a serem trabalhados pelo professor.
Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco (de palavras) às letras do segundo:
1º BLOCO
(1) Abordagem tradicional.
(2) Abordagem comportamental.
(3) Abordagem cognitiva.
2º BLOCO
(A) Os desempenhos esperados dos alunos são instalados e mantidos por reforçadores: elogios, notas, prêmios...
(B) Ensinar consiste num planejamento de condições externas que levam os alunos a aprender.
(C) A exposição oral do professor tem lugar privilegiado, cabendo ao aluno a memorização do conteúdo.
(D) A aprendizagem se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento.
A alternativa correta é:
3A, 2B, 1C, 1D
2A. 2B. 3C. 1D.
1A. 2B. 3C. 1D.
2A. 3B. 2C. 1D.
2A. 3B. 2C. 1D.
As alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases:
período sensório-motor, operações formais, operações concretas.
pré-operatório, período sensório-motor, operações formais.
operações formais, operações concretas, período sensório-motor.
pré-operatório, operações concretas, sensório-motor.
N. D. A.
Wallon, compartilha com Vigotsky e Piaget sobre os estágios de desenvolvimento do indivíduo. Considerando os estágios descritos por Wallon, identifique a qual deles se refere a seguinte definição: é período da formação da personalidade e da auto consciência do indivíduo: período de crises de oposição e de negativismo.
puberdade e adolescência.
categoria
impulsivo emocional.
personalismo.
sensório motor e projetivo.
Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.
1 Pedagógico-didática;
2 Diagnóstico;
3 Controle.
( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.
( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.
( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.
( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.
A afirmativa correta é:
1, 2, 3, 1.
2, 3, 2, 1.
1, 3, 2, 2.
1, 1, 2, 3.
3, 1, 2, 2.
Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:
valorizar demasiadamente o espírito de competição.
a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno.
prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno.
as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno.
privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.
Numere cada abordagem de aprendizagem à sua característica. A seguir marque a alternativa correta:
1 Ambientalista
2 Inatista
3 Interacionista
( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.
( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.
( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.
( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.
( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.
A afirmativa correta é:
1, 1, 2, 2, 3.
3, 3, 1, 1, 2.
1, 2, 1, 3, 1.
2, 3, 2, 1, 3.
3, 2, 3, 1, 2.
O conhecimento das teorias de aprendizagem é essencial no trabalho do orientador pedagógico. Numere a 2ª coluna (características) de acordo com a 1ª (etapas do desenvolvimento cognitivo). Marque em seguida a sequência correta:
(1) Operações formais.
(2) Sensório-motor.
(3) Operações concretas. (4) Pré-operatório.
( ) Etapa do domínio da linguagem, desenvolvimento da coordenação motora fina.
( ) Preferências afetivas, desenvolvimento da percepção e constância do objeto.
( ) Formação de conceitos abstratos, crítica aos valores morais e sociais.
( ) Planejamento das ações, compreensão das relações entre coisas, superação do egocentrismo.
A sequência correta é:
4, 2, 1, 3.
4, 3, 2, 1.
2, 1, 4, 3.
1, 2, 3, 4.
3, 1, 2, 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...