Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:
educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.
o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.
o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.
os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.
os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.
A avaliação de desempenho está presente em toda a atividade humana. Na sua atuação o supervisor escolar deve realizar a avaliação para:
verificar os problemas particulares dos alunos e dos professores e tentar resolvê-los.
prioritariamente controlar a ação do professor e divulgar os resultados obtidos.
investigar e avaliar a sua área de trabalho, na busca de uma ressignificação de seu fazer pedagógico.
cumprir uma rotina burocrática e garantir o controle das situações ocorridas no âmbito da escola.
N.D.A
São competências do supervisor escolar:
perfil de liderança educacional, instalando um clima de harmonia como forma de manter o bom relacionamento entre os profissionais da escola.
perfil autoritário, mas comprometido com a melhoria do ensino.
desenvolve seu trabalho de forma impositiva, como forma de envolver todos os responsáveis pelo processo educativo.
manter-se afastado da administração da escola, esclarecendo os limites de trabalho de cada setor.
utiliza constantemente de críticas, sem o uso de uma avaliação mais criteriosa da equipe.
Tendo em vista a LDB.9394/96 a formação do supervisor educacional deve ocorrer:
em cursos de licenciatura em áreas específicas.
apenas no ensino médio, em cursos profissionalizantes.
somente nos cursos de pós-graduação.
em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.
todas estão corretas.
Numa perspectiva contemporânea o papel da supervisão escolar, pode ser entendido como, exceto:
assessorias, acompanhamento e orientação de todo o processo educativo.
mediação de prática avaliativa da escola.
restringe-se ao controle do corpo docente.
melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
participação na construção da autonomia da escola com competência técnica e política.
A pedagogia pode ser definida como:
ciência da e para a educação, composta de estudos próprios sobre a educação e o ensino.
ciência que somente estuda as metodologias específicas do fenômeno educativo.
ciência que estuda apenas a organização dos conteúdos e das disciplinas próprias do ensino fundamental.
ciência que estuda apenas a organização dos conteúdos e das disciplinas próprias do ensino fundamental.
todas alternativas estão corretas.
Para as afirmativas abaixo escreva V(verdadeiro) e F(falso) e em seguida marque a sequência correta:
( ) Os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.
( ) As instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.
( ) Os sistemas pedagógicos mudam, quando mudam as relações de poder entre os seus membros.
( ) As instituições educacionais não refletem as características do sistema social.
( ) As ações dos professores são muitas vezes influenciadas pelas correntes políticas vigentes.
A sequência correta é:
F. V. V. F. V.
V. F. V. F. V.
V. V. F. F. V.
F. F. V. F. F.
Todas são verdadeiras.
Libâneo (1994) afirma que dentro da escola há diferenças no modo de conduzir o processo de ensino. Marque a afirmativa que destaca característica básica de uma escola.
o papel da escola é apenas o de adaptar as crianças ao meio social e a preparação para exercício de uma profissão.
a origem social dos alunos é determinante para o tipo de ensino a ser desenvolvido.
a escola deve garantir o acesso e a permanência do aluno, levando em conta as suas condições específicas.
a transformação da escola depende das instâncias superiores e não dos professores.
não cabe à escola envolver-se com as questões sociais e pessoais do aluno.
Em geral, os estudiosos em educação afirmam que o planejamento é importante porque:
explicita os valores, a participação coletiva e a diretrizes do processo educativo escolar.
apenas uma reunião na qual se discute o funcionamento geral da escola.
dispensa a integração e a coerência entre os vários níveis de ensino existentes na escola.
instrui no âmbito escolar como todos profissionais devem garantir seu trabalho.
todas estão corretas.
A aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta:
1ª Coluna
1 Interdisciplinaridade.
2 Transdisciplinaridade.
2ª Coluna
( ) Busca superar o conceito de disciplina.
( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados.
( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento.
( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas.
( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas.
Está correta a sequência:
2, 2, 1, 1, 1.
1, 1, 2, 2, 2.
2, 1, 1, 1, 2.
2, 1, 2, 1, 1.
2, 1, 1, 2, 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...