Questões de Pedagogia da Instituto O Barriga Verde (IOBV)

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É na própria escola que o preconceito e a exclusão aparecem. São formas de um orientador educacional promover diversidade cultural e inclusão social no ambiente escolar junto ao corpo docente, exceto:

  • A. Incluir no currículo escolar matérias que contem a origem de diferentes culturas resgatando os conceitos humanitários e mudar as expressões de conceitos sobre os afrodescentes na escola.
  • B. A diversidade cultural e a inclusão social são questões pontuais e fragmentadas, por isso, é preciso superar todas as fronteiras e abrir espaços para a qualidade na educação brasileira, priorizando ações educativas tradicionais em detrimento de currículos culturais.
  • C. Pensar e discutir essas questões relacionadas à diversidade cultural e inclusão social, uma vez que os problemas são os mesmos para todos, ou seja, temos que aprender a conviver juntos, começando pela escola.
  • D. Buscar promover a diversidade e inclusão na própria sala de aula, com conhecimento formal de diferentes comunidades culturais, de diversas origens.

No contexto do desenvolvimento humano, o homem está imerso em uma sociedade na qual atividades instrumentais e relações sociais direcionam o seu desenvolvimento. Assim sendo, tal assertiva pode ser corretamente associada ao(s):

  • A. Pressupostos teóricos da tendência tecnicista.
  • B. Desenvolvimento infantil na perspectiva de Jean Piaget.
  • C. Processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola.
  • D. Desenvolvimento humano na perspectiva sócio-histórica.

Leia as proposições abaixo:

Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:

  • A. As proposições I e II estão incorretas nas suas exposições acerca do processo ensino-aprendizagem.
  • B. A proposição II apresenta considerações corretas acerca do processo de ensino-aprendizagem na visão tradicional educacional.
  • C. A proposição I se associa à ideia de que o processo de ensino-aprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico.
  • D. As proposições I e II estão corretas nas suas considerações acerca do processo ensinoaprendizagem.

Em que tendência pedagógica os conteúdos se baseiam na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos?

  • A. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Tecnicista.
  • D. Tendência Progressista Libertadora.

No contexto do processo educacional, o profissional Orientador educacional pode trazer ricas contribuições à equipe docente sobre a avaliação. De maneira que no processo avaliativo o mesmo possa:

  • A. Apontar os equívocos educacionais cometidos pelos docentes e puni-los de forma pedagógica e administrativa, chancelando os seus desligamentos da unidade escolar.
  • B. Contribuir para que a avaliação se desloque do aluno para o processo pedagógico como um todo, visando o replanejamento das ações educativas.
  • C. Realizar atendimento psicoterapêutico continuado dos alunos com baixo desempenho escolar.
  • D. Realizar regência de aulas de cunho moral e socialmente aceitas pela comunidade local, visando o fortalecimento da disciplina e da ordem imposta no ambiente escolar.

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de estabelecer correspondência um a um, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras, pode sinalizar:

  • A. Dislexia.
  • B. Distúrbio de leitura.
  • C. Discalculia.
  • D. Discalculia verbal.

Para Paulo Freire, a “escola cidadã”:

  • A. É aquela que não há regras nem limites para os alunos.
  • B. Onde os alunos só têm direitos, incluindo o de não aprender.
  • C. É aquela voltada exclusivamente para a inserção do jovem ao mercado de trabalho.
  • D. É aquela que se assume como centro de direitos e de deveres.

Leia atentamente a frase abaixo:

A construção do Projeto Político Pedagógico se restringe a uma questão de técnica de planejamento.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  • A. VERDADEIRA, pois na construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola há elementos específicos que apenas professores e pedagogos podem realizar.
  • B. FALSA, pois o Projeto Político Pedagógico prescinde de uma construção coletiva e participativa da comunidade escolar.
  • C. FALSA, pois o Projeto Político Pedagógico é de competência exclusiva do diretor escolar.
  • D. VERDADEIRA, pois o Projeto Político Pedagógico é um planejamento complexo que a comunidade escolar não domina.

Considerando a “oralidade” no Ensino Fundamental, “expandir capacidades pertinentes ao reconhecimento e ao uso de gêneros orais diversos: leitura em voz alta, dramatizações, debates, palestras, entrevistas, júris simulados, cerimônias, entre outros” é uma capacidade que pode ser corretamente associada à seguinte meta no processo de escolarização:

  • A. Ampliação da fluência, da compreensão de gêneros textuais diversos e da utilização de estratégias favoráveis à produção de sentidos.
  • B. Consolidação da consciência fonológica, da conceitualização da escrita alfabética e expansão de conhecimentos ortográficos.
  • C. Ampliação da produção de textos de gêneros diversos, com padrões adequados de composição e com níveis crescentes de autonomia na elaboração e revisão da própria escrita.
  • D. Ampliação das habilidades de interação, escuta e expressão oral, com discernimento de usos adequados dos gêneros orais, em contextos informais e formais.

O Projeto Político Pedagógico de uma escola:

  • A. Possibilita adotar medidas rígidas contra alunos indisciplinados, com expulsão da escola.
  • B. Deve atentar-se apenas ao plano de conteúdos escolares a serem ensinados.
  • C. Possibilita introduzir mudanças planejadas e compartilhadas pela comunidade escolar.
  • D. Deve punir o professor que não planeja suas práticas educativas.
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