Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De modo geral, o currículo orientado para a construção de competências consiste, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em transformar o sistema educacional tradicional em um sistema de ensino reflexivo. Sobre esta questão, analise as afirmativas.
1. Interdisciplinaridade e contextualização compreendem partes significativas do ensino por competências.
2. A formação por estímulos a respostas originais e criativas são características da Escola Tradicional.
3. O ensino do conhecimento fragmentado está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades.
4. Os exercícios que reproduzem informações integram de maneira consistente o modelo da Escola Tradicional.
5. A utilização de meios de comunicação e informática são recursos indispensáveis ao ensino por competências.
Estão corretas:
1 e 3, apenas..
2 e 3, apenas
1, 4 e 5, apenas.
2, 3 e 5, apenas
1, 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia e analise o texto a seguir.
Dentre as novas competências julgadas prioritárias para o ensino, o texto acima refere-se:
ao trabalho dos professores concebido a partir das concepções dos aprendizes.
à pratica docente de fazer balanços periódicos de competências dos aprendizes.
à capacidade do professor de negociar um projeto de formação comum com os alunos.
ao trabalho dos professores concebido a partir da heterogeneidade dos aprendizes.
à prática docente de desenvolver formas simples de ensin mútuo entre os alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos anos 20, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Aqui em Pernambuco destaca-se o nome de:
Carneiro Leão.
Moacir de Albuquerque
João Barbalho.
Pinto Júnior.
Anita Paes Barreto.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), publicado em um momento de transição política profunda no Brasil, tinha como principal questão:
a relação entre democracia, desenvolvimento econômico e uma educação renovada.
a higienização moral e urbana que a educação moderna deveria promover.
a escola única, federal, confessional e redutora das desigualdades sociais.
o levantamento das necessidades educacionais no Brasil e a criação do Conselho Interamericano de Desenvolvimento Educacional.
pressionar Getúlio Vargas a aceitar a participação d educadores americanos na elaboração do primeiro projet de lei educacional do país.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Foi no governo Fernando Henrique Cardoso que o ensino fundamental conseguiu absorver 97,4% dos alunos nesta faixa de idade escolar, praticamente resolvendo o problema, neste nível de ensino, da chamada "quantidade". No entanto, luta-se agora pela questão da "qualidade de ensino", entendida como:
o domínio dos conteúdos elementares: ler, escrever e contar.
o apropriar-se de competências intelectuais, morais e profissionais.
a reprodução do modelo da escola privada.
a aquisição de competências técnicas e profissionais
a exigência de qualificação do professor.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A presença jesuítica na educação brasileira ocupa quase todo o período colonial, salvo um pequeno interregno quando foram expulsos pelo Marquês de Pombal. Seu método educacional estava ainda baseado na antiga disputatio escolástica e ficou conhecido como:
Ratio Studiorum.
Bobeatus quid dansatus est.
Ratio Disputatio.
Virtus Impávida.
Ratio Cognoscendi.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A chamada Educação Popular, iniciada pelos anos 60, tinha como principal característica:
a tentativa do Estado de controlar os movimentos sociais, bastante ativos à época.
a utilização das cartilhas tradicionais como forma pedagógica de introduzir o "povo" numa "alfabetização conscientizadora"
a criação dos "Cursos Stálin de Formação Política" que, aqui em Pernambuco, tiveram como incentivador o governador Moura Cavalcanti.
a utilização da cultura popular nas escolas privadas como forma de valorização de nosso patrimônio cultural.
a alfabetização de adultos utilizando elementos da cultura popular como forma de conscientização política e "desvelamento" do real.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"A escola não constrói a partir do zero, nem o aprendiz é uma tabula rasa, uma mente vazia; ele sabe, ao contrário, 'muitas coisas'. Por causa disso, muitas vezes, o ensino choca-se de frente com as concepções dos aprendizes" (Ph. Perrenoud). A respeito dessa frase do educador suíço, podemos concluir:
que a relação ensino-aprendizagem que parte do saber do aluno precisa de mais tempo para transmitir o conteúdo.
que a realidade cultural do aluno, que precisa ser confrontada com o saber de tipo escolar, é a base de uma aprendizagem significativa (para o educando) e uma das modernas competências requeridas para o professor.
que a afirmação já havia sido feita por Paulo Freire, quando ele defendia a educação bancária, que parte da 'poupança acumulada' do educando
que todo trabalho que leva em conta as representações do aluno termina por fragilizar a autoridade pedagógica do professor, como mostrou Saviani.
que, embora a escola não construa do zero, a maioria dos alunos de nossas escola públicas está próxima de um 'zero cultural', o que torna a frase dificilmente aplicável a nossa realidade educacional.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O movimento da Escola Nova no Brasil, iniciado nos anos 20, teve o seu maior divulgador entre nós na figura de Anísio Teixeira. Sobre este movimento, podemos afirmar que:
na verdade o enunciado está incorreto, pois o grande divulgador do movimento no Brasil foi Fernando de Azevedo.
teve seu maior momento com a publicação do Libelo Contra a Educação Bancária, co-assinado por Paulo Freire.
tinha suas raízes no pensamento de John Dewey e pensava a educação como instrumento da democracia, através da difusão da ciência e do espírito crítico e cuja relação pedagógica estava centrada no aluno.
o Movimento nunca se implantou no Brasil por causa das sucessivas ditaduras políticas e após a ditadura militar implantada em 64, ele foi rapidamente ultrapassado pedagogicamente pelo sócio-construtivismo.
este movimento não exerceu nenhuma influência no pensamento de Paulo Freire, que sempre o combateu em nome da Pedagogia do Oprimido.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A pesquisa no trabalho escolar possibilita que
o aluno cresça, pois terá que estudar mais.
o aluno seja o sujeito da sua aprendizagem, pois amplia sua participação neste processo.
o professor amplie seus conhecimentos, pois obtém um maior rendimento escolar
o aluno construa novos conhecimentos, pois irá estudar somente aquilo que ele não sabe.
o professor trabalhe de forma integrada com a proposta curricular da escola.
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