Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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De modo geral, o currículo orientado para a construção de competências consiste, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em transformar o sistema educacional tradicional em um sistema de ensino reflexivo. Sobre esta questão, analise as afirmativas.

1. Interdisciplinaridade e contextualização compreendem partes significativas do ensino por competências.

2. A formação por estímulos a respostas originais e criativas são características da Escola Tradicional.

3. O ensino do conhecimento fragmentado está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades.

4. Os exercícios que reproduzem informações integram de maneira consistente o modelo da Escola Tradicional.

5. A utilização de meios de comunicação e informática são recursos indispensáveis ao ensino por competências.

Estão corretas:

  • A.

    1 e 3, apenas..

  • B.

    2 e 3, apenas

  • C.

    1, 4 e 5, apenas.

  • D.

    2, 3 e 5, apenas

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

Leia e analise o texto a seguir. 

Dentre as novas competências julgadas prioritárias para o ensino, o texto acima refere-se:

  • A.

    ao trabalho dos professores concebido a partir das concepções dos aprendizes.

  • B.

    à pratica docente de fazer balanços periódicos de competências dos aprendizes.

  • C.

    à capacidade do professor de negociar um projeto de formação comum com os alunos.

  • D.

    ao trabalho dos professores concebido a partir da heterogeneidade dos aprendizes.

  • E.

    à prática docente de desenvolver formas simples de ensin mútuo entre os alunos.

Nos anos 20, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Aqui em Pernambuco destaca-se o nome de:

  • A.

    Carneiro Leão.

  • B.

    Moacir de Albuquerque

  • C.

    João Barbalho.

  • D.

    Pinto Júnior.

  • E.

    Anita Paes Barreto.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), publicado em um momento de transição política profunda no Brasil, tinha como principal questão:

  • A.

    a relação entre democracia, desenvolvimento econômico e uma educação renovada.

  • B.

    a higienização moral e urbana que a educação moderna deveria promover.

  • C.

    a escola única, federal, confessional e redutora das desigualdades sociais.

  • D.

    o levantamento das necessidades educacionais no Brasil e a criação do Conselho Interamericano de Desenvolvimento Educacional.

  • E.

    pressionar Getúlio Vargas a aceitar a participação d educadores americanos na elaboração do primeiro projet de lei educacional do país.

Foi no governo Fernando Henrique Cardoso que o ensino fundamental conseguiu absorver 97,4% dos alunos nesta faixa de idade escolar, praticamente resolvendo o problema, neste nível de ensino, da chamada "quantidade". No entanto, luta-se agora pela questão da "qualidade de ensino", entendida como:

  • A.

    o domínio dos conteúdos elementares: ler, escrever e contar.

  • B.

    o apropriar-se de competências intelectuais, morais e profissionais.

  • C.

    a reprodução do modelo da escola privada.

  • D.

    a aquisição de competências técnicas e profissionais

  • E.

    a exigência de qualificação do professor.

A presença jesuítica na educação brasileira ocupa quase todo o período colonial, salvo um pequeno interregno quando foram expulsos pelo Marquês de Pombal. Seu método educacional estava ainda baseado na antiga disputatio escolástica e ficou conhecido como:

  • A.

    Ratio Studiorum.

  • B.

    Bobeatus quid dansatus est.

  • C.

    Ratio Disputatio.

  • D.

    Virtus Impávida.

  • E.

    Ratio Cognoscendi.

A chamada Educação Popular, iniciada pelos anos 60, tinha como principal característica:

  • A.

    a tentativa do Estado de controlar os movimentos sociais, bastante ativos à época.

  • B.

    a utilização das cartilhas tradicionais como forma pedagógica de introduzir o "povo" numa "alfabetização conscientizadora"

  • C.

    a criação dos "Cursos Stálin de Formação Política" que, aqui em Pernambuco, tiveram como incentivador o governador Moura Cavalcanti.

  • D.

    a utilização da cultura popular nas escolas privadas como forma de valorização de nosso patrimônio cultural.

  • E.

    a alfabetização de adultos utilizando elementos da cultura popular como forma de conscientização política e "desvelamento" do real.

"A escola não constrói a partir do zero, nem o aprendiz é uma tabula rasa, uma mente vazia; ele sabe, ao contrário, 'muitas coisas'. Por causa disso, muitas vezes, o ensino choca-se de frente com as concepções dos aprendizes" (Ph. Perrenoud). A respeito dessa frase do educador suíço, podemos concluir:

  • A.

    que a relação ensino-aprendizagem que parte do saber do aluno precisa de mais tempo para transmitir o conteúdo.

  • B.

    que a realidade cultural do aluno, que precisa ser confrontada com o saber de tipo escolar, é a base de uma aprendizagem significativa (para o educando) e uma das modernas competências requeridas para o professor.

  • C.

    que a afirmação já havia sido feita por Paulo Freire, quando ele defendia a educação bancária, que parte da 'poupança acumulada' do educando

  • D.

    que todo trabalho que leva em conta as representações do aluno termina por fragilizar a autoridade pedagógica do professor, como mostrou Saviani.

  • E.

    que, embora a escola não construa do zero, a maioria dos alunos de nossas escola públicas está próxima de um 'zero cultural', o que torna a frase dificilmente aplicável a nossa realidade educacional.

O movimento da Escola Nova no Brasil, iniciado nos anos 20, teve o seu maior divulgador entre nós na figura de Anísio Teixeira. Sobre este movimento, podemos afirmar que:

  • A.

    na verdade o enunciado está incorreto, pois o grande divulgador do movimento no Brasil foi Fernando de Azevedo.

  • B.

    teve seu maior momento com a publicação do Libelo Contra a Educação Bancária, co-assinado por Paulo Freire.

  • C.

    tinha suas raízes no pensamento de John Dewey e pensava a educação como instrumento da democracia, através da difusão da ciência e do espírito crítico e cuja relação pedagógica estava centrada no aluno.

  • D.

    o Movimento nunca se implantou no Brasil por causa das sucessivas ditaduras políticas e após a ditadura militar implantada em 64, ele foi rapidamente ultrapassado pedagogicamente pelo sócio-construtivismo.

  • E.

    este movimento não exerceu nenhuma influência no pensamento de Paulo Freire, que sempre o combateu em nome da Pedagogia do Oprimido.

A pesquisa no trabalho escolar possibilita que

  • A.

    o aluno cresça, pois terá que estudar mais.

  • B.

    o aluno seja o sujeito da sua aprendizagem, pois amplia sua participação neste processo.

  • C.

    o professor amplie seus conhecimentos, pois obtém um maior rendimento escolar

  • D.

    o aluno construa novos conhecimentos, pois irá estudar somente aquilo que ele não sabe.

  • E.

    o professor trabalhe de forma integrada com a proposta curricular da escola.

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