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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta:
esta relação não é comprovada, pois o Brasil é a 14° potência industrial e possui 15 milhões de adultos analfabetos.
o Manifesto não teve nenhuma repercussão, sobretudo porque vivíamos numa ditadura e seu conteúdo só foi conhecido após a queda de Vargas, em 1945.
o Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial.
a Alemanha, país mais "educado" e desenvolvido da Europa nos anos 30, caiu na armadilha do Nazismo. Logo, não há relação entre educação e democracia, que pertencem a campos institucionais completamente diferentes.
cada uma destas instâncias (educação, democracia e desenvolvimento) exige uma política pública própria e independente umas das outras.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:
instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar
os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, mais tarde ironizado num personagem de Monteiro Lobato.
eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife
na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O grande nome da corrente liberal pragmatista americana é John Dewey. Sobre esta corrente podemos afirmar:
que não teve nenhuma influência no Brasil, que foi sempre dominado pelo pensamento de Paulo Freire.
que defendeu a idéia de que a educação deve promover o sentimento religioso e a fé na teoria "criacionista", hoje bastante aceita pelos americanos
que influenciou bastante o educador brasileiro Anísio Teixeira, que estudou nos Estados Unidos e introduziu suas idéias no Brasil.
que o enunciado da questão está errado, pois Dewey não foi pragmatista, mas um grande nome do marxismo americano do começo do século XX
que o pragmatismo defende a idéia de que, se a educação é uma prática social, a prática pedagógica -e não a teoria- é suficiente para a boa formação do professor.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que:
a figura do professor tem cada vez menos importância no processo pedagógico, que, na verdade, está centrado no aluno.
o saber não é mais algo "inegociável" e precisa ser relativizado em função de condições históricas e sociais.
o aluno é o centro do processo e o verdadeiro dirigente de seu ritmo de aprendizagem.
o enunciado é enganoso, pois o quarto elemento é a "família".
observou-se que o processo educativo formal se dá num lugar socialmente especial, a escola, com particularidades e complexidades que precisam ser levadas em conta.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo:
A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal.
A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas.
O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos.
Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural
São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A relação entre escola e democracia é complexa e pode ser tratada em nível intraclasse e em nível extraclasse. A esse respeito assinale a alternativa correta:
A democracia escolar implica uma relação pedagógica não- horizontal que preserve a autoridade do professor, a tradição e a transmissão dos conteúdos.
A escola é tão mais democrática quanto mais ela recruta seus professores através de concurso público, mesmo que sejam professores autoritários.
Os Conselhos Escolares são uma forma de gestão democrática que procura, teoricamente, associar a escola à formação cidadã e, ao mesmo, tempo, co-responsabilizar os atores pelo processo pedagógico.
A escola é intrinsecamente antidemocrática, pois ela lida com desiguais que precisam ser tratados desigualmente, o que fere o princípio mesmo da democracia
A escola é democrática na medida em que ela não difunde os mesmos conteúdos para todos e leva em consideração a origem de classes dos alunos, oferecendo conteúdos mais simples para os alunos das classes populares.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.
Organização do currículo; atendimento aos pais e gestão democrática.
Gestão democrática, resolução de conflitos entre professores e acompanhamento pedagógico aos alunos.
Resolução de conflitos entre alunos, atendimento aos pais e organização da disciplina escolar.
Organização do currículo, acompanhamento pedagógico aos alunos e sistematização da proposta curricular
Gestão democrática, organização do currículo e resolução de problemas do fluxo escolar.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
resolver os conflitos entre professores e alunos.
distribuir as diferentes atividades no espaço escolar.
aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina.
incentivar a comunidade para exigir seus direitos.
organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
atender bem aos pais e responsáveis pelos alunos.
atualizar-se constantemente nas diversas áreas do conhecimento
procurar integrar os diferentes atores no projeto pedagógico
adequar o horário escolar às conveniências da maioria dos professores.
manter a harmonia no cotidiano escolar
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
A capacidade de se relacionar com a comunidade escolar.
A habilidade para a gerência escolar dinâmica
O aprofundamento nas diferentes áreas do saber.
A compreensão das dificuldades disciplinares dos alunos.
A concepção integrada do conhecimento e do currículo.
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