Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta:

  • A.

    esta relação não é comprovada, pois o Brasil é a 14° potência industrial e possui 15 milhões de adultos analfabetos.

  • B.

    o Manifesto não teve nenhuma repercussão, sobretudo porque vivíamos numa ditadura e seu conteúdo só foi conhecido após a queda de Vargas, em 1945.

  • C.

    o Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial.

  • D.

    a Alemanha, país mais "educado" e desenvolvido da Europa nos anos 30, caiu na armadilha do Nazismo. Logo, não há relação entre educação e democracia, que pertencem a campos institucionais completamente diferentes.

  • E.

    cada uma destas instâncias (educação, democracia e desenvolvimento) exige uma política pública própria e independente umas das outras.

Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:

  • A.

    instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar

  • B.

    os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.

  • C.

    foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, mais tarde ironizado num personagem de Monteiro Lobato.

  • D.

    eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife

  • E.

    na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.

O grande nome da corrente liberal pragmatista americana é John Dewey. Sobre esta corrente podemos afirmar:

  • A.

    que não teve nenhuma influência no Brasil, que foi sempre dominado pelo pensamento de Paulo Freire.

  • B.

    que defendeu a idéia de que a educação deve promover o sentimento religioso e a fé na teoria "criacionista", hoje bastante aceita pelos americanos

  • C.

    que influenciou bastante o educador brasileiro Anísio Teixeira, que estudou nos Estados Unidos e introduziu suas idéias no Brasil.

  • D.

    que o enunciado da questão está errado, pois Dewey não foi pragmatista, mas um grande nome do marxismo americano do começo do século XX

  • E.

    que o pragmatismo defende a idéia de que, se a educação é uma prática social, a prática pedagógica -e não a teoria- é suficiente para a boa formação do professor.

A antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que:

  • A.

    a figura do professor tem cada vez menos importância no processo pedagógico, que, na verdade, está centrado no aluno.

  • B.

    o saber não é mais algo "inegociável" e precisa ser relativizado em função de condições históricas e sociais.

  • C.

    o aluno é o centro do processo e o verdadeiro dirigente de seu ritmo de aprendizagem.

  • D.

    o enunciado é enganoso, pois o quarto elemento é a "família".

  • E.

    observou-se que o processo educativo formal se dá num lugar socialmente especial, a escola, com particularidades e complexidades que precisam ser levadas em conta.

A questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo:

  • A.

    A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal.

  • B.

    A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas.

  • C.

    O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos.

  • D.

    Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural

  • E.

    São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral.

A relação entre escola e democracia é complexa e pode ser tratada em nível intraclasse e em nível extraclasse. A esse respeito assinale a alternativa correta:

  • A.

    A democracia escolar implica uma relação pedagógica não- horizontal que preserve a autoridade do professor, a tradição e a transmissão dos conteúdos.

  • B.

    A escola é tão mais democrática quanto mais ela recruta seus professores através de concurso público, mesmo que sejam professores autoritários.

  • C.

    Os Conselhos Escolares são uma forma de gestão democrática que procura, teoricamente, associar a escola à formação cidadã e, ao mesmo, tempo, co-responsabilizar os atores pelo processo pedagógico.

  • D.

    A escola é intrinsecamente antidemocrática, pois ela lida com desiguais que precisam ser tratados desigualmente, o que fere o princípio mesmo da democracia

  • E.

    A escola é democrática na medida em que ela não difunde os mesmos conteúdos para todos e leva em consideração a origem de classes dos alunos, oferecendo conteúdos mais simples para os alunos das classes populares.

Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.

  • A.

    Organização do currículo; atendimento aos pais e gestão democrática.

  • B.

    Gestão democrática, resolução de conflitos entre professores e acompanhamento pedagógico aos alunos.

  • C.

    Resolução de conflitos entre alunos, atendimento aos pais e organização da disciplina escolar.

  • D.

    Organização do currículo, acompanhamento pedagógico aos alunos e sistematização da proposta curricular

  • E.

    Gestão democrática, organização do currículo e resolução de problemas do fluxo escolar.

Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:

  • A.

    resolver os conflitos entre professores e alunos.

  • B.

    distribuir as diferentes atividades no espaço escolar.

  • C.

    aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina.

  • D.

    incentivar a comunidade para exigir seus direitos.

  • E.

    organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado.

Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:

  • A.

    atender bem aos pais e responsáveis pelos alunos.

  • B.

    atualizar-se constantemente nas diversas áreas do conhecimento

  • C.

    procurar integrar os diferentes atores no projeto pedagógico

  • D.

    adequar o horário escolar às conveniências da maioria dos professores.

  • E.

    manter a harmonia no cotidiano escolar

Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:

  • A.

    A capacidade de se relacionar com a comunidade escolar.

  • B.

    A habilidade para a gerência escolar dinâmica

  • C.

    O aprofundamento nas diferentes áreas do saber.

  • D.

    A compreensão das dificuldades disciplinares dos alunos.

  • E.

    A concepção integrada do conhecimento e do currículo.

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