Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A partir da interdisciplinaridade e da contextualização, os componentes curriculares são:
dispensados em favor de uma proposta unificadora de currículo.
valorizados em suas especificidades.
redefinidos como algo transitório.
reaproveitados somente naquilo que é essencial para o aluno.
reconsiderados em sua origem epistemológica.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das principais aquisições pedagógicas introduzidas pela perspectiva sociointeracionista foi:
a noção de Zona de Progresso Relativo (ZPR) que indica quando o aluno não pode mais continuar no mesmo grupo classe porque se tornou muito "adiantado".
a noção de Professor Relativamente Competente (PRC) que mostrou que toda competência pedagógica é relativa ao meio cultural onde se exerce.
a noção de Zona Quase Total (ZQT) que mostra que a aprendizagem sofre uma profunda influência dos conflitos intra e extra-escolares.
a noção de Qualidade Social da Educação que mostra uma nova exigência de qualidade educacional relativa às aquisições sociais em um determinado momento histórico.
a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal que - de forma simples - representa a margem entre o que o educando sabe e aquilo que ele pode aprender com a ajuda de outra pessoa.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para trabalhar a partir da perspectiva da Pedagogia de Projetos, é necessário que o aluno seja considerado:
autônomo diante dos demais agentes escolares.
sujeito do seu processo de conhecimento.
responsável pela transformação da sociedade.
conhecedor das soluções dos problemas
dinâmico e idealizador.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:
privilegiamento da vontade e do ritmo do aluno na construção curricular.
uma mudança radical no currículo, impondo nova organização escolar
transformação metodológica das práticas curriculares.
reflexão sistemática sobre o processo de aprendizagem escolar.
adoção da perspectiva interdisciplinar de currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:
construir seu próprio conhecimento.
identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um.
perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida.
estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo
demonstrar interesse em conhecer novas realidades.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:
permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.
favorecer ao professor a metodologia de ensino.
aumentar a autonomia do professor e da sua disciplina.
possibilitar ao professor o conhecimento dos diferentes conteúdos ensinados aos alunos.
introduzir a perspectiva integrada do conhecimento.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Incluem em sua base comum nacional o incentivo ao desporto educacional e práticas desportivas não formais.
Devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada.
Autorizam e credenciam os estabelecimentos de ensino baixando normas gerais e específicas para seu funcionamento.
Incluem em sua parte diversificada, a partir do primeiro ano da educação básica, o ensino de uma língua estrangeira moderna.
Integram sua parte diversificada programas de aceleração de estudos para alunos da educação básica em atraso escolar.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Antônio Gramsci foi um grande nome do socialismo do século XX, preocupado com questões educacionais e escolares. Para este autor:
a escola faz parte da chamada "sociedade política" responsável pela manutenção da ordem e da repressão.
os professores são também "intelectuais" que podem trabalhar na construção de uma contra-hegemonia ética e cultural.
numa sociedade socialista verdadeira, a escola desapareceria para dar lugar a uma instituição que promovesse a liberdade e não o autoritarismo.
o modelo pedagógico socialista é completamente dialogal e conduzido inteiramente pelos educandos, onde o Estado não intervem e o professor é um simples "funcionário da revolução", cujo melhor exemplo é o educador soviético Anton Makarenko
socialismo e educação são coisas completamente separadas: a primeira é uma prática política e a segunda uma prática social
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:
Desenvolver uma relação afetiva com seus alunos deve ser um dos seus objetivos básicos do professor
A descrença do professor no progresso de seus alunos pode ampliar as dificuldades apresentadas por eles.
No trabalho educativo, aspectos cognitivos e afetivos do aluno são indissociáveis.
O rendimento dos alunos na escola é mais fortemente influenciado por fatores cognitivos do que afetivos.
O respeito mútuo, a confiança e a relação de afeto estabelecida entre professores e alunos são elementos fundamentais para a aprendizagem dos alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos anos 60, aqui em Pernambuco, foi criado o Movimento de Cultura Popular, desmantelado após o golpe militar de 1964. Sobre aquele movimento, podemos afirmar que:
visava eliminar a "cultura popular" -cultura dos dominados-, para colocar no lugar uma "cultura elaborada" e, assim, transformar as condições de vida do povo
teve em Wandenkok Wanderley, emérito educador e intelectual progressista, seu grande inspirador e primeiro dirigente
que o enunciado da questão está equivocado, pois o MCP esteve ligado, desde sua origem em 1962, à União Nacional dos Estudantes (UNE) sediada no Rio de Janeiro.
tinha como objetivo valorizar as manisfestações culturais populares e criar canais de expressão e consciência de sua riqueza e importância.
como se tratava de um movimento de artistas e intelectuais da classe média recifense, o povo viu com desconfiança o "movimento" e não aderiu à sua proposta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...