Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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A partir da interdisciplinaridade e da contextualização, os componentes curriculares são:

  • A.

    dispensados em favor de uma proposta unificadora de currículo.

  • B.

    valorizados em suas especificidades.

  • C.

    redefinidos como algo transitório.

  • D.

    reaproveitados somente naquilo que é essencial para o aluno.

  • E.

    reconsiderados em sua origem epistemológica.

Uma das principais aquisições pedagógicas introduzidas pela perspectiva sociointeracionista foi:

  • A.

    a noção de Zona de Progresso Relativo (ZPR) que indica quando o aluno não pode mais continuar no mesmo grupo classe porque se tornou muito "adiantado".

  • B.

    a noção de Professor Relativamente Competente (PRC) que mostrou que toda competência pedagógica é relativa ao meio cultural onde se exerce.

  • C.

    a noção de Zona Quase Total (ZQT) que mostra que a aprendizagem sofre uma profunda influência dos conflitos intra e extra-escolares.

  • D.

    a noção de Qualidade Social da Educação que mostra uma nova exigência de qualidade educacional relativa às aquisições sociais em um determinado momento histórico.

  • E.

    a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal que - de forma simples - representa a margem entre o que o educando sabe e aquilo que ele pode aprender com a ajuda de outra pessoa.

Para trabalhar a partir da perspectiva da Pedagogia de Projetos, é necessário que o aluno seja considerado:

  • A.

    autônomo diante dos demais agentes escolares.

  • B.

    sujeito do seu processo de conhecimento.

  • C.

    responsável pela transformação da sociedade.

  • D.

    conhecedor das soluções dos problemas

  • E.

    dinâmico e idealizador.

A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:

  • A.

    privilegiamento da vontade e do ritmo do aluno na construção curricular.

  • B.

    uma mudança radical no currículo, impondo nova organização escolar

  • C.

    transformação metodológica das práticas curriculares.

  • D.

    reflexão sistemática sobre o processo de aprendizagem escolar.

  • E.

    adoção da perspectiva interdisciplinar de currículo.

No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:

  • A.

    construir seu próprio conhecimento.

  • B.

    identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um.

  • C.

    perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida.

  • D.

    estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo

  • E.

    demonstrar interesse em conhecer novas realidades.

Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:

  • A.

    permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.

  • B.

    favorecer ao professor a metodologia de ensino.

  • C.

    aumentar a autonomia do professor e da sua disciplina.

  • D.

    possibilitar ao professor o conhecimento dos diferentes conteúdos ensinados aos alunos.

  • E.

    introduzir a perspectiva integrada do conhecimento.

Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

  • A.

    Incluem em sua base comum nacional o incentivo ao desporto educacional e práticas desportivas não formais.

  • B.

    Devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada.

  • C.

    Autorizam e credenciam os estabelecimentos de ensino baixando normas gerais e específicas para seu funcionamento.

  • D.

    Incluem em sua parte diversificada, a partir do primeiro ano da educação básica, o ensino de uma língua estrangeira moderna.

  • E.

    Integram sua parte diversificada programas de aceleração de estudos para alunos da educação básica em atraso escolar.

Antônio Gramsci foi um grande nome do socialismo do século XX, preocupado com questões educacionais e escolares. Para este autor:

  • A.

    a escola faz parte da chamada "sociedade política" responsável pela manutenção da ordem e da repressão.

  • B.

    os professores são também "intelectuais" que podem trabalhar na construção de uma contra-hegemonia ética e cultural.

  • C.

    numa sociedade socialista verdadeira, a escola desapareceria para dar lugar a uma instituição que promovesse a liberdade e não o autoritarismo.

  • D.

    o modelo pedagógico socialista é completamente dialogal e conduzido inteiramente pelos educandos, onde o Estado não intervem e o professor é um simples "funcionário da revolução", cujo melhor exemplo é o educador soviético Anton Makarenko

  • E.

    socialismo e educação são coisas completamente separadas: a primeira é uma prática política e a segunda uma prática social

Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:

  • A.

    Desenvolver uma relação afetiva com seus alunos deve ser um dos seus objetivos básicos do professor

  • B.

    A descrença do professor no progresso de seus alunos pode ampliar as dificuldades apresentadas por eles.

  • C.

    No trabalho educativo, aspectos cognitivos e afetivos do aluno são indissociáveis.

  • D.

    O rendimento dos alunos na escola é mais fortemente influenciado por fatores cognitivos do que afetivos.

  • E.

    O respeito mútuo, a confiança e a relação de afeto estabelecida entre professores e alunos são elementos fundamentais para a aprendizagem dos alunos.

Nos anos 60, aqui em Pernambuco, foi criado o Movimento de Cultura Popular, desmantelado após o golpe militar de 1964. Sobre aquele movimento, podemos afirmar que:

  • A.

    visava eliminar a "cultura popular" -cultura dos dominados-, para colocar no lugar uma "cultura elaborada" e, assim, transformar as condições de vida do povo

  • B.

    teve em Wandenkok Wanderley, emérito educador e intelectual progressista, seu grande inspirador e primeiro dirigente

  • C.

    que o enunciado da questão está equivocado, pois o MCP esteve ligado, desde sua origem em 1962, à União Nacional dos Estudantes (UNE) sediada no Rio de Janeiro.

  • D.

    tinha como objetivo valorizar as manisfestações culturais populares e criar canais de expressão e consciência de sua riqueza e importância.

  • E.

    como se tratava de um movimento de artistas e intelectuais da classe média recifense, o povo viu com desconfiança o "movimento" e não aderiu à sua proposta.

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