Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Leia as afirmativas abaixo, identificando se são verdadeiras ou falsas.

1. Na teoria de Piaget, a seqüência de estágios no desenvolvimento cognitivo é considerada invariável e universal.

2. Para Vygotsky, a fala tem um papel fundamental de organizadora da atividade prática e das funções humanas.

3. São conceitos importantes na teoria de Piaget: equilibração, adaptação, mediação, internalização, assimilação e acomodação.

Marque a alternativa que apresenta a ordem correta:

  • A.

    1-falsa, 2-verdadeira, 3-falsa

  • B.

    1-verdadeira, 2-falsa, 3-verdadeira

  • C.

    1-verdadeira, 2-falsa, 3-falsa

  • D.

    1-verdadeira, 2-verdadeira, 3-falsa

  • E.

    1-falsa, 2-falsa, 3-verdadeira

De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar

  • A.

    Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola.

  • B.

    Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor

  • C.

    A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo- emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta.

  • D.

    Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento.

  • E.

    A concepção ambientalista considera a hereditariedade como o único fator determinante do comportamento dos indivíduos.

Considerando os estágios piagetianos, associe uma coluna com a outra:

  • A.

    2,1,3,4

  • B.

    1,2,3,4

  • C.

    1,3,2,4

  • D.

    2,4,1,3

  • E.

    2,3,1,4

Assinale a resposta correta.

  • A.

    a perspectiva sócio-construtivista vê a aprendizagem como um momento em que o educando se envolve plenamente no seu próprio processo de construção de um conhecimento significativo e é resultado de verdadeiros "choques cognitivos" que o levam a superar e elaborar novas hipóteses.

  • B.

    toda aprendizagem implica a existência de três polos: o saber, o professor e o aluno, sendo que o saber é inegociável, o professor o elemento de transmissão do primeiro para o segundo e, finalmente, o aluno, que é o polo passivo do processo.

  • C.

    o professor é o principal e único responsável pelo processo pedagógico, pois se ele não ensina não há aprendizagem.

  • D.

    a perspectiva não-diretivista em educação foi defendida, no século XX, sobretudo pela Escola Nova; já os diretivistas adotaram a posição da escola tradicional, centrada no diretor de estabelecimento.

  • E.

    na verdade não há distinção entre "pedagogia progressista" e "pedagogia tradicional": em qualquer das duas o único problema é o de saber se o aluno aprende ou não.

No início dos 70, Paulo Freire compreendeu que uma das noções fundamentais de uma "pedagogia libertadora", como ele entendia, era a de "problematização". Isso queria dizer:

  • A.

    Transformar as coisas simples em "problemas", visando o desenvolvimento de uma pedagogia oprimida.

  • B.

    o questionamento sistemático da realidade com vistas a "desvelá-la" visando desenvolver a "consciência crítica".

  • C.

    fazer da escola um instrumento de resolução dos problemas sociais, visando a transformação da pedagogia.

  • D.

    fazer da pedagogia o meio de solução dos problemas pessoais dos oprimidos, visando libertá-los.

  • E.

    fazer a transição da consciência crítica –ou "consciência leve"- para a consciência ingênua, também chamada de "consciência pesada".

Entre as "novas competências requeridas para o ensino", o Professor Philippe Perrenoud enumera a de "trabalhar a partir das representações dos alunos". Isso por que:

  • A.

    dá-se a impressão de que o professor respeita o aluno, embora , de fato, o processo parta do zero.

  • B.

    é preciso dar a palavra ao aluno, por uma questão exclusivamente de promover a auto-estima.

  • C.

    como as representações dos alunos são influenciadas pelos meios de comunicação, o professor pode se situar na "realidade" dos alunos.

  • D.

    é uma forma de "recuperar a memória do tempo", colocar se no lugar dos aprendizes e poder imaginar o conhecimento já construído na mente do aluno.

  • E.

    é uma forma de democratizar a relação professor-aluno, já que, no fundo, eles são absolutamente iguais em direitos e deveres.

Nos anos 80 e parte dos 90, um intelectual que teve grande influência no debate pedagógico brasileiro foi o italiano Antônio Gramsci (1894-1938). Esta importância se deu por causa:

  • A.

    de sua idéia da escola como Aparelho Ideológico de Estado, denunciando o caráter opressivo da educação escolar.

  • B.

    da noção de "intelectual harmônico", preconizando uma educação ao mesmo tempo espiritual, corporal e intelectual

  • C.

    de seu projeto de "desescolarização radical da sociedade", pregando o fim do modelo escolar atual.

  • D.

    da idéia de "violência simbólica", mostrando que a escola veicula valores de uma classe e os impõe a outra

  • E.

    das idéias de "intelectual orgânico" e de "hegemonia" como formas estratégicas de criação de uma nova cultura política e ética, para o que a escola tinha um papel a exercer.

Um dos mais dramáticos problemas da educação escola brasileira é o chamado "fracasso escolar". Sobre ele, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Trata-se de uma estatística nacional a respeito da reprovação nas séries iniciais do ensino, que continua muito alta.

  • B.

    O fracasso escolar é o resultado exclusivo de condições sociais desfavorecidas, já que ele é desconhecido entre as classes mais abastadas da sociedade.

  • C.

    O conceito é relativo ao ideal de excelência escolar que cada sociedade se impõe, assim, podemos dizer que é a própria escola quem "produz" o fracasso.

  • D.

    O fracasso, numa educação liberal como a nossa, é de responsabilidade do indivíduo, já que o ensino é igual para todos (princípio republicano).

  • E. O fracasso pode ser maquiado através dos Ciclos de Aprendizagem que, aliás, foram criados com este objetivo.

A proposta curricular do estado de Pernambuco divide o processo de escolarização em ciclos de ensino. A que corresponde o 4° ciclo?

  • A.

    Ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a regularidade do conhecimento científico.

  • B.

    À especialização do conhecimento adquirido anteriormente, no ciclo de ampliação do conhecimento

  • C.

    À Identificação dos dados da realidade, onde ocorrem as primeiras aproximações com o esporte.

  • D.

    À organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades.

  • E.

    À confrontação dos elementos descoberto após a identificação dos dados da realidade.

Considerando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção:

  • A.

    os saberes docentes são reafirmados pois há uma visão única dos conhecimentos disciplinares.

  • B.

    não há mais diferenciação curricular entre os diversos componentes curriculares

  • C.

    a interdisciplinaridade valoriza a autonomia escolar perante o sistema de ensino.

  • D.

    há uma mudança curricular para expressar a proposta pedagógica construída coletivamente.

  • E.

    a cultura do aluno é confrontada com a cultura erudita.

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