Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

  • A.

    V, V, V, V, V, V, F, V.

  • B.

    V, V, F, V, V, F, V, F.

  • C.

    V, V, V, V, V, V, V, V

  • D.

    V, V, V, F, V, F, V, V.

  • E.

    V, F, V, V, V, V, F, V

No ato de planejar o ensino, inclusive do componente curricular Educação Física, três tipos de planos são clássicos: de curso, de unidade e de aula. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente os elementos didáticos que devem estar presentes em qualquer tipo de plano

  • A.

    Recursos, conteúdos, objetivos, metodologia e avaliação

  • B.

    Cronograma, bibliografia, dados de identificação e objetivo.

  • C.

    Conteúdo, estratégia, justificativa, material e introdução.

  • D.

    Objetivo geral, objetivo específico, estratégia, recurso e avaliação.

  • E.

    Dados de identificação, objetivo específico, assuntos estratégias e cronograma.

"Já tive, inclusive, o desprazer de ouvir a seguinte frase: 'quem sabe faz, quem não sabe ensina!'" (Paulo Rosas). A frase parece indicar que a atividade pedagógica pode ser exercida por qualquer um, mesmo aqueles que "nada sabem", ou que ensinar é uma questão apenas "teórica" dissociada da "prática". No entanto,

  • A.

    embora a frase seja chocante, ela revela uma realidade: a da ignorância de nossos professores em matéria pedagógica.

  • B.

    a prática pedagógica exige saberes específicos que não podem se limitar ao simples conteúdo: saberes didáticos, psicocognitivos, organizacionais, históricos, éticos.

  • C.

    a prática pedagógica é, na verdade, uma arte, e não pode ser circunscrita a uma "ciência da educação", que é disciplina objetiva.

  • D.

    o que está em jogo aqui é o problema das "competências" pedagógicas, sendo que a mais importante, diante do quadro social brasileiro, é o de controlador de disciplina que também pode ser exercido, como nos Estados Unidos, pelo "policial-pedagogo".

  • E.

    toda prática implica uma teoria, mas a Pedagogia é a única teoria que não corresponde precisamente a uma prática, mas a um conjunto de intenções.

"O erro é um momento da aprendizagem que deve estimular a reflexão" (Bernard Charlot). A frase, que parece estranha a uma certa concepção pedagógica e, sobretudo, a uma certa concepção de aprendizagem, significa que:

  • A.

    o professor deve aproveitar os erros que comete, na sala de aula, para refletir sobre sua "práxis", que é "ação e reflexão sobre a ação".

  • B.

    o "erro" significa, muitas vezes, a oportunidade para que o professor auxilie o aluno a refletir sobre a norma (lingüística ou outra), provocando um "conflito cognitivo" que o ajudará a reformular suas "hipóteses".

  • C.

    as pedagogias que apostam no erro, no fundo, promovem a ideologia da classe dominante, uma vez que, na escola dos favorecidos, o erro é sistematicamente corrigido e não um "estímulo à reflexão".

  • D.

    toda aprendizagem implica erros que devem ser corrigidos através de novas teorias pedagógicas.

  • E.

    toda reflexão bem conduzida também comete erros, sobretudo no campo pedagógico que é essencialmente experimental.

É comum ouvir-se, hoje, a afirmação de que "para que haja aprendizagem não basta que haja ensino". Isto significa que:

  • A.

    há professores que ensinam pessimamente, mas os alunos aprendem assim mesmo.

  • B.

    que o processo pedagógico pode prescindir do professor, que aos poucos está sendo substituído pelas novas tecnologias educacionais

  • C.

    que ensino e aprendizagem não têm uma relação entre si, tudo dependendo do "ambiente pedagógico" e das "engenharias didáticas".

  • D.

    a aprendizagem é um processo complexo que implica amplamente o investimento do próprio aluno e a adequação dos conteúdos ao desenvolvimento cognitivo do educando.

  • E.

    a afirmação não tem sentido, pois sempre que se ensina "algo" é porque este "algo" foi aprendido por alguém.

As alternativas abaixo apresentam considerações sobre a Avaliação Escolar no Processo de Construção do Conhecimento. Assinale a que está incorreta

  • A.

    É um processo em si mesmo, que busca o domínio da aprendizagem e as competências adquiridas.

  • B.

    Deve assumir um caráter coerente com a concepção que orienta a ação educativa

  • C.

    É considerado como elemento de diagnóstico permanente.

  • D.

    Os resultados da avaliação devem favorecer a reorganização do processo de ensino-aprendizagem.

  • E.

    Deve tornar-se uma situação de encontro entre o aluno e o objeto do conhecimento mediado pelo professor

A aula expositiva dialogada é ainda hoje muito utilizada pelos professores. ZÓBOLI (2004) nos apresenta alguns procedimentos que devemos considerar. Analise as afirmativas abaixo indicando (V) Verdadeiras e (F) Falsas

( ) Estabelecer claramente seus objetivos.

( ) Procurar manter os alunos numa atitude de reflexão.

( ) Explorar as vivências dos alunos para enriquecer a exposição.

( ) Utilizar uma linguagem, compatível com sua formação, afinal os alunos precisam aprender a falar

( ) Deve ser usada na educação infantil de modo prioritário.

Assinale a seqüência correta:

  • A.

    VVVFF

  • B.

    VVFFV

  • C.

    FVFVV

  • D.

    FFVVV

  • E.

    FVVVF

Um professor estabeleceu como um objetivo a ser atingido por seus alunos em geografia o seguinte: Conhecer a divisão político-administrativa e regional do Brasil Esse objetivo por ser amplo pouco pode auxiliar o professor na escolha das estratégias de ensino e na avaliação. Vamos ajudá-lo escolhendo a alternativa que traz a solução para sua prática nas afirmativas abaixo:

1. Definir os objetivos de forma mais específica.

2. Explicitar nos objetivos os comportamentos a serem demonstrados pelos alunos, como resultado das aprendizagens.

3. Formular objetivos explicitando os conhecimentos e as informações a serem adquiridas e habilidades a serem desenvolvidas.

4. Utilizar verbos que descrevam o comportamento do professor ao ensinar e os critérios da avaliação.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    somente as alternativas 1, 2 e 3 auxiliam a prática do professor.

  • B.

    somente as alternativas 1, 2 e 4 auxiliam a prática do professor

  • C.

    apenas a alternativa 4.

  • D.

    apenas a alternativa 3.

  • E.

    apenas a alternativa 2.

Dentre as afirmativas abaixo que tratam de questões relativas à aprendizagem, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Problemas na família do aluno, tais como: alcoolismo, má nutrição, ausência paterna ou violência familiar provocam, necessariamente, dificuldades de aprendizagem na escola

  • B.

    São características comuns do aluno com dificuldade de aprendizagem: nível de inteligência muito abaixo da média e deficiências de ordem visual ou auditiva.

  • C.

    Muitos problemas de aprendizagem poderiam ser chamados de problemas escolares já que resultam da má qualificação do professor, de dificuldades de relacionamento entre colegas ou mesmo da resistência às normas escolares

  • D.

    Cabe, exclusivamente, aos pais e especialistas a busca de soluções para as dificuldades de aprendizagem.

  • E.

    O aluno com dificuldade de aprendizagem é aquele que apresenta problemas em todas as áreas do conhecimento.

O texto, apresentado acima, refere-se:

  • A.

    à pedagogia de projetos.

  • B.

    ao conselho escolar.

  • C.

    à gestão escolar.

  • D.

    ao grêmio estudantil.

  • E.

    ao conselho de classe.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...