Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

Lista completa de Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos três elementos básicos como eixos da tarefa do professor?

  • A.

    Planejamento detalhado e rigoroso do ensino.

  • B.

    Observação e reflexão constante de e sobre o que acontece na aula.

  • C.

    Atuação diversificada e elástica em função tanto dos objetivos e do planejamento desenhado como da observação e da análise que vão sendo realizadas.

  • D.

    Despojamento do saber acumulado pelo professor e aluno.

Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:

  • A.

    O apoio propiciado ao aluno e à sua família.

  • B.

    A dinâmica familiar.

  • C.

    As possibilidades e pautas educacionais.

  • D.

    As orientações éticas e morais.

A formação continuada não tem como princípio:

  • A.

    O respeito aos saberes individuais e coletivos.

  • B.

    O acesso aos conhecimentos das diversas culturas.

  • C.

    A interação.

  • D.

    O atrelamento intelectual.

Assinale a alternativa incorreta. Para Stephen Perreault a educação da criança com deficiência visual deveria se desenvolver sempre:

  • A.

    Focalizando o futuro.

  • B.

    Idealizando um passado idílico.

  • C.

    Criando oportunidades baseadas nos sonhos da criança deficiente visual.

  • D.

    Criando oportunidades baseadas nos sonhos da família da criança deficiente visual.

A afirmação abaixo está:

Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.

  • A.

    Parcialmente correta, excluindo-se a menção ao progresso dos alunos.

  • B.

    Parcialmente correta, excetuando-se a menção às limitações dos alunos.

  • C.

    Totalmente correta.

  • D.

    Totalmente incorreta.

Para Piaget, o "ser social" de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma:

  • A.

    Recíproca.

  • B.

    Humilde.

  • C.

    Equilibrada.

  • D.

    Impositiva.

Para Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas:

  • A.

    Que exista um mínimo de estatísticas, de dados públicos, de transparência.

  • B.

    Que um número suficiente de pessoas pense que a desigualdade e o fracasso não são fatalidades.

  • C.

    Que a desigualdade atinja os alunos oriundos de setores privilegiados da sociedade.

  • D.

    Que as desigualdades sejam julgadas inaceitáveis.

A afirmação abaixo, para Perrenoud:

"Todas as crianças de seis anos que entram na primeira série da escola obrigatória estão igualmente desejosas e são capazes de aprender a ler e a escrever em um ano".

  • A.

    É falsa.

  • B.

    É verdadeira.

  • C.

    É a meta do ensino construtivista.

  • D.

    Deveria ser a meta do ensino tradicional.

Dos itens abaixo, assinale a alternativa correta:

I- Na medida em que os sentimentos e emoções são aspectos presentes na vida de todos os seres humanos, sua abordagem na escola faz com que o currículo torne-se mais contextualizado no cotidiano das pessoas, trazendo um novo sentido para a escola.

II- Ao trabalhar sentimentos, emoções e valores, perpassando os conteúdos tradicionais de matemática, língua, história, ciências e artes, estes passam a ter um novo significado, deixando de ser encarados como a "finalidade" da educação, e passando a ser compreendidos como um importante "meio"! para as pessoas conhecerem a si mesmas e o mundo em que vivem.

  • A.

    Ambos estão corretos.

  • B.

    Ambos estão incorretos.

  • C.

    Apenas I está correto.

  • D.

    Apenas II está correto

Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "Metodologia e Organização didática":

  • A.

    Organização.

  • B.

    Eliminação de critérios gerais de avaliação.

  • C.

    Introdução de objetivos específicos.

  • D.

    Introdução de objetivos complementares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...