Lista completa de Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos três elementos básicos como eixos da tarefa do professor?
Planejamento detalhado e rigoroso do ensino.
Observação e reflexão constante de e sobre o que acontece na aula.
Atuação diversificada e elástica em função tanto dos objetivos e do planejamento desenhado como da observação e da análise que vão sendo realizadas.
Despojamento do saber acumulado pelo professor e aluno.
Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
O apoio propiciado ao aluno e à sua família.
A dinâmica familiar.
As possibilidades e pautas educacionais.
As orientações éticas e morais.
A formação continuada não tem como princípio:
O respeito aos saberes individuais e coletivos.
O acesso aos conhecimentos das diversas culturas.
A interação.
O atrelamento intelectual.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa incorreta. Para Stephen Perreault a educação da criança com deficiência visual deveria se desenvolver sempre:
Focalizando o futuro.
Idealizando um passado idílico.
Criando oportunidades baseadas nos sonhos da criança deficiente visual.
Criando oportunidades baseadas nos sonhos da família da criança deficiente visual.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A afirmação abaixo está:
Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.
Parcialmente correta, excluindo-se a menção ao progresso dos alunos.
Parcialmente correta, excetuando-se a menção às limitações dos alunos.
Totalmente correta.
Totalmente incorreta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Piaget, o "ser social" de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma:
Recíproca.
Humilde.
Equilibrada.
Impositiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas:
Que exista um mínimo de estatísticas, de dados públicos, de transparência.
Que um número suficiente de pessoas pense que a desigualdade e o fracasso não são fatalidades.
Que a desigualdade atinja os alunos oriundos de setores privilegiados da sociedade.
Que as desigualdades sejam julgadas inaceitáveis.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A afirmação abaixo, para Perrenoud:
"Todas as crianças de seis anos que entram na primeira série da escola obrigatória estão igualmente desejosas e são capazes de aprender a ler e a escrever em um ano".
É falsa.
É verdadeira.
É a meta do ensino construtivista.
Deveria ser a meta do ensino tradicional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Dos itens abaixo, assinale a alternativa correta:
I- Na medida em que os sentimentos e emoções são aspectos presentes na vida de todos os seres humanos, sua abordagem na escola faz com que o currículo torne-se mais contextualizado no cotidiano das pessoas, trazendo um novo sentido para a escola.
II- Ao trabalhar sentimentos, emoções e valores, perpassando os conteúdos tradicionais de matemática, língua, história, ciências e artes, estes passam a ter um novo significado, deixando de ser encarados como a "finalidade" da educação, e passando a ser compreendidos como um importante "meio"! para as pessoas conhecerem a si mesmas e o mundo em que vivem.
Ambos estão corretos.
Ambos estão incorretos.
Apenas I está correto.
Apenas II está correto
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "Metodologia e Organização didática":
Organização.
Eliminação de critérios gerais de avaliação.
Introdução de objetivos específicos.
Introdução de objetivos complementares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...