Lista completa de Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Telma Weisz:
As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia.
As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados.
A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola.
As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:
Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por isso a competência não é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela decisão do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de consciência do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:
É a autonomia frente à política educacional.
É a capacidade de definir o currículo da escola.
É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.
Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:
Autonomia política.
Autonomia filosófica.
Autonomia didática.
Autonomia administrativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?
Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.
Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado.
Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma.
Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:
O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.
O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.
O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.
A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?
Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.
Ensinar exige risco.
Ensinar exige aceitação do novo.
Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta:
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso oral. Principalmente nos meios urbanos.
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso escrito. Principalmente nos meios rurais.
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto à construção do discurso oral como do discurso escrito, e principalmente nos meios urbanos.
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento, nos meios rurais e nos subúrbios, não está associado a nenhum discurso.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Na perspectiva educacional humanista, o professor deve ter as seguintes características, exceto:
Estar interessado em conduzir o trabalho pedagógico levando em conta as necessidades humanas básicas.
Ser respeitador do estilo próprio do educando, sendo de preferência receptivo e compreensivo mais do que intrusivo e condicionador.
Buscar levar, antes de tudo, à descoberta da identidade e vocação, à busca do seu conhecimento e à autorealização.
Propiciar condições para uma aprendizagem "extrínseca", que subordina a satisfação dos objetivos do aprendiz aos interesses do grupo em que ele se insere.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
No livro "Afetividade", o artigo de Ulisses F. Araújo lista três aspectos que, segundo ele, caracterizam bem a escola tradicional. Não é um deles:
Conteúdos dissociados da realidade e das necessidades dos alunos, voltados apenas para o desenvolvimento cognitivo.
Abordagem fragmentada do conhecimento.
Processo amplo de construção do conhecimento tendo o aluno como agente ativo no processo ensino aprendizagem.
Metodologias transmissivas e passividade do aluno / sujeito de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...