Questões de Pedagogia da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

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Para Telma Weisz:

  • A.

    As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia.

  • B.

    As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados.

  • C.

    A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola.

  • D.

    As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.

Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:

  • A.

    Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por isso a competência não é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • B.

    Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela decisão do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • C.

    Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de consciência do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • D.

    Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:

  • A.

    É a autonomia frente à política educacional.

  • B.

    É a capacidade de definir o currículo da escola.

  • C.

    É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.

  • D.

    Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.

Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:

  • A.

    Autonomia política.

  • B.

    Autonomia filosófica.

  • C.

    Autonomia didática.

  • D.

    Autonomia administrativa.

Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?

  • A.

    Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.

  • B.

    Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado.

  • C.

    Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma.

  • D.

    Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado.

Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:

  • A.

    O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.

  • B.

    O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.

  • C.

    O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.

  • D.

    A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.

Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?

  • A.

    Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.

  • B.

    Ensinar exige risco.

  • C.

    Ensinar exige aceitação do novo.

  • D.

    Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso oral. Principalmente nos meios urbanos.

  • B.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso escrito. Principalmente nos meios rurais.

  • C.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto à construção do discurso oral como do discurso escrito, e principalmente nos meios urbanos.

  • D.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento, nos meios rurais e nos subúrbios, não está associado a nenhum discurso.

Na perspectiva educacional humanista, o professor deve ter as seguintes características, exceto:

  • A.

    Estar interessado em conduzir o trabalho pedagógico levando em conta as necessidades humanas básicas.

  • B.

    Ser respeitador do estilo próprio do educando, sendo de preferência receptivo e compreensivo mais do que intrusivo e condicionador.

  • C.

    Buscar levar, antes de tudo, à descoberta da identidade e vocação, à busca do seu conhecimento e à autorealização.

  • D.

    Propiciar condições para uma aprendizagem "extrínseca", que subordina a satisfação dos objetivos do aprendiz aos interesses do grupo em que ele se insere.

No livro "Afetividade", o artigo de Ulisses F. Araújo lista três aspectos que, segundo ele, caracterizam bem a escola tradicional. Não é um deles:

  • A.

    Conteúdos dissociados da realidade e das necessidades dos alunos, voltados apenas para o desenvolvimento cognitivo.

  • B.

    Abordagem fragmentada do conhecimento.

  • C.

    Processo amplo de construção do conhecimento tendo o aluno como agente ativo no processo ensino aprendizagem.

  • D.

    Metodologias transmissivas e passividade do aluno / sujeito de aprendizagem.

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