Lista completa de Questões de Pedagogia da MULT-SAI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física.
Os alunos devem ser encaminhados para programas especiais de estimulação psicomotora que forneçam estímulos adequados para o desenvolvimento de suas destrezas corporais.
O professor deve restringir o enfoque competitivo das atividades, evitar as atitudes de discriminação entre os alunos e organizar aulas alegres e ricas em vivências diversificadas.
O professor deve selecionar modalidades esportivas desconhecidas (como o rugby ou o beisebol), pois a ausência de requisitos iniciais contribui para nivelar as possibilidades de participação dos alunos no jogo.
O professor deve oferecer aos alunos a opção de não participar da aula, envolvendo-os com outras atividades de apoio, como organização do material, arbitragem ou contagem de pontos.
Dadas as afirmativas abaixo, com relação a Mídia e a Educação, assinale a alternativa correta:
apenas as afirmativas 36.1, 36.2 e 36.5 estão corretas;
apenas as afirmativas 36.1, 36.3 e 36.4 estão corretas;
apenas as afirmativas 36.2, 36.3 e 36.4 estão corretas;
apenas a afirmativa 36.3 está correta.
De acordo com os novos paradigmas da avaliação, que tipo de atividade não coaduna com essa nova perspectiva:
observação;
atribuição de notas ou conceitos;
verificação continua das atividades em sala de aula;
auto-avaliação realizada pelo aluno.
Num debate sobra a homossexualidade, dois alunos não conseguiram ficar nos argumentos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais e insinuaram com ironia que havia um gay na classe. Diante da situação que postura a professora NÃO deve adotar:
apresentação de informações cientificas sempre que necessário sem emitir juízo;
qualquer dúvida, por mais simples que pareça, é relevante e pertinente;
o professor deve expor sua opinião ao final da discussão;o professor deve expor sua opinião ao final da discussão;
manter-se fora da discussão e, estimular a turma a debater outro assunto.
Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se refere a capacidade que a criança tem de solucionar situações conflitantes independente:
sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;
apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas;
quando seu desenvolvimento mental estiver completo;
antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.
"Até cerca de sete anos a criança, permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de 'experiências mentais' que prolongam, assim, os esquemas senso-motores sem coordenação propriamente racional".
Qual a abordagem que o texto faz parte?
Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky;
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;
Teoria da Psicanálise de Freud;
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.
Questões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras".
Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção:
transmissão de informações;
aprendizagens significativas;
transformação social;
dialogicidade;
Líbâneo em seu livro Didática aborda a questão da tarefa de casa. Segundo o autor:
a tarefa de casa exerce uma função social, pois através dela os pais tomam contato com o trabalho realizado na escola;
a tarefa de casa é um instrumento ineficaz, pois não há um controle sobre a sua realização em casa;
em geral, enfatiza a memorização e repetição, sem promover uma construção significativa por parte do aluno;
não tem relação com as atividades desenvolvidas em sala e, não atende as expectativas.
Jacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO:
aprender a conhecer;
aprender a fazer;
aprender a viver individualmente;
aprender a ser.
Ementrevista a Revista Presença Pedagógica de jan/fev, 1995, Paulo Freire declara que "a gente descobriu, finalmente, que, se a educação reproduz, ela não faz só reprodução. Essa é outra tarefa do educador progressista que não se converteu ao discurso neoliberal: desmitologizar a reprodução.
De acordo com o trecho acima, está se referindo a tendência pedagógica:
Pedagogia Renovada;
Pedagogia Libertadora;
Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos;
Pedagogia Liberal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...