Questões de Pedagogia da MULT-SAI

Lista completa de Questões de Pedagogia da MULT-SAI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física.

  • A.

    Os alunos devem ser encaminhados para programas especiais de estimulação psicomotora que forneçam estímulos adequados para o desenvolvimento de suas destrezas corporais.

  • B.

    O professor deve restringir o enfoque competitivo das atividades, evitar as atitudes de discriminação entre os alunos e organizar aulas alegres e ricas em vivências diversificadas.

  • C.

    O professor deve selecionar modalidades esportivas desconhecidas (como o rugby ou o beisebol), pois a ausência de requisitos iniciais contribui para nivelar as possibilidades de participação dos alunos no jogo.

  • D.

    O professor deve oferecer aos alunos a opção de não participar da aula, envolvendo-os com outras atividades de apoio, como organização do material, arbitragem ou contagem de pontos.

Dadas as afirmativas abaixo, com relação a Mídia e a Educação, assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas as afirmativas 36.1, 36.2 e 36.5 estão corretas;

  • B.

    apenas as afirmativas 36.1, 36.3 e 36.4 estão corretas;

  • C.

    apenas as afirmativas 36.2, 36.3 e 36.4 estão corretas;

  • D.

    apenas a afirmativa 36.3 está correta.

De acordo com os novos paradigmas da avaliação, que tipo de atividade não coaduna com essa nova perspectiva:

  • A.

    observação;

  • B.

    atribuição de notas ou conceitos;

  • C.

    verificação continua das atividades em sala de aula;

  • D.

    auto-avaliação realizada pelo aluno.

Num debate sobra a homossexualidade, dois alunos não conseguiram ficar nos argumentos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais e insinuaram com ironia que havia um gay na classe. Diante da situação que postura a professora NÃO deve adotar:

  • A.

    apresentação de informações cientificas sempre que necessário sem emitir juízo;

  • B.

    qualquer dúvida, por mais simples que pareça, é relevante e pertinente;

  • C.

    o professor deve expor sua opinião ao final da discussão;o professor deve expor sua opinião ao final da discussão;

  • D.

    manter-se fora da discussão e, estimular a turma a debater outro assunto.

Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se refere a capacidade que a criança tem de solucionar situações conflitantes independente:

  • A.

    sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;

  • B.

    apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas;

  • C.

    quando seu desenvolvimento mental estiver completo;

  • D.

    antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.

"Até cerca de sete anos a criança, permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de 'experiências mentais' que prolongam, assim, os esquemas senso-motores sem coordenação propriamente racional".

 Qual a abordagem que o texto faz parte?

  • A.

    Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky;

  • B.

    Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;

  • C.

    Teoria da Psicanálise de Freud;

  • D.

    Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.

Questões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras".

 Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção:

  • A.

    transmissão de informações;

  • B.

    aprendizagens significativas;

  • C.

    transformação social;

  • D.

    dialogicidade;

Líbâneo em seu livro Didática aborda a questão da tarefa de casa. Segundo o autor:

  • A.

    a tarefa de casa exerce uma função social, pois através dela os pais tomam contato com o trabalho realizado na escola;

  • B.

    a tarefa de casa é um instrumento ineficaz, pois não há um controle sobre a sua realização em casa;

  • C.

    em geral, enfatiza a memorização e repetição, sem promover uma construção significativa por parte do aluno;

  • D.

    não tem relação com as atividades desenvolvidas em sala e, não atende as expectativas.

Jacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO:

  • A.

    aprender a conhecer;

  • B.

    aprender a fazer;

  • C.

    aprender a viver individualmente;

  • D.

    aprender a ser.

Ementrevista a Revista Presença Pedagógica de jan/fev, 1995, Paulo Freire declara que "a gente descobriu, finalmente, que, se a educação reproduz, ela não faz só reprodução. Essa é outra tarefa do educador progressista que não se converteu ao discurso neoliberal: desmitologizar a reprodução.

  De acordo com o trecho acima, está se referindo a tendência pedagógica:

 

  • A.

    Pedagogia Renovada;

  • B.

    Pedagogia Libertadora;

  • C.

    Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos;

  • D.

    Pedagogia Liberal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...