Questões de Pedagogia da MULT-SAI

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A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo. NÃO caracteriza essa concepção:

  • A.

    memorização da informação necessária para as provas ou exames; ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias;

  • B.

    ter conhecimentos conceituais prévios organizados, pertinentes e relevantes, com os quais conectar a nova informação objeto de aprendizagem;

  • C.

    ter inclinação para acreditar que o avanço na construção das próprias idéias e conceitos deve-se ao esforço pessoal;

  • D.

    o professor se torna um participante ativo no processo de construção de conhecimento, cujo centro não é a mátria, mas o aluno e a aluna que atuam sobre o conteúdo que deve aprender.

Questões de 11 a 20 = Didática.

NÃO faz parte de um Projeto Político Pedagógico:

  • A.

    uma ação efêmera sem nenhuma precisão de data ou duração;

  • B.

    um conjunto de objetivos concretos e realistas;

  • C.

    um conjunto de ações concebidas para os alunos e, se possível, com eles;

  • D.

    a colocação em prática dos objetivos nacionais, levando em conta as situações locais e as necessidades especificas da clientela.

Questões de 11 a 20 = Didática.

O Projeto Político Pedagógico é objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições sociais, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O Projeto Político Pedagógico é:

  • A.

    A adequação das práticas pedagógicas à Legislação Educacional Vigente;

  • B.

    Planejamento administrativo de destinação de verba escolar, no interior da escola;

  • C.

    um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade;

  • D.

    Elaboração de metas e estratégias pela equipe gestora.

"A inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilegio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós" (Maria Tereza Égler Mantoa – Entrevista dada a Revista Nova Escola – maio/2005). Sobre a inclusão:

São corretos apenas:

  • A.

    7.1 e 37.2;

  • B.

    37.2 e 37.4;

  • C.

    37.1 e 37.3;

  • D.

    37.3 e 37.4.

Nos Parâmetros Curriculares, a educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Assim, que situação representaria a ênfase na diversidade:

  • A.

    levar em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno;

  • B.

    a criação de um clima favorável a esse aprendizado depende do compromisso do professor em aceitar contribuições dos alunos;

  • C.

    atuação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos, valoriza suas experiências, seus conhecimentos prévios;

  • D.

    uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.

De acordo com Bassedas, Huguet e Solé, o jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Dentre tais benefícios, tem-se:

De acordo com as assertivas:

  • A.

    24.1 e 24.2 são verdadeiras;

  • B.

    apenas a 24.3 é verdadeira;

  • C.

    24.1 e 24.4 são falsas;

  • D.

    24.3 e 24.4 são verdadeiras.

Questões de 11 a 20 = Didática.

Em entrevista sobre a Avaliação à Revista Nova Escola, Cipriano Carlos Luckesi pontua que "hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos".

Que tipo de Avaliação retrata o texto:

  • A.

    integrada;

  • B.

    tradicional;

  • C.

    contínua;

  • D.

    prognostica.

Questões de 11 a 20 = Didática.

Dentre as alternativas apresentadas, qual delas NÃO é característica da avaliação escolar:

  • A.

    Mensurar os conceitos apreendidos pelos alunos ao final de cada bimestre;

  • B.

    Refletir a unidade objetivos-conteúdos-métodos;

  • C.

    Ajudar na autopercepção do professor;

  • D.

    Possibilidade de revisar o plano de ensino.

Questões de 11 a 20 = Didática.

"A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. Às vezes são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral".

 De acordo com as Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática, de que tendência pedagógica é o conceito acima descrito:

  • A.

    Tecnicismo Educacional;

  • B.

    Pedagogia Tradicional;

  • C.

    Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos;

  • D.

    Pedagogia Renovada.

Questões de 11 a 20 = Didática.

Sobre o conceito de Didática, pode-se dizer que sua finalidade é:

  • A.

    estudar a eficiência do ensino;

  • B.

    refletir em torno das teorias educacionais, indagando em que consiste o ato educativo;

  • C.

    converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos;

  • D.

    estudar a educação como processo social e ajudar os professores a reconhecerem as relações de trabalho docente e a sociedade.

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