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A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo. NÃO caracteriza essa concepção:
memorização da informação necessária para as provas ou exames; ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias;
ter conhecimentos conceituais prévios organizados, pertinentes e relevantes, com os quais conectar a nova informação objeto de aprendizagem;
ter inclinação para acreditar que o avanço na construção das próprias idéias e conceitos deve-se ao esforço pessoal;
o professor se torna um participante ativo no processo de construção de conhecimento, cujo centro não é a mátria, mas o aluno e a aluna que atuam sobre o conteúdo que deve aprender.
Questões de 11 a 20 = Didática.
NÃO faz parte de um Projeto Político Pedagógico:
uma ação efêmera sem nenhuma precisão de data ou duração;
um conjunto de objetivos concretos e realistas;
um conjunto de ações concebidas para os alunos e, se possível, com eles;
a colocação em prática dos objetivos nacionais, levando em conta as situações locais e as necessidades especificas da clientela.
Questões de 11 a 20 = Didática.
O Projeto Político Pedagógico é objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições sociais, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O Projeto Político Pedagógico é:
A adequação das práticas pedagógicas à Legislação Educacional Vigente;
Planejamento administrativo de destinação de verba escolar, no interior da escola;
um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade;
Elaboração de metas e estratégias pela equipe gestora.
"A inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilegio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós" (Maria Tereza Égler Mantoa – Entrevista dada a Revista Nova Escola – maio/2005). Sobre a inclusão:
São corretos apenas:
7.1 e 37.2;
37.2 e 37.4;
37.1 e 37.3;
37.3 e 37.4.
Nos Parâmetros Curriculares, a educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Assim, que situação representaria a ênfase na diversidade:
levar em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno;
a criação de um clima favorável a esse aprendizado depende do compromisso do professor em aceitar contribuições dos alunos;
atuação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos, valoriza suas experiências, seus conhecimentos prévios;
uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
De acordo com Bassedas, Huguet e Solé, o jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Dentre tais benefícios, tem-se:
De acordo com as assertivas:
24.1 e 24.2 são verdadeiras;
apenas a 24.3 é verdadeira;
24.1 e 24.4 são falsas;
24.3 e 24.4 são verdadeiras.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Em entrevista sobre a Avaliação à Revista Nova Escola, Cipriano Carlos Luckesi pontua que "hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos".
Que tipo de Avaliação retrata o texto:
integrada;
tradicional;
contínua;
prognostica.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Dentre as alternativas apresentadas, qual delas NÃO é característica da avaliação escolar:
Mensurar os conceitos apreendidos pelos alunos ao final de cada bimestre;
Refletir a unidade objetivos-conteúdos-métodos;
Ajudar na autopercepção do professor;
Possibilidade de revisar o plano de ensino.
Questões de 11 a 20 = Didática.
"A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. Às vezes são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral".
De acordo com as Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática, de que tendência pedagógica é o conceito acima descrito:
Tecnicismo Educacional;
Pedagogia Tradicional;
Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos;
Pedagogia Renovada.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Sobre o conceito de Didática, pode-se dizer que sua finalidade é:
estudar a eficiência do ensino;
refletir em torno das teorias educacionais, indagando em que consiste o ato educativo;
converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos;
estudar a educação como processo social e ajudar os professores a reconhecerem as relações de trabalho docente e a sociedade.
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