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possibilidade de uma nova organização do trabalho pedagógico, que permite uma nova apreensão dos saberes, não mais marcado pela absoluta compartimentalização estanques das disciplinas, mas permitindo uma comunicação entre os compartimentos disciplinares, denomina-se de:
transversalidade;
disciplinaridade;
interdisciplinaridade;
pluridisciplinaridade<;/p>
Dentre as abordagens da aprendizagem que podem constituir na didática em sala de aula, qual delas considera que ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas. As condutas esperadas dos alunos são instaladas e mantidas por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: elogios, graus, notas, prêmios, etc.
abordagem cognitivista;
abordagem tradicional;
abordagem comportamentalista;
abordagem sociocultural.
No ensino da Geografia, que atividade atende as novas perspectivas dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
estudo descritivo dos conteúdos da geografia, enfatizando os aspectos físicos, paisagens da área;
memorização dos principais aspectos físicos da geografia, sobretudo, a geografia mundial;
uso do livro didático de Geografia, com aulas expositivas e orientação do professor;
os alunos começam sua pesquisa a partir de observações do próprio cotidiano, sobre como o bairro em que vivem é organizado, quais os trajetos que percorrem.
Sobre os conhecimentos cientifico e cotidiano no ensino das ciências, a postura da escola dever seguir orientações, EXCETUANDO:
a escola deve propiciar outras formas de conhecimento, além do cientifico;
o conhecimento cientifico deve prevalecer sobre as demais formas de conhecimento;
a tarefa da escola é aproximar os conceitos científicos dos conhecimentos prévios, das características dos alunos e sua capacidade de raciocínio;
o conhecimento cientifico deve ser socializado pela escola, desde dos primeiros anos de escolarização.
O estudo da Matemática, de acordo com os PCN's do Ensino Fundamental, a matemática deve ser vista como:
organização de conteúdos deve ter como critério único a lógica interna da Matemática;
o significado da Matemática para o aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano;
tratamento dos conteúdos em compartimentos estanques e numa rígida sucessão;
A atividade matemática escolar deve ser pronta e definitiva.
NÃO faz parte das funções do planejamento escolar:
assegurar a unidade e coerência do trabalho docente;
prever objetivos, conteúdos e métodos a partir das exigências postas pela realidade social;
expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional;
relacionar as atividades e projetos desenvolvidos pelo professor para a análise da coordenação pedagógica.
Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".
Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:
atribuições de rótulos de acordo com as características individuais;
apreciação quantitativa do rendimento escolar;
gestão das aprendizagens dos alunos;
comparação dos avanços entre os alunos.
Luiza Tavares, diretora do Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Rio de Janeiro, envolveu os professores e alunos em questões ligadas à aprendizagem. "Era necessário melhorar a leitura e a escrita e os conhecimentos em Matemática de uma boa parte dos estudantes. Ao mesmo tempo precisávamos motivar os que já tinham adquirido essas habilidades", afirma. A saída foi elaborar, coletivamente, um projeto de monitoria.
A ação da diretora tem natureza:
co-gestão, baseia-se no principio da participação;
administrativa, que repousa sempre sobre o principio da autoridade;
autogestão, consiste na ausência de autoridade, com os grupo autônomos;
subordinação, com observância a hierarquia.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Para o Planejamento requer-se do professor:
Cumprimento dos objetivos apresentados nos programas oficiais;
Inalterabilidade do Programa elaborado, alcançando, assim, os conteúdos definidos;
Definição de um único método de ensino e procedimento didático;
Conhecimento dos programas oficiais para adequá-los às necessidades reais da escola e da turma de alunos.
De acordo com os princípios que regem o processo de avaliação educacional aplicados à educação física escolar, assinale a opção correta.
Na avaliação das aulas de educação física, não é necessário fazer-se a diferenciação entre medir e avaliar, pois, na prática, essas ações significam a mesma coisa.
A avaliação educacional, em uma perspectiva mais abrangente, deve estar centrada na congruência entre objetivos estabelecidos previamente e resultados obtidos ao final do processo educativo.
Na avaliação educacional, vista como uma forma eficaz de se obter subsídios para a tomada de decisões, não se consideram os aspectos imprevistos, que sequer foram imaginados no momento do planejamento.
É possível considerar que, em alguns casos, a obtenção de resultados insatisfatórios na educação física escolar redunda do mau uso que se faz das alternativas de avaliação.
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