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Sobre o currículo é INCORRETO afirmar que:
é elemento imprescindível para compreender o que costumamos chamar de prática pedagógica;
é um enfoque puramente economicista para compreender o poder reprodutor da educação;
está estreitamente relacionado com o conteúdo da profissionalização dos docentes;
se entrecruzam componentes e determinações muito diversas: pedagógicas, políticas, práticas administrativas, de controle sobre o sistema escolar, de inovação pedagógica.
"Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo a opção por um referencial teórico que o sustente" (Veiga, 1995, p. 26). Desse modo, o currículo escolar deve ser:
historicamente situado e culturalmente determinado;
mera simplificação do conhecimento cientifico, adequada a faixa etária e aos interesses dos alunos;
definida as delimitações das diferentes disciplinas curriculares, segmentalizando-as;
orientação para a organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.
"O conjunto de normas e valores implícitos nas atividades escolares, porém não mencionados pelos professores ou não intencionalmente buscados por eles. São, portanto, aprendizagens ou efeitos de aprendizagens não intencionais que se dão como resultado certos elementos presentes no ambiente da escola". O texto faz menção ao:
currículo vazio;
currículo oficial;
currículo explícito;
currículo oculto.
Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil assinale a alternativa que prevê um dos objetivos da Educação Infantil:
perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvimento e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bemestar;
posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
São princípios norteadores da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO:
o direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade;
o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
Sobre a didática, o referido método de ensino é uma forma de representar fenômenos e processos que ocorrem na realidade. Ela se dá seja através de explicações em um estudo do meio, seja através de explicação coletiva de um fenômeno.
► O trecho acima, é:
exemplificação;
demonstração;
exposição verbal;
ilustração.
"O avanço do Capitalismo monopolista já oferece condições à política educacional de acionar um novo mecanismo de recomposição de hegemonia: os meios de comunicação de massa e as tecnologias de ensino".
A partir da Leitura do trecho acima, a que tendência pedagógica se refere:
concepção humanista tradicional;
concepção humanista moderna;
concepção dialética;
concepção analítica.
São características de um bom gestor, EXCETO:
participar do planejamento e fazer o acompanhamento do trabalho docente;
estar sempre preocupado com os resultados da aprendizagem;
concentrar as decisões em sua figura;
manter as questões administrativas em dia.
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