Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao término da reunião pedagógica, é fundamental que o Orientador Pedagógico faça a leitura da ata da reunião.
Esse registro tem a vantagem de:
I - apontar quem faltou à reunião para levar ao conhecimento do diretor da escola;
II - garantir a memória da discussão coletiva e a história da participação do grupo;
III - apresentar a produtividade, no final do mês, ao diretor financeiro da escola;
IV - garantir o vigor da reunião e qualificar o trabalho coletivo, ao registrar o conteúdo das decisões tomadas.
Assinale as afirmativas corretas:
I e II, apenas;
II e III, apenas;
III e IV, apenas;
I e IV, apenas;
II e IV, apenas.
Quando a escola propõe a criação dos Conselhos de Classe, define o propósito de:
reunir os professores somente para discutir as necessidades de material audiovisual da escola;
apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;
apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;
indicar os alunos faltosos e adotar procedimentos para que a escola os elimine;
discutir casos concretos do dia-a-dia de sala de aula, com suas contradições e desafios.
É com a diversidade cultural que o Orientador Pedagógico se defronta e deve trabalhar. O grupo de professores é seu foco de atuação na escola e lidar com ele implica em:
considerar suas especificidades, identificando suas demandas e promovendo ações para atendê-las.
distinguir, na prática escolar, os que são mais habilitados dos menos habilitados, excluindo estes últimos;
conduzir o grupo para a configuração, na escola, de turmas homogêneas e iguais;
praticar uma orientação voltada para os mais capazes, em detrimento dos demais;
reproduzir a dominação existente na sociedade, valorizando os professores que pensam como ele.
Sobre a atuação do Orientador Pedagógico avalie as afirmativas a seguir:
I - cria as condições necessárias para a reflexão teórica sobre a prática pedagógica e as trocas de experiências.
II - organiza as atividades de cada turno escolar, vigiando a entrada e a saída dos alunos.
III - acompanha a leitura e o debate dos estudos e das pesquisas sobre a prática pedagógica.
IV - atua no intercâmbio entre os gestores e as instâncias centrais do sistema de ensino e da política educacional.
V - observa e analisa os problemas e as soluções comuns.
Assinale as afirmativas corretas:
I, II e IV, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, III e V, apenas;
III, IV e V, apenas;
I, IV e V, apenas.
Sobre a ação do Orientador Pedagógico na elaboração de currículos e programas, assinale a afirmativa errada:
acompanha a atualização pedagógica e normativa, com especial atenção, aos fundamentos;
cria oportunidades de estudo e interlocução dos professores que desenvolvem um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis escolares;
organiza reuniões periódicas para a reavaliação do currículo e dos programas;
propicia oportunidades de estudo e decisões coletivas sobre material didático;
escolhe, junto com os professores, o aluno que fará a interlocução entre a turma e o Orientador Pedagógico.
O Orientador Pedagógico deve entender a relevância do debate sobre disciplina escolar para construir o ideal democrático de respeito mútuo e de reciprocidade. Entender esse papel, de forma dialética, significa:
coordenar e mediar os grupos de alunos indisciplinados para alcançar a consciência necessária aos ajustes escolares;
exercer um controle sobre as regras estabelecidas e manter uma permanente observação para favorecer as relações internas;
acreditar que os princípios da escola sejam respeitados em função da cultura interna da escola sob a forma de um ideário educacional trabalhado pelos professores;
tornar claras as regras com os agentes educativos para organizar um organograma da hierarquia escolar;
buscar transformações dentro da escola e fazer com que os alunos sintam a importância do respeito e não a mera obediência às regras.
O Orientador Pedagógico tem por função classificar ou reclassificar um aluno que solicite matrícula e que necessita ser alocado em um ano letivo compatível com sua aprendizagem. Diante de uma solicitação de matrícula por um aluno que não apresenta escolaridade comprovada, por não ter cursado o ensino regular, como deverá ser a matrícula deste aluno?
matrícula renovada com classificação;
matrícula nova;
matrícula nova com classificação;
matrícula renovada com reclassificação;
matrícula por transferência com classificação.
Os critérios de avaliação escolar devem estar definidos, obrigatoriamente, no (s):
documentos escolares;
plano de curso;
regimento escolar;
exercícios dos alunos;
contratos de serviços.
O papel do Orientador Pedagógico é produzir mudanças na prática pedagógica. Essas mudanças abrangem as condições objetivas e as condições subjetivas, sem as separar. Entre as condições subjetivas, presentes na ação orientadora, destacamse as dimensões atitudinal, procedimental e conceitual
Está correta a opção:
1-1-1-2 -2-3-2;
2 -1-1-3-3-2- 1;
1-2-1-2-2-3-3;
3 –3-2-2-1-1-3;
1-2-3-1-2-3-1.
A Orientadora Pedagógica para investigar o nível de aceitação dos grupos de estudo fez a seguinte solicitação:
Prezado(a) colega: opine sobre nosso grupo de estudo, se ele atendeu às suas expectativas. Assinale uma das respostas: SIM – ÀS VEZES - NÃO.
A Orientadora tabulou os dados e os representou no gráfico abaixo.
A partir do gráfico, assinale a resposta correta:
50% responderam que às vezes suas expectativas foram atendidas;
mais de 50% disseram que as expectativas foram atendidas;
menos de 20% apontaram um ótimo grau de satisfação;
cerca de 10% indicaram um bom nível de satisfação;
todos responderam que, de uma forma ou de outra, o grupo de estudo satisfez às expectativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...