Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao término da reunião pedagógica, é fundamental que o Orientador Pedagógico faça a leitura da ata da reunião.

Esse registro tem a vantagem de:

I - apontar quem faltou à reunião para levar ao conhecimento do diretor da escola;
II - garantir a memória da discussão coletiva e a história da participação do grupo;
III - apresentar a produtividade, no final do mês, ao diretor financeiro da escola;
IV - garantir o vigor da reunião e qualificar o trabalho coletivo, ao registrar o conteúdo das decisões tomadas.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    III e IV, apenas;

  • D.

    I e IV, apenas;

  • E.

    II e IV, apenas.

Quando a escola propõe a criação dos Conselhos de Classe, define o propósito de:

  • A.

    reunir os professores somente para discutir as necessidades de material audiovisual da escola;

  • B.

    apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;

  • C.

    apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;

  • D.

    indicar os alunos faltosos e adotar procedimentos para que a escola os elimine;

  • E.

    discutir casos concretos do dia-a-dia de sala de aula, com suas contradições e desafios.

É com a diversidade cultural que o Orientador Pedagógico se defronta e deve trabalhar. O grupo de professores é seu foco de atuação na escola e lidar com ele implica em:

  • A.

    considerar suas especificidades, identificando suas demandas e promovendo ações para atendê-las.

  • B.

    distinguir, na prática escolar, os que são mais habilitados dos menos habilitados, excluindo estes últimos;

  • C.

    conduzir o grupo para a configuração, na escola, de turmas homogêneas e iguais;

  • D.

    praticar uma orientação voltada para os mais capazes, em detrimento dos demais;

  • E.

    reproduzir a dominação existente na sociedade, valorizando os professores que pensam como ele.

Sobre a atuação do Orientador Pedagógico avalie as afirmativas a seguir:

I - cria as condições necessárias para a reflexão teórica sobre a prática pedagógica e as trocas de experiências.
II - organiza as atividades de cada turno escolar, vigiando a entrada e a saída dos alunos.
III - acompanha a leitura e o debate dos estudos e das pesquisas sobre a prática pedagógica.
IV - atua no intercâmbio entre os gestores e as instâncias centrais do sistema de ensino e da política educacional.
V - observa e analisa os problemas e as soluções comuns.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e IV, apenas;

  • B.

    II, III e IV, apenas;

  • C.

    I, III e V, apenas;

  • D.

    III, IV e V, apenas;

  • E.

    I, IV e V, apenas.

Sobre a ação do Orientador Pedagógico na elaboração de currículos e programas, assinale a afirmativa errada:

  • A.

    acompanha a atualização pedagógica e normativa, com especial atenção, aos fundamentos;

  • B.

    cria oportunidades de estudo e interlocução dos professores que desenvolvem um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis escolares;

  • C.

    organiza reuniões periódicas para a reavaliação do currículo e dos programas;

  • D.

    propicia oportunidades de estudo e decisões coletivas sobre material didático;

  • E.

    escolhe, junto com os professores, o aluno que fará a interlocução entre a turma e o Orientador Pedagógico.

O Orientador Pedagógico deve entender a relevância do debate sobre disciplina escolar para construir o ideal democrático de respeito mútuo e de reciprocidade. Entender esse papel, de forma dialética, significa:

  • A.

    coordenar e mediar os grupos de alunos indisciplinados para alcançar a consciência necessária aos ajustes escolares;

  • B.

    exercer um controle sobre as regras estabelecidas e manter uma permanente observação para favorecer as relações internas;

  • C.

    acreditar que os princípios da escola sejam respeitados em função da cultura interna da escola sob a forma de um ideário educacional trabalhado pelos professores;

  • D.

    tornar claras as regras com os agentes educativos para organizar um organograma da hierarquia escolar;

  • E.

    buscar transformações dentro da escola e fazer com que os alunos sintam a importância do respeito e não a mera obediência às regras.

O Orientador Pedagógico tem por função classificar ou reclassificar um aluno que solicite matrícula e que necessita ser alocado em um ano letivo compatível com sua aprendizagem. Diante de uma solicitação de matrícula por um aluno que não apresenta escolaridade comprovada, por não ter cursado o ensino regular, como deverá ser a matrícula deste aluno?

  • A.

    matrícula renovada com classificação;

  • B.

    matrícula nova;

  • C.

    matrícula nova com classificação;

  • D.

    matrícula renovada com reclassificação;

  • E.

    matrícula por transferência com classificação.

Os critérios de avaliação escolar devem estar definidos, obrigatoriamente, no (s):

  • A.

    documentos escolares;

  • B.

    plano de curso;

  • C.

    regimento escolar;

  • D.

    exercícios dos alunos;

  • E.

    contratos de serviços.

O papel do Orientador Pedagógico é produzir mudanças na prática pedagógica. Essas mudanças abrangem as condições objetivas e as condições subjetivas, sem as separar. Entre as condições subjetivas, presentes na ação orientadora, destacamse as dimensões atitudinal, procedimental e conceitual

Está correta a opção:

  • A.

    1-1-1-2 -2-3-2;

  • B.

    2 -1-1-3-3-2- 1;

  • C.

    1-2-1-2-2-3-3;

  • D.

    3 –3-2-2-1-1-3;

  • E.

    1-2-3-1-2-3-1.

A Orientadora Pedagógica para investigar o nível de aceitação dos grupos de estudo fez a seguinte solicitação:

Prezado(a) colega: opine sobre nosso grupo de estudo, se ele atendeu às suas expectativas. Assinale uma das respostas: SIM – ÀS VEZES - NÃO.

A Orientadora tabulou os dados e os representou no gráfico abaixo.

 

A partir do gráfico, assinale a resposta correta:

  • A.

    50% responderam que às vezes suas expectativas foram atendidas;

  • B.

    mais de 50% disseram que as expectativas foram atendidas;

  • C.

    menos de 20% apontaram um ótimo grau de satisfação;

  • D.

    cerca de 10% indicaram um bom nível de satisfação;

  • E.

    todos responderam que, de uma forma ou de outra, o grupo de estudo satisfez às expectativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...