Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No planejamento curricular do ensino fundamental noturno indique a disciplina facultativa:

  • A.

    Artes;

  • B.

    História;

  • C.

    Matemática;

  • D.

    Educação Física;

  • E.

    Ciências.

Para o Orientador Pedagógico a avaliação deve ser uma referência para:

  • A.

    acompanhar a aprendizagem, rastreando os avanços e os pontos críticos;

  • B.

    medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos;

  • C.

    estruturar o processo educativo, visando classificar os alunos em bons e maus;

  • D.

    agrupar os alunos que aprenderam e os que não aprenderam;

  • E.

    dar um sentido específico à escola, sendo usada apenas para agrupar os alunos.

A professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios.

Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento:

  • A.

    aplicar exercícios sobre todos os tópicos do programa;

  • B.

    selecionar exercícios diversificados para atender às especificidades dos alunos;

  • C.

    realizar uma avaliação somativa através de um teste bem complexo;

  • D.

    observar a assimilação do conteúdo mais simples, antes de prosseguir para o mais complexo;

  • E.

    reservar um tempo extra para as partes mais importantes do programa.

Para Piaget, a criança que se encontra no pensamento egocêntrico, está no estágio:

  • A.

    sensório-motor;

  • B.

    simbólico;

  • C.

    operacional concreto;

  • D.

    operacional – formal;

  • E.

    operacional abstrato.

O currículo da Educação Básica é formado:

  • A.

    pela base nacional comum mais a parte diversificada;

  • B.

    pelos conteúdos programáticos;

  • C.

    pelos conhecimentos gerais mais língua estrangeira;

  • D.

    pela base comum mais a língua estrangeira;

  • E.

    pelos conteúdos programáticos mais a parte diversificada.

O Conselho da Escola corresponde a um conselho administrativo que é:

  • A.

    presidido pelo Diretor e assessorado pelo supervisor pedagógico;

  • B.

    presidido pelo representante dos pais e constituído pelos representantes da comunidade e dos alunos;

  • C.

    presidido pelo diretor e constituído pelos representantes dos pais e da comunidade;

  • D.

    presidido pelo diretor e constituído por grupo de pais, de alunos e representantes da comunidade:

  • E.

    presidido pelo diretor e constituído por representantes dos professores, dos funcionários, dos pais e dos alunos.

O professor, que adota a tendência progressista libertadora, deve ter o seguinte procedimento:

  • A.

    de um animador que "desce" ao nível dos alunos, adaptando-se às suas características e ao desenvolvimento do próprio grupo;

  • B.

    de um professor que transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida;

  • C.

    de um técnico que auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança;

  • D.

    de um especialista em relações humanas, garantindo o clima de relacionamento pessoal e autêntico;

  • E.

    de um modelador de respostas apropriadas aos objetivos instrucionais e controladores do ensino.

Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:

  • A.

    uma exposição didática;

  • B.

    uma verificação da aprendizagem

  • C.

    um exercício de fixação;

  • D.

    um trabalho em grupo;

  • E.

    uma explicação para o momento da correção.

Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:

  • A.

    ao momento histórico-cultural;

  • B.

    à filosofia da escola;

  • C.

    aos objetivos propostos;

  • D.

    às tendências econômicas e aos recursos da escola;

  • E.

    aos diferentes grupos.

Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:

  • A.

    Ética, Matemática e Meio Ambiente;

  • B.

    Meio Ambiente, Ciências e Saúde;

  • C.

    Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;

  • D.

    Ética, Saúde e Meio Ambiente;

  • E.

    Matemática, História e Meio Ambiente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...