Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as ações do Orientador Pedagógico na escola, analise as afirmativas a seguir:

I - coordenar e controlar as ações educativas no âmbito da escola;
II - obedecer a uma estrutura vertical de poder;
III - ter uma prática articuladora, dinâmica e consciente de seu papel no processo educativo;
IV - manter um controle sistemático do que foi planejado pela direção da escola.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e II, somente;

  • B.

    I e IV, somente;

  • C.

    II, somente;

  • D.

    III, somente;

  • E.

    IV, somente.

A Educação de Jovens e Adultos, como modalidade da educação básica, tem as funções de:

  • A.

    equalizar, finalizar e qualificar;

  • B.

    reparar, equalizar e qualificar;

  • C.

    continuar, qualificar e equalizar;

  • D.

    continuar, terminar e qualificar;

  • E.

    reparar, qualificar e continuar.

Para a manutenção financeira da educação, conta-se, entre outros tributos, com a seguinte contribuição social:

  • A.

    Salário Educação;

  • B.

    FUNDEB;

  • C.

    Imposto Predial e Territorial Urbano;

  • D.

    Imposto de Renda;

  • E.

    Imposto sobre Grandes Fortunas.

Sobre o ato de aprender, avalie as afirmativas a seguir:

I - aprender é atribuir significado a um determinado conteúdo;
II - aprender é estabelecer relação entre o novo e o desconhecido;
III - aprender é ser capaz de estabelecer generalizações mesmo sem compreensão;
IV - aprender é desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento;
V - aprender é avançar no conteúdo em função das exigências e dificuldades.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I, III e V, apenas;

  • B.

    I, IV e V, apenas;

  • C.

    II, III e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, III e IV, apenas.

O mundo contemporâneo convive com uma crise de valores, predominando um relativismo moral baseado no interesse pessoal, na vantagem, na eficácia, sem referência a valores humanos.

Nesse contexto a escola deve:

  • A.

    revitalizar a formação ética, atingindo as relações que cada um estabelece;

  • B.

    distribuir os alunos nas turmas segundo sua diversidade cultural e étnica;

  • C.

    influir na formação da cultura dos alunos e homogeneizar seus componentes por valores;

  • D.

    capacitar os professores a planejar o currículo oculto, tendo como parâmetro a igualdade cultural;

  • E.

    redimensionar a escola da comunidade para atacar de frente a descrença na força da escola.

As seguintes ações devem ser tomadas na organização e gestão da escola, exceto:

  • A.

    promover as condições e os recursos necessários ao funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula;

  • B.

    garantir a realização da aprendizagem para todos os alunos;

  • C.

    promover a participação das pessoas no trabalho escolar, além de avaliar e acompanhar essa participação;

  • D.

    criar um ambiente propício à participação plena no processo social escolar dos profissionais, alunos e seus pais;

  • E.

    estimular os governantes a participar nas ações coletivas destinadas a atender aos alunos carentes das comunidades vizinhas.

Na relação a seguir estão listados os elementos constitutivos do Projeto Pedagógico, com exceção de um. Assinale-o:

  • A.

    as finalidades da escola;

  • B.

    a estrutura administrativa e pedagógica;

  • C.

    a gestão hierárquica e centralizadora;

  • D.

    o currículo e o processo de decisão;

  • E.

    a avaliação.

Sobre a finalidade do Projeto Pedagógico assinale a opção incorreta:

  • A.

    resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re) significação do trabalho;

  • B.

    ser um instrumento de transformação da realidade, resgatando o poder da coletividade;

  • C.

    ser um referencial para o caminhar coletivo, somando vozes em torno de uma proposta comum;

  • D.

    ser um canal de participação coletiva, superando práticas autoritárias e / ou individualistas;

  • E.

    formar líderes que definirão as principais metas a serem alcançadas pelos demais participantes.

O Projeto Pedagógico é uma necessidade das escolas e um excelente instrumento para a implementação de suas ações. Uma característica básica do Projeto Pedagógico é:

  • A.

    atuar como um instrumento regulador das atividades da escola segundo a Lei de Diretrizes e Bases;

  • B.

    servir como um instrumento nas escolas públicas para nortear as ações dos componentes da comunidade escolar;

  • C.

    ser conhecido pela comunidade como um recurso de gestão administrativa e financeira da escola;

  • D.

    servir como um referencial que cobre das autoridades e da comunidade as exigências construídas pelos agentes sociais;

  • E.

    ser um documento construído e vivenciado no processo educativo, que busca um compromisso coletivo.

A criança passa da fase de operações concretas para a fase de operações formais por volta de 11 / 12 anos. Nesta fase, segundo Piaget, a base biológica do desenvolvimento mental estaria no enriquecimento das "vias associativas" do córtex cerebral.

Ao montar seu planejamento, o professor, consciente desse processo, deve se preocupar com:

  • A.

    o conteúdo específico da disciplina;

  • B.

    as atividades envolvendo experiências de vida;

  • C.

    a seleção de recursos adequados à disciplina;

  • D.

    as atividades de campo;

  • E.

    a avaliação do conteúdo da disciplina.

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