Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as ações do Orientador Pedagógico na escola, analise as afirmativas a seguir:
I - coordenar e controlar as ações educativas no âmbito da escola;
II - obedecer a uma estrutura vertical de poder;
III - ter uma prática articuladora, dinâmica e consciente de seu papel no processo educativo;
IV - manter um controle sistemático do que foi planejado pela direção da escola.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, somente;
I e IV, somente;
II, somente;
III, somente;
IV, somente.
A Educação de Jovens e Adultos, como modalidade da educação básica, tem as funções de:
equalizar, finalizar e qualificar;
reparar, equalizar e qualificar;
continuar, qualificar e equalizar;
continuar, terminar e qualificar;
reparar, qualificar e continuar.
Para a manutenção financeira da educação, conta-se, entre outros tributos, com a seguinte contribuição social:
Salário Educação;
FUNDEB;
Imposto Predial e Territorial Urbano;
Imposto de Renda;
Imposto sobre Grandes Fortunas.
Sobre o ato de aprender, avalie as afirmativas a seguir:
I - aprender é atribuir significado a um determinado conteúdo;
II - aprender é estabelecer relação entre o novo e o desconhecido;
III - aprender é ser capaz de estabelecer generalizações mesmo sem compreensão;
IV - aprender é desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento;
V - aprender é avançar no conteúdo em função das exigências e dificuldades.
Assinale as afirmativas corretas:
I, III e V, apenas;
I, IV e V, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II e IV, apenas;
I, III e IV, apenas.
O mundo contemporâneo convive com uma crise de valores, predominando um relativismo moral baseado no interesse pessoal, na vantagem, na eficácia, sem referência a valores humanos.
Nesse contexto a escola deve:
revitalizar a formação ética, atingindo as relações que cada um estabelece;
distribuir os alunos nas turmas segundo sua diversidade cultural e étnica;
influir na formação da cultura dos alunos e homogeneizar seus componentes por valores;
capacitar os professores a planejar o currículo oculto, tendo como parâmetro a igualdade cultural;
redimensionar a escola da comunidade para atacar de frente a descrença na força da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
As seguintes ações devem ser tomadas na organização e gestão da escola, exceto:
promover as condições e os recursos necessários ao funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula;
garantir a realização da aprendizagem para todos os alunos;
promover a participação das pessoas no trabalho escolar, além de avaliar e acompanhar essa participação;
criar um ambiente propício à participação plena no processo social escolar dos profissionais, alunos e seus pais;
estimular os governantes a participar nas ações coletivas destinadas a atender aos alunos carentes das comunidades vizinhas.
Na relação a seguir estão listados os elementos constitutivos do Projeto Pedagógico, com exceção de um. Assinale-o:
as finalidades da escola;
a estrutura administrativa e pedagógica;
a gestão hierárquica e centralizadora;
o currículo e o processo de decisão;
a avaliação.
Sobre a finalidade do Projeto Pedagógico assinale a opção incorreta:
resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re) significação do trabalho;
ser um instrumento de transformação da realidade, resgatando o poder da coletividade;
ser um referencial para o caminhar coletivo, somando vozes em torno de uma proposta comum;
ser um canal de participação coletiva, superando práticas autoritárias e / ou individualistas;
formar líderes que definirão as principais metas a serem alcançadas pelos demais participantes.
O Projeto Pedagógico é uma necessidade das escolas e um excelente instrumento para a implementação de suas ações. Uma característica básica do Projeto Pedagógico é:
atuar como um instrumento regulador das atividades da escola segundo a Lei de Diretrizes e Bases;
servir como um instrumento nas escolas públicas para nortear as ações dos componentes da comunidade escolar;
ser conhecido pela comunidade como um recurso de gestão administrativa e financeira da escola;
servir como um referencial que cobre das autoridades e da comunidade as exigências construídas pelos agentes sociais;
ser um documento construído e vivenciado no processo educativo, que busca um compromisso coletivo.
A criança passa da fase de operações concretas para a fase de operações formais por volta de 11 / 12 anos. Nesta fase, segundo Piaget, a base biológica do desenvolvimento mental estaria no enriquecimento das "vias associativas" do córtex cerebral.
Ao montar seu planejamento, o professor, consciente desse processo, deve se preocupar com:
o conteúdo específico da disciplina;
as atividades envolvendo experiências de vida;
a seleção de recursos adequados à disciplina;
as atividades de campo;
a avaliação do conteúdo da disciplina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...