Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:

  • A.

    um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica;

  • B.

    os elementos que subsidiam o professor para uma reflexão contínua sobre sua prática e na criação de novos instrumentos de trabalho;

  • C.

    um instrumento para o aluno tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, e se organizar na tarefa de aprender;

  • D.

    o momento que permite à escola definir prioridades e localizar as ações educacionais que demandam maior apoio;

  • E.

    o momento em que a comunidade interfere no processo ensino-aprendizagem a fim de torná-lo uniforme e eficaz.

Pensar a vida e o que ela representa, qual o seu significado é uma tarefa da Filosofia, como nos ensina Sócrates. Esta também é uma tarefa para a Educação. Assim, o aporte filosófico na Educação busca:

  • A.

    resolver as questões fundamentais referentes aos mitos e as lendas trazidas pelos docentes e o seu papel e função sócio-educativos;

  • B.

    indagar a natureza do processo de desenvolvimento do sujeito desejante como alternativa de tornar-se um cidadão consciente de si mesmo;

  • C.

    refletir as relações entre indivíduos e sua conduta, abrigando sua preocupação ética;

  • D.

    conhecer o caminho da avaliação institucional e os determinantes implicados;

  • E.

    acompanhar os dilemas e as questões dos limites educacionais, orientando para práticas alternativas.

A tradição antropológica da pesquisa participante fez com que a investigação etnográfica fosse absorvida no campo da educação. Assinale a opção que não caracteriza o modelo de pesquisa participante:

  • A.

    a disponibilidade de o pesquisador de permanecer no campo por muito tempo para obter dados da cultura em estudo;

  • B.

    o pesquisador não necessita de um treinamento prévio para desenvolver o trabalho de campo, prevalecendo sua intuição;

  • C.

    o observador deve ter como instrumento um diário de campo para registro dos dados;

  • D.

    por meio da pesquisa participante o pesquisador observa as manifestações culturais e as reações psicológicas dos membros do grupo;

  • E.

    a pesquisa participante deve estar desprovida de qualquer sentimento etnocêntrico.

O tema qualidade de ensino pode ser abordado através dos diferentes projetos de sociedade que se pretende atender. Sobre as diferentes formas que se entrelaçam nas tramas educativas, analise as afirmativas a seguir:

I- a construção de identidades monolíticas, cristalizando verdadeiros modelos de cidadãos;
II- a capacidade de a escola absorver e trabalhar as diferenças culturais;
III- a construção de identidades plurais, dinâmicas e híbridas;
IV- a capacidade de a instituição escolar se manter num padrão curricular único;
V- a construção de um processo educativo com uma concepção monocultural.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    IV e V;

  • C.

    III e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I e V

Os Portais de Informação Empresariais (EIPs) estão sendo implantados nas empresas para atender à necessidade de ampliar a eficiência operacional. Neste sentido, os EIPs devem estar interligados através de bancos de dados, que forneceriam dados para aumentar a eficiência da empresa.
No segmento educacional o EIP deve ter os seguintes requisitos:

  • A.

    precisará ter um portal de informações para ser aberto pelos diretores e colher dados relevantes, independentes do "login"da cada um;

  • B.

    precisará ter ferramentas inteligentes e aplicativos para somente armazenar informações relevantes, sem que para isso se acesse o word wide web (www);

  • C.

    precisará ter elementos de um portal de informações para ser capaz de organizar o acesso a documentos, conectando as pessoas, às informações;

  • D.

    precisará ter disponíveis os relatos e documentos textuais da escola, independentes do "login" de cada usuário;

  • E.

    precisará conter um mecanismo para leitura dos dados que permita acesso ao "login" do gestor.

Um novo momento vem se configurando no quadro da produção teórica que discute a relação escola- sociedade – cultura. Neste aspecto, várias dimensões do fenômeno educativo têm sido alvo de reflexões, principalmente os processos sócio-culturais e a construção da personalidade do sujeito. Pode-se dizer que:

  • A.

    o modo de ver o mundo não tem similaridades teológicas com as diferentes culturas contemporâneas;

  • B.

    os diferentes comportamentos sociais não são produtos de uma herança cultural;

  • C.

    a visão etnocêntrica fornece o conhecimento do modo de viver de outros grupos;

  • D.

    a cultura e a visão antropológica da sociedade favorece e condiciona a visão de mundo do homem moderno;

  • E.

    indivíduo, sociedade e cultura são aspectos indispensáveis para a análise do comportamento humano.

Os programas de capacitação no trabalho procuram o aperfeiçoamento educacional e a melhoria da qualidade de ensino. A realização desse programa deve ser planejada para que se possa atingir os seus objetivos.
Em relação ao desenvolvimento do planejamento de capacitação no trabalho, não está correto que:

  • A.

    deve-se identificar os problemas como desafios e tomar decisões adequadas;

  • B.

    deve-se considerar somente a cultura dos participantes e a natureza dos conteúdos;

  • C.

    deve-se consultar os participantes a respeito de seu entendimento sobre o programa;

  • D.

    deve-se oportunizar aos participantes a aplicação de seus conhecimentos e as habilidades correspondentes;

  • E.

    deve-se envolver os participantes na apresentação de conceitos, idéias e estratégias.

Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito apertar
.............................................................
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente,
É gente humilde, que vontade de chorar..

(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)

    Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:

I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar;
II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social;
III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos;
IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    somente I;

  • B.

    somente I e IV;

  • C.

    somente I e III;

  • D.

    somente II e III;

  • E.

    somente IV.

No mundo contemporâneo, as transformações sócioeconômico- tecnológicas estimularam o desenvolvimento das organizações de aprendizagem. Em relação à implantação de um projeto educacional, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    a motivação para aprender é influenciada pelas crenças e percepções do treinando;

  • B.

    a aplicação prática aumenta o desempenho do treinamento; o pragmatismo é indispensável;

  • C.

    quanto menor o envolvimento do aprendiz nos processos de aprendizagem maior a retenção;

  • D.

    a inteligência da equipe supera a inteligência dos indivíduos, desenvolvendo uma capacidade extraordinária de ações coordenadas;

  • E.

    a aprendizagem requer retroação e reforço; o aprendiz deve ser recompensado pelo novo comportamento.

O funcionamento das escolas depende de líderes eficazes que concentrem seus esforços e energias em liberar o potencial escondido em cada um. A liderança delegada tem como características:

  • A.

    ouvir, consultar e apoiar ativamente os integrantes da equipe gestora que têm oportunidade de influenciar na decisão;

  • B.

    envolver os integrantes da equipe no processo decisório, concordando em mudar de opinião de acordo com a decisão do grupo;

  • C.

    agir com elogios para levantar a confiança e a motivação dos liderados, tomando suas próprias decisões, depois de considerar o interesse dos integrantes equipe;

  • D.

    dizer claramente o que deve ser feito e proporcionar as orientações de como realizar as tarefas, valendo-se de formas autocráticas de decidir;

  • E.

    basear-se em objetivos desafiadores para comandar a equipe, influenciando no processo de decisão; sugerir alternativas, embora as decisões finais sejam do grupo gestor.

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