Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:
um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica;
os elementos que subsidiam o professor para uma reflexão contínua sobre sua prática e na criação de novos instrumentos de trabalho;
um instrumento para o aluno tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, e se organizar na tarefa de aprender;
o momento que permite à escola definir prioridades e localizar as ações educacionais que demandam maior apoio;
o momento em que a comunidade interfere no processo ensino-aprendizagem a fim de torná-lo uniforme e eficaz.
Pensar a vida e o que ela representa, qual o seu significado é uma tarefa da Filosofia, como nos ensina Sócrates. Esta também é uma tarefa para a Educação. Assim, o aporte filosófico na Educação busca:
resolver as questões fundamentais referentes aos mitos e as lendas trazidas pelos docentes e o seu papel e função sócio-educativos;
indagar a natureza do processo de desenvolvimento do sujeito desejante como alternativa de tornar-se um cidadão consciente de si mesmo;
refletir as relações entre indivíduos e sua conduta, abrigando sua preocupação ética;
conhecer o caminho da avaliação institucional e os determinantes implicados;
acompanhar os dilemas e as questões dos limites educacionais, orientando para práticas alternativas.
A tradição antropológica da pesquisa participante fez com que a investigação etnográfica fosse absorvida no campo da educação. Assinale a opção que não caracteriza o modelo de pesquisa participante:
a disponibilidade de o pesquisador de permanecer no campo por muito tempo para obter dados da cultura em estudo;
o pesquisador não necessita de um treinamento prévio para desenvolver o trabalho de campo, prevalecendo sua intuição;
o observador deve ter como instrumento um diário de campo para registro dos dados;
por meio da pesquisa participante o pesquisador observa as manifestações culturais e as reações psicológicas dos membros do grupo;
a pesquisa participante deve estar desprovida de qualquer sentimento etnocêntrico.
O tema qualidade de ensino pode ser abordado através dos diferentes projetos de sociedade que se pretende atender. Sobre as diferentes formas que se entrelaçam nas tramas educativas, analise as afirmativas a seguir:
I- a construção de identidades monolíticas, cristalizando verdadeiros modelos de cidadãos;
II- a capacidade de a escola absorver e trabalhar as diferenças culturais;
III- a construção de identidades plurais, dinâmicas e híbridas;
IV- a capacidade de a instituição escolar se manter num padrão curricular único;
V- a construção de um processo educativo com uma concepção monocultural.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e II;
IV e V;
III e IV;
II e III;
I e V
Os Portais de Informação Empresariais (EIPs) estão sendo implantados nas empresas para atender à necessidade de ampliar a eficiência operacional. Neste sentido, os EIPs devem estar interligados através de bancos de dados, que forneceriam dados para aumentar a eficiência da empresa.
No segmento educacional o EIP deve ter os seguintes requisitos:
precisará ter um portal de informações para ser aberto pelos diretores e colher dados relevantes, independentes do "login"da cada um;
precisará ter ferramentas inteligentes e aplicativos para somente armazenar informações relevantes, sem que para isso se acesse o word wide web (www);
precisará ter elementos de um portal de informações para ser capaz de organizar o acesso a documentos, conectando as pessoas, às informações;
precisará ter disponíveis os relatos e documentos textuais da escola, independentes do "login" de cada usuário;
precisará conter um mecanismo para leitura dos dados que permita acesso ao "login" do gestor.
Um novo momento vem se configurando no quadro da produção teórica que discute a relação escola- sociedade – cultura. Neste aspecto, várias dimensões do fenômeno educativo têm sido alvo de reflexões, principalmente os processos sócio-culturais e a construção da personalidade do sujeito. Pode-se dizer que:
o modo de ver o mundo não tem similaridades teológicas com as diferentes culturas contemporâneas;
os diferentes comportamentos sociais não são produtos de uma herança cultural;
a visão etnocêntrica fornece o conhecimento do modo de viver de outros grupos;
a cultura e a visão antropológica da sociedade favorece e condiciona a visão de mundo do homem moderno;
indivíduo, sociedade e cultura são aspectos indispensáveis para a análise do comportamento humano.
Os programas de capacitação no trabalho procuram o aperfeiçoamento educacional e a melhoria da qualidade de ensino. A realização desse programa deve ser planejada para que se possa atingir os seus objetivos.
Em relação ao desenvolvimento do planejamento de capacitação no trabalho, não está correto que:
deve-se identificar os problemas como desafios e tomar decisões adequadas;
deve-se considerar somente a cultura dos participantes e a natureza dos conteúdos;
deve-se consultar os participantes a respeito de seu entendimento sobre o programa;
deve-se oportunizar aos participantes a aplicação de seus conhecimentos e as habilidades correspondentes;
deve-se envolver os participantes na apresentação de conceitos, idéias e estratégias.
Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito apertar
.............................................................
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente,
É gente humilde, que vontade de chorar..
(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)
Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:
I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar;
II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social;
III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos;
IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.
Assinale as afirmativas corretas:
somente I;
somente I e IV;
somente I e III;
somente II e III;
somente IV.
No mundo contemporâneo, as transformações sócioeconômico- tecnológicas estimularam o desenvolvimento das organizações de aprendizagem. Em relação à implantação de um projeto educacional, é INCORRETO afirmar que:
a motivação para aprender é influenciada pelas crenças e percepções do treinando;
a aplicação prática aumenta o desempenho do treinamento; o pragmatismo é indispensável;
quanto menor o envolvimento do aprendiz nos processos de aprendizagem maior a retenção;
a inteligência da equipe supera a inteligência dos indivíduos, desenvolvendo uma capacidade extraordinária de ações coordenadas;
a aprendizagem requer retroação e reforço; o aprendiz deve ser recompensado pelo novo comportamento.
O funcionamento das escolas depende de líderes eficazes que concentrem seus esforços e energias em liberar o potencial escondido em cada um. A liderança delegada tem como características:
ouvir, consultar e apoiar ativamente os integrantes da equipe gestora que têm oportunidade de influenciar na decisão;
envolver os integrantes da equipe no processo decisório, concordando em mudar de opinião de acordo com a decisão do grupo;
agir com elogios para levantar a confiança e a motivação dos liderados, tomando suas próprias decisões, depois de considerar o interesse dos integrantes equipe;
dizer claramente o que deve ser feito e proporcionar as orientações de como realizar as tarefas, valendo-se de formas autocráticas de decidir;
basear-se em objetivos desafiadores para comandar a equipe, influenciando no processo de decisão; sugerir alternativas, embora as decisões finais sejam do grupo gestor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...