Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Bourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma:
o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação;
a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula;
toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante;
toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder;
o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos.
Estudos recentes mostram que ações mais efetivas para a formação docente ocorrem em processos de profissionalização continuada. Essa formação continuada deve conter:
os saberes da experiência, os do conhecimento e os pedagógicos;
os saberes práticos na escola para otimizar a formação do professor;
os saberes trabalhados somente na dimensão procedimental;
os saberes que não precisam levar em conta a experiência, mas enfatizam unicamente o conhecimento específico da área de atuação;
os saberes trabalhados, voltados unicamente para dimensão atitudinal.
A linha cognitivista enfatiza que o universo de significados do indivíduo se origina na medida em que o ser sujeito estabelece relações de significação. Esta linha ocupa-se particularmente de:
processos antropológicos;
processos pedagógicos;
processos culturais;
processos didáticos;
processos mentais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:
centralização;
gestão democrática;
hierarquia;
descentralização;
amplitude pedagógica.
Sobre o conhecimento, segundo os estudos desenvolvidos por Piaget, avalie as afirmativas a seguir:
I- É o resultado das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive;
II- É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer;
III- É o resultado de uma inter-relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido;
IV- É o resultado da interação entre os sujeitos com o ambiente escolar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
II, III e IV;
I, III e IV;
I, II e III;
II, III e IV;
I, II e IV.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A organização curricular deve ser considerada como um recurso para ajudar a escola a alcançar seus objetivos.
Um dos princípios básicos da organização curricular é:
as experiências do currículo devem condicionar o comportamento abstrato;
as experiências do currículo devem sempre levar ao raciocínio abstrato;
as experiências do currículo devem ser constantemente avaliadas e reformuladas conforme os objetivos educacionais;
o currículo deve ser dividido e implantado de acordo com os interesses administrativos;
todas as experiências do currículo devem ser apenas individualizadas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A gestão de pessoas, fundada no ideário taylorista, baseado na administração científica do trabalho, continua presente nas técnicas e estratégias de desenvolvimento de pessoal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta características deste ideário no campo organizacional:
capacitação da força de trabalho através do comprometimento e autocontrole; treinamento concentrado nos aspectos estratégicos;
divisão funcional do trabalho de modo que as atividades de planejamento e controle sejam de responsabilidade apenas dos gerentes;
cargos altamente especializados, definidos e permanentes;
interação vertical entre superior e subordinados;
processo de produção concebido sob a abordagem da engenharia.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Quando se pensa no desenvolvimento de pessoas no ambiente profissional não é possível deixar de considerar as condições psicológicas e a motivação. Sobre a teoria do reforço, é correto afirmar que:
a motivação resulta de recompensas externas ou das condições de trabalho e não da natureza do trabalho em si;
as pessoas desenvolvem três necessidades hierarquicamente estruturadas, a saber: realização, poder e afiliação;
o grau de esforço exercido por uma pessoa depende da crença ou estado cognitivo interior, sobre as relações entre o esforço e a recompensa;
as necessidades de relacionamento, de pertencer, de intimidade, de amor e de afeição são preponderantes, impedido a emergência de outras necessidades;
as necessidades em nível fisiológico se manifestam antes daquelas em nível afetivo ou de reconhecimento social.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No desenho de programas de treinamento, uma das principais competências necessárias aos profissionais de Recursos Humanos no cenário contemporâneo é a capacidade de trabalhar com pessoas e de disseminar valores, como a cooperação. A técnica de desenvolvimento organizacional tipo treinamento de sensitividade:
consiste em reunir grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;
visa o autodiagnóstico das relações interpessoais; concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;
envolve a alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica o envolvimento com a filosofia, políticas e a missão da organização;
envolve reforço que serve de retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto mais será sua criatividade;
consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre um certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual, e é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Considerando o processo de treinamento como cíclico, suas etapas são:
diagnóstico, desenho, implementação e avaliação;
criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;
definição da missão, organização de equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;
planejamento, definição da missão, execução e sensibilização para mudança;
definição de objetivos, execução, avaliação e reforço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...