Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Bourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma:

  • A.

    o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação;

  • B.

    a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula;

  • C.

    toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante;

  • D.

    toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder;

  • E.

    o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos.

Estudos recentes mostram que ações mais efetivas para a formação docente ocorrem em processos de profissionalização continuada. Essa formação continuada deve conter:

  • A.

    os saberes da experiência, os do conhecimento e os pedagógicos;

  • B.

    os saberes práticos na escola para otimizar a formação do professor;

  • C.

    os saberes trabalhados somente na dimensão procedimental;

  • D.

    os saberes que não precisam levar em conta a experiência, mas enfatizam unicamente o conhecimento específico da área de atuação;

  • E.

    os saberes trabalhados, voltados unicamente para dimensão atitudinal.

A linha cognitivista enfatiza que o universo de significados do indivíduo se origina na medida em que o ser sujeito estabelece relações de significação. Esta linha ocupa-se particularmente de:

  • A.

    processos antropológicos;

  • B.

    processos pedagógicos;

  • C.

    processos culturais;

  • D.

    processos didáticos;

  • E.

    processos mentais.

A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:

  • A.

    centralização;

  • B.

    gestão democrática;

  • C.

    hierarquia;

  • D.

    descentralização;

  • E.

    amplitude pedagógica.

Sobre o conhecimento, segundo os estudos desenvolvidos por Piaget, avalie as afirmativas a seguir:

I- É o resultado das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive;
II- É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer;
III- É o resultado de uma inter-relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido;
IV- É o resultado da interação entre os sujeitos com o ambiente escolar.

 Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    II, III e IV;

  • B.

    I, III e IV;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    II, III e IV;

  • E.

    I, II e IV.

A organização curricular deve ser considerada como um recurso para ajudar a escola a alcançar seus objetivos.

Um dos princípios básicos da organização curricular é:

  • A.

    as experiências do currículo devem condicionar o comportamento abstrato;

  • B.

    as experiências do currículo devem sempre levar ao raciocínio abstrato;

  • C.

    as experiências do currículo devem ser constantemente avaliadas e reformuladas conforme os objetivos educacionais;

  • D.

    o currículo deve ser dividido e implantado de acordo com os interesses administrativos;

  • E.

    todas as experiências do currículo devem ser apenas individualizadas.

A gestão de pessoas, fundada no ideário taylorista, baseado na administração científica do trabalho, continua presente nas técnicas e estratégias de desenvolvimento de pessoal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta características deste ideário no campo organizacional:

  • A.

    capacitação da força de trabalho através do comprometimento e autocontrole; treinamento concentrado nos aspectos estratégicos;

  • B.

    divisão funcional do trabalho de modo que as atividades de planejamento e controle sejam de responsabilidade apenas dos gerentes;

  • C.

    cargos altamente especializados, definidos e permanentes;

  • D.

    interação vertical entre superior e subordinados;

  • E.

    processo de produção concebido sob a abordagem da engenharia.

Quando se pensa no desenvolvimento de pessoas no ambiente profissional não é possível deixar de considerar as condições psicológicas e a motivação. Sobre a teoria do reforço, é correto afirmar que:

  • A.

    a motivação resulta de recompensas externas ou das condições de trabalho e não da natureza do trabalho em si;

  • B.

    as pessoas desenvolvem três necessidades hierarquicamente estruturadas, a saber: realização, poder e afiliação;

  • C.

    o grau de esforço exercido por uma pessoa depende da crença ou estado cognitivo interior, sobre as relações entre o esforço e a recompensa;

  • D.

    as necessidades de relacionamento, de pertencer, de intimidade, de amor e de afeição são preponderantes, impedido a emergência de outras necessidades;

  • E.

    as necessidades em nível fisiológico se manifestam antes daquelas em nível afetivo ou de reconhecimento social.

No desenho de programas de treinamento, uma das principais competências necessárias aos profissionais de Recursos Humanos no cenário contemporâneo é a capacidade de trabalhar com pessoas e de disseminar valores, como a cooperação. A técnica de desenvolvimento organizacional tipo treinamento de sensitividade:

  • A.

    consiste em reunir grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;

  • B.

    visa o autodiagnóstico das relações interpessoais; concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;

  • C.

    envolve a alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica o envolvimento com a filosofia, políticas e a missão da organização;

  • D.

    envolve reforço que serve de retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto mais será sua criatividade;

  • E.

    consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre um certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.

O capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual, e é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Considerando o processo de treinamento como cíclico, suas etapas são:

  • A.

    diagnóstico, desenho, implementação e avaliação;

  • B.

    criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;

  • C.

    definição da missão, organização de equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;

  • D.

    planejamento, definição da missão, execução e sensibilização para mudança;

  • E.

    definição de objetivos, execução, avaliação e reforço.

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