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Analise os itens abaixo:
I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.
II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.
III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.
IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.
Agora, assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas a I e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Sobre o Ensino Religioso, marque a alternativa INCORRETA.
O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas.
A sala de aula não pretende ser uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações.
O ensino religioso tem como meta formar indivíduos críticos e dependentes da religião.
A essência do ensino religioso está na universalidade de uma discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões, diante do religioso.
A inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular:
É no Brasil, uma prática antiga que acontece desde a educação infantil.
Depende, exclusivamente, do trabalho conjunto de profissionais especializados e da equipe escolar.
É um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola, e que a participação da família é imprescindível.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
A língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão:
A língua de sinais é um sistema linguístico universal.
Existem três línguas de sinais diferentes.
São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais.
As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades.
Para atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa:
Ter uma equipe de professores com ampla experiência pedagógica.
Fazer uso da Libras como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem.
Dispor de recursos e materiais pedagógicos variados.
Fazer adaptações curriculares e garantir a presença do intérprete de Libras na sala de aula.
O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:
1960.
1970.
1977
1980.
Sobre o Ensino Religioso, analise os itens abaixo.
I- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser definidos pela escola, em seu Projeto Político Pedagógico, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
II- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser trabalhados e articulados com outras áreas de conhecimento.
III- Os alunos que não optarem pelas aulas de Ensino Religioso, devem participar de outra atividade pedagógica.
Marque a alternativa verdadeira:
Todos os itens estão corretos.
Todos os itens estão incorretos.
Somente o item III está correto.
Somente os itens II e III estão corretos.
No que se diz respeito ao ensino religioso nas escolas. Marque a alternativa INCORRETA.
Antigamente o trabalho realizado na escola era uma transposição do que se realizava na paróquia.
Atualmente o ensino religioso tem a função de ensinar uma única religião escolhida pelos pais ou responsáveis.
Atualmente, o ensino religioso é compreendido como a educação da cultura religiosa dos brasileiros.
Um dos temas a ser abordado no ensino religioso é o respeito a diversidade religiosa.
A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
por promoção, para alunos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior, na própria escola.
por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme legislação do respectivo sistema de ensino.
todas as alternativas anteriores são corretas.
Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.
( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.
( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).
Assinale a sequencia correta.F, F, V, F, F.
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, V, F, V, F.
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