Questões de Pedagogia da SERCTAM

Lista completa de Questões de Pedagogia da SERCTAM para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise os itens abaixo:

I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.

II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.

III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.

IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.

Agora, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas a I e IV estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

Sobre o Ensino Religioso, marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas.

  • B.

    A sala de aula não pretende ser uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações.

  • C.

    O ensino religioso tem como meta formar indivíduos críticos e dependentes da religião.

  • D.

    A essência do ensino religioso está na universalidade de uma discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões, diante do religioso.

A inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular:

  • A.

    É no Brasil, uma prática antiga que acontece desde a educação infantil.

  • B.

    Depende, exclusivamente, do trabalho conjunto de profissionais especializados e da equipe escolar.

  • C.

    É um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola, e que a participação da família é imprescindível.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

A língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão:

  • A.

    A língua de sinais é um sistema linguístico universal.

  • B.

    Existem três línguas de sinais diferentes.

  • C.

    São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais.

  • D.

    As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades.

Para atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa:

  • A.

    Ter uma equipe de professores com ampla experiência pedagógica.

  • B.

    Fazer uso da Libras como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    Dispor de recursos e materiais pedagógicos variados.

  • D.

    Fazer adaptações curriculares e garantir a presença do intérprete de Libras na sala de aula.

O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:

  • A.

    1960.

  • B.

    1970.

  • C.

    1977

  • D.

    1980.

Sobre o Ensino Religioso, analise os itens abaixo.

I- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser definidos pela escola, em seu Projeto Político Pedagógico, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

II- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser trabalhados e articulados com outras áreas de conhecimento.

III- Os alunos que não optarem pelas aulas de Ensino Religioso, devem participar de outra atividade pedagógica.

Marque a alternativa verdadeira:

  • A.

    Todos os itens estão corretos.

  • B.

    Todos os itens estão incorretos.

  • C.

    Somente o item III está correto.

  • D.

    Somente os itens II e III estão corretos.

No que se diz respeito ao ensino religioso nas escolas. Marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Antigamente o trabalho realizado na escola era uma transposição do que se realizava na paróquia.

  • B.

    Atualmente o ensino religioso tem a função de ensinar uma única religião escolhida pelos pais ou responsáveis.

  • C.

    Atualmente, o ensino religioso é compreendido como a educação da cultura religiosa dos brasileiros.

  • D.

    Um dos temas a ser abordado no ensino religioso é o respeito a diversidade religiosa.

A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

  • A.

    por promoção, para alunos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior, na própria escola.

  • B.

    por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

  • C.

    independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme legislação do respectivo sistema de ensino.

  • D.

    todas as alternativas anteriores são corretas.

Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.

( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.

( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).

Assinale a sequencia correta.

  • A.

    F, F, V, F, F.

  • B.

    V, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, F, F, V.

  • D.

    F, V, F, V, F.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...