Questões de Pedagogia da SERCTAM

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Sob a perspectiva sócio-histórica, a experiência da surdez trouxe diversas consequências para a vida social de pessoas surdas. A mais importante delas foi:

  • A.

    A construção de um sistema linguístico visoespacial.

  • B.

    A formação de comunidades surdas.

  • C.

    A formação de guetos.

  • D.

    O isolamento de muitos surdos.

Analise os itens abaixo:

I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.

II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.

III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.

IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o detrabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.

Agora, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Todas estão corretas.

Sabe-se que são diversas as causas da surdez, porém a principal é:

  • A.

    Hepatite B.

  • B.

    Meningite.

  • C.

    Rubéola.

  • D.

    Sarampo.

No que se diz respeito a história da Educação Inclusiva. Analise os itens a seguir.

I- Antigamente não se consideravam educáveis as crianças com necessidade especiais, e consequentemente, não se previam nenhum tipo de resposta educativa.

II- A rede regular de ensino, desde os primórdios, sempre teve em suas salas de aula crianças com necessidades especiais, assegurando todos os seus direitos.

III- Recentemente surgiu a necessidade de elaborar currículos abertos, no sentido de propiciar uma prática educativa congruente com o tratamento da diversidade aplicada ao conjunto de todos os alunos.

 Marque a alternativa correta.

  • A.

    Todos os itens estão corretos.

  • B.

    Todos os itens estão falsos.

  • C.

    Somente I e III estão corretos.

  • D.

    Somente I e II estão falsos.

De acordo com a classificação atual, as pessoas com perdas auditivas entre 66 e 95 db são consideradas:

  • A.

    Socialmente normais.

  • B.

    Com Deficiência Auditiva Profunda.

  • C.

    Com Deficiência Auditiva Severa.

  • D.

    Com Deficiência Auditiva Moderada.

O desenvolvimento cognitivo de uma criança com deficiência mental:

  • A.

    tem características próprias.

  • B.

    tem limites e ritmos próprios, embora siga as mesmas etapas porque passa a criança dita normal.

  • C.

    se iguala ao desenvolvimento das demais crianças com deficiência mental.

  • D.

    ocorre sob condições especiais.

A Deficiência Mental é um transtorno que se manifesta:

  • A.

    No nascimento.

  • B.

    Após o segundo ano de vida.

  • C.

    Na adolescência.

  • D.

    Antes dos 18 anos.

É considerado Deficiente Mental alguém que mediante os resultados dos testes psicométricos atinge um quociente intelectual (QI):

  • A.

    Superior a 90.

  • B.

    Superior a 70 e inferior a 80.

  • C.

    Superior a 75 e inferior a 90.

  • D.

    Inferior a 70.

Marque a opção INCORRETA.

  • A.

    Na educação infantil será avaliado o desenvolvimento da criança com o objetivo de promovê-lo ao ensino fundamental.

  • B.

    A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus diversos aspectos e será oferecida em creches ou entidades equivalentes e pré-escolas.

  • C.

    ensino médio tem duração mínima de três anos e poderá preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.

  • D.

    A preparação geral para o trabalho e a habilitação profissional, esta facultativa, podem ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio.

A Deficiência Mental é caracterizada como:

  • A.

    Atraso.

  • B.

    Transtorno mental.

  • C.

    Limitação intelectual e adaptativa.

  • D.

    Desenvolvimento irregular.

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