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Sob a perspectiva sócio-histórica, a experiência da surdez trouxe diversas consequências para a vida social de pessoas surdas. A mais importante delas foi:
A construção de um sistema linguístico visoespacial.
A formação de comunidades surdas.
A formação de guetos.
O isolamento de muitos surdos.
Analise os itens abaixo:
I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.
II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.
III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.
IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o detrabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.
Agora, assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Todas estão corretas.
Sabe-se que são diversas as causas da surdez, porém a principal é:
Hepatite B.
Meningite.
Rubéola.
Sarampo.
No que se diz respeito a história da Educação Inclusiva. Analise os itens a seguir.
I- Antigamente não se consideravam educáveis as crianças com necessidade especiais, e consequentemente, não se previam nenhum tipo de resposta educativa.
II- A rede regular de ensino, desde os primórdios, sempre teve em suas salas de aula crianças com necessidades especiais, assegurando todos os seus direitos.
III- Recentemente surgiu a necessidade de elaborar currículos abertos, no sentido de propiciar uma prática educativa congruente com o tratamento da diversidade aplicada ao conjunto de todos os alunos.
Marque a alternativa correta.
Todos os itens estão corretos.
Todos os itens estão falsos.
Somente I e III estão corretos.
Somente I e II estão falsos.
De acordo com a classificação atual, as pessoas com perdas auditivas entre 66 e 95 db são consideradas:
Socialmente normais.
Com Deficiência Auditiva Profunda.
Com Deficiência Auditiva Severa.
Com Deficiência Auditiva Moderada.
O desenvolvimento cognitivo de uma criança com deficiência mental:
tem características próprias.
tem limites e ritmos próprios, embora siga as mesmas etapas porque passa a criança dita normal.
se iguala ao desenvolvimento das demais crianças com deficiência mental.
ocorre sob condições especiais.
A Deficiência Mental é um transtorno que se manifesta:
No nascimento.
Após o segundo ano de vida.
Na adolescência.
Antes dos 18 anos.
É considerado Deficiente Mental alguém que mediante os resultados dos testes psicométricos atinge um quociente intelectual (QI):
Superior a 90.
Superior a 70 e inferior a 80.
Superior a 75 e inferior a 90.
Inferior a 70.
Marque a opção INCORRETA.
Na educação infantil será avaliado o desenvolvimento da criança com o objetivo de promovê-lo ao ensino fundamental.
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus diversos aspectos e será oferecida em creches ou entidades equivalentes e pré-escolas.
ensino médio tem duração mínima de três anos e poderá preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.
A preparação geral para o trabalho e a habilitação profissional, esta facultativa, podem ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio.
A Deficiência Mental é caracterizada como:
Atraso.
Transtorno mental.
Limitação intelectual e adaptativa.
Desenvolvimento irregular.
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