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O posicionamento do Secretário Escolar deve:
Problematizar as ações deixando os professores em completo desalento.
Ser consciente, coerente, harmônico e comprometido com a formação político-social-cultural do homem e do cidadão.
Confrontar seu trabalho com as ações docentes, demonstrando ser mais competente e capaz.
Desvalorizar os trabalhos administrativos, como forma de afirmação profissional.
O papel mais importante do Secretário Escolar acredita-se ser:
Atuar de maneira desinteressada, desvinculando- se do contexto social brasileiro.
Desvincular-se das discussões e debates úteis ao processo educativo e ao compromisso profissional.
De agente de mudanças, vencendo os desafios, superando a neutralidade e contagiando os professores que atuam na escola.
De agente das relações internas da escola, mas desvinculada da renovação da prática pedagógica.
Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.
MF = AA AR AE TE + TR.
MF = AA + AR + TR TE.
MF = MI AE TE + TR.
MF = MI + TR + AE TE.
Tendo como base as Tendências Pedagógicas, marque a alternativa correta:
Na Pedagogia Liberal Tradicional o papel da escola é o de formar indivíduos autônomos e o professor deve apenas auxiliar o seu desenvolvimento.
Na Tendência Liberal Renovadora Progressista, o papel da escola é o de preparar o individuo para assumir seu papel na sociedade e o professor é o detentor de todo o conhecimento.
A Tendência Progressista Libertadora é crítica e questiona as relações do homem no o seu meio, visando levar o professor e o aluno a atingir um nível de consciência em que vivem, buscando a transformação social.
A Tendência Liberal Tecnicista visa à transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.
Relacione as sentenças abaixo:
1. Didática
2. Pedagogia
3. Planejamento de Ensino
4. Avaliação
( ) Objetivos, conteúdos e métodos.
( ) Tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem na relação educacional.
( ) Meio de obter informações sobre o desenvolvimento da prática pedagógica e identificar determinadas características dos alunos.
( ) Ciência da Educação e do Ensino.
Assinale a seqüência correta.
3, 2, 1 e 4.
3, 1, 4 e 2.
4, 3, 2 e 1.
1, 2, 3 e 4.
O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:
Acompanhamento
Avaliação.
Plano.
Planejamento.
Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.
( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.
( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).
Assinale a sequencia correta.
F, F, V, F, F.
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
Seguir o cronograma de atividades registrando o que foi realizado no Diário de Classe é uma forma de:
Acompanhamento pedagógico.
Controle de ações.
Plano estratégico.
Planejamento.
Que atitudes o professor poderá desenvolver para reduzir a indisciplina e realizar um trabalho de acordo com a realidade da sala de aula e dos alunos?
Realização de planejamentos com base, tanto nas opções político-pedagógicas, quanto na problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e a comunidade.
Homogeneização das práticas de ensino, do currículo, da avaliação e dos conteúdos para que todos tenham a mesma educação e possam ser avaliados de forma idêntica.
Planejamento de objetivos e processos pedagógico-didáticos desconectados com as relações entre educação e economia, educação e sociedade técnico-científica-informacional.
Auxílio aos alunos, através de sua autoridade máxima e incontestável, para que se transformem em sujeitos obedientes. Assim, aprenderão os conceitos transmitidos.
Nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.
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