Questões de Pedagogia da SERCTAM

Lista completa de Questões de Pedagogia da SERCTAM para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O posicionamento do Secretário Escolar deve:

  • A.

    Problematizar as ações deixando os professores em completo desalento.

  • B.

    Ser consciente, coerente, harmônico e comprometido com a formação político-social-cultural do homem e do cidadão.

  • C.

    Confrontar seu trabalho com as ações docentes, demonstrando ser mais competente e capaz.

  • D.

    Desvalorizar os trabalhos administrativos, como forma de afirmação profissional.

O papel mais importante do Secretário Escolar acredita-se ser:

  • A.

    Atuar de maneira desinteressada, desvinculando- se do contexto social brasileiro.

  • B.

    Desvincular-se das discussões e debates úteis ao processo educativo e ao compromisso profissional.

  • C.

    De agente de mudanças, vencendo os desafios, superando a neutralidade e contagiando os professores que atuam na escola.

  • D.

    De agente das relações internas da escola, mas desvinculada da renovação da prática pedagógica.

Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.

  • A.

    MF = AA – AR – AE – TE + TR.

  • B.

    MF = AA + AR + TR – TE.

  • C.

    MF = MI – AE – TE + TR.

  • D.

    MF = MI + TR + AE – TE.

Tendo como base as Tendências Pedagógicas, marque a alternativa correta:

  • A.

    Na Pedagogia Liberal Tradicional o papel da escola é o de formar indivíduos autônomos e o professor deve apenas auxiliar o seu desenvolvimento.

  • B.

    Na Tendência Liberal Renovadora Progressista, o papel da escola é o de preparar o individuo para assumir seu papel na sociedade e o professor é o detentor de todo o conhecimento.

  • C.

    A Tendência Progressista Libertadora é crítica e questiona as relações do homem no o seu meio, visando levar o professor e o aluno a atingir um nível de consciência em que vivem, buscando a transformação social.

  • D.

    A Tendência Liberal Tecnicista visa à transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.

Relacione as sentenças abaixo:

1. Didática

2. Pedagogia

3. Planejamento de Ensino

4. Avaliação

( ) Objetivos, conteúdos e métodos.

( ) Tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem na relação educacional.

( ) Meio de obter informações sobre o desenvolvimento da prática pedagógica e identificar determinadas características dos alunos.

( ) Ciência da Educação e do Ensino.

Assinale a seqüência correta.

  • A.

    3, 2, 1 e 4.

  • B.

    3, 1, 4 e 2.

  • C.

    4, 3, 2 e 1.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:

  • A.

    Acompanhamento

  • B.

    Avaliação.

  • C.

    Plano.

  • D.

    Planejamento.

Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.

( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.

( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).

Assinale a sequencia correta.

  • A.

    F, F, V, F, F.

  • B.

    V, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, F, F, V.

  • D.

    F, V, F, V, F.

  • E.

    V, F, V, F, V.

Seguir o cronograma de atividades registrando o que foi realizado no Diário de Classe é uma forma de:

  • A.

    Acompanhamento pedagógico.

  • B.

    Controle de ações.

  • C.

    Plano estratégico.

  • D.

    Planejamento.

Que atitudes o professor poderá desenvolver para reduzir a indisciplina e realizar um trabalho de acordo com a realidade da sala de aula e dos alunos?

  • A.

    Realização de planejamentos com base, tanto nas opções político-pedagógicas, quanto na problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e a comunidade.

  • B.

    Homogeneização das práticas de ensino, do currículo, da avaliação e dos conteúdos para que todos tenham a mesma educação e possam ser avaliados de forma idêntica.

  • C.

    Planejamento de objetivos e processos pedagógico-didáticos desconectados com as relações entre educação e economia, educação e sociedade técnico-científica-informacional.

  • D.

    Auxílio aos alunos, através de sua autoridade máxima e incontestável, para que se transformem em sujeitos obedientes. Assim, aprenderão os conceitos transmitidos.

  • E.

    Nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...