Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Mesmo depois de abolida a escravidão Negra é a mão de quem faz a limpeza Lavando a roupa encardida, esfregando o chão Negra é a mão, é a mão da pureza" (Gilberto Gil)

No trecho da canção "A mão da limpeza", pode-se constatar que, legalmente, não existe mais escravidão no Brasil, entretanto ainda está presente a questão do racismo e da segregação social. Neste contexto, o papel da orientação educacional, na perspectiva da transformação social, pode ser cumprido ou desenvolvido através:

I- de ações de envolvam o multiculturalismo, política de identidade cultural e os movimentos sociais.

II- de um debate rico sobre questões ligadas ao etnocentrismo, ao racismo, que podem se manifestar diretamente no cotidiano escolar.

III- da análise e discussão da cultura, a partir da perspectiva da globalização, isto é, sobre o efeito da globalização na nossa cultura.

IV- da capacitação dos professores diante das dificuldades de aprendizagem escolar que se manifestam predominantemente, entre crianças provenientes dos segmentos mais empobrecidos da população.

Assinale a alternativa correta:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional trabalha pelo viés da dimensão social da escola, desvelando o contexto social de nossa realidade e, evidentemente, o dos próprios alunos envolvidos no processo do ensino/aprendizagem." (Grinspun, 2006)

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto é correto afirmar que uma das funções da orientação educacional é a social, ao desempenhá-la o orientador educacional deverá:

I- buscar o aluno real, concreto, historicamente situado, sendo trabalhado junto com ele as questão de seus do direitos e deveres.

II- trazer o universo sócio-cultural do aluno para dentro da escola, que deve estar presente no próprio planejamento curricular, contribuindo para a discussão de objetivo, conteúdos, metodologia e avaliação.

III- considerar que a evasão, a repetência e o fracasso escolar, entre outros, são aspectos que a orientação busca conhecer o contexto, interpretá-lo e trabalhar junto com os alunos, a fim de superar as dificuldades existentes.

Diz respeito à função social do orientador, somente:

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A orientação educacional acompanha a evolução teórico-prática da educação, explicitada nas tendências educacionais destacadas por Libânio e abaixo indicadas. Com base nessas tendências, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, conforme se relacione com o papel da orientação.

1. Educação Tradicional

2. Educação Renovada progressiva

3. Educação não Diretiva

4. Educação Tecnicista

5. Educação Libertária

6. Educação Libertadora

7. Educação Crítico-social dos conteúdos

8. Educação Hoje

(  ) A atuação da orientação consiste na preparação da aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe instrumental por meio da aquisição de conteúdo.

(  ) O papel da orientação é subsidiar, assessorar o professor, na medida em que ele é um orientador e um catalisador de grupos junto aos alunos.

(  ) A orientação procura captar o mundo real dos alunos, enfocados como indivíduos históricos, concretos e reais.

( ) A orientação tem característica terapêutica e psicológica destinada aos alunos problemas;

(  ) A orientação procura identificar as aptidões dos alunos para um determinado mercado de trabalho.

( ) A orientação tem a função facilitadora de mudanças. De acordo com os princípios rogerianos.

( ) A orientação posiciona-se como uma prática política pedagógica, tendo na teoria a função de mediação.

( ) A orientação busca auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, trabalhando em termos individuais.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 5 – 6 – 7 – 3 – 4 – 2 – 8
  • B. 7 – 6 – 8 – 1 – 3 – 4 – 5 – 2
  • C. 1 – 7 – 4 – 2 – 3 – 8 – 5 – 6
  • D. 7 – 5 – 6 – 1 – 4 – 3 – 8 – 2

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O papel do orientador é significativo, ao possibilitar ao sujeito compreender e analisar o mundo, compreendendo-se nesta relação com o outro, de modo que possibilite o viver e conviver de forma mais crítica e consciente. Ao desenvolver essa ação, o orientador educacional estará trabalhando com pontos fundamentais, que são:

  • A. conhecimento – convivência – inclusão – investimento social – homogeneização de valores.
  • B. autonomia – participação – responsabilidade – reflexão – solidariedade.
  • C. conhecimento – participação – investimento social – jogos psicopedagógicos – virtude.
  • D. autonomia – virtude – responsabilidade – reflexão – homogeneização de valores.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Do ponto de vista da atuação da orientação educacional, no contexto escolar, é correto afirmar que ela auxilia a educação em um país na medida em que a educação é fator de desenvolvimento.

Assim, a orientação educacional deve:

I- organizar meios e condições de promoção da cidadania.

II- investir no desenvolvimento das características individuais dos alunos.

III- elaborar propostas e estratégias de ação que visem a tornar legal a atuação do orientador na escola.

IV- trabalhar no sentido de incluir na vida da sociedade todos os alunos, diminuindo ou eliminando o fator de exclusão.

O correto está somente em:

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A construção da escola encontra possibilidades através da tomada de consciência da necessidade de, coletivamente, discutir as situações desafiadoras do universo escolar (...)" (MACCARIELLO, M.C. A construção coletiva da escola: consciência, representação e prática social. In. GRINSPUM. M.P (org.) Supervisão e Orientação Educacional Perspectiva de Integração na Escola. São Paulo: Cortez, 2003 p.66)

A percepção da escola como espaço em construção requer do orientador:

I- um trabalho mediador, dinamizador, com ações voltadas para o projeto pedagógico da escola e com ações, em especial, para os alunos como principais protagonistas do processo de ensino aprendizagem.

II- dedicação em tempo integral de forma que o possibilite analisar, discutir, refletir com e para todos na escola.

III- participar da ação educacional coletiva, através da identificação e valorização dos meios, propostas e estratégias para superar as dificuldades e criar novas perspectivas de ação.

IV- incentivo/estímulo à justaposição de campos/áreas/aspectos, presentes na escola e que juntos superam as dificuldades das sociedades modernas.

O correto está somente em:

  • A. I e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando a atuação do orientador educacional na organização do trabalho pedagógico.

(   ) o orientador educacional deve envolver-se com a comunidade, resgatando sua realidade sócioeconômica-cultural, como meio de contribuir para a adequação curricular.

(    ) o orientador deve trabalhar com um planejamento participativo sempre voltado para uma concepção critica da realidade.

(   ) o orientador discute as questões da cultura escolar promovendo meios/estratégias para que essa realidade não se cristalize em verdades instransponíveis, mas se articule como verdades vividas no dia a dia.

(  ) o orientador participando ativamente junto a todos os atores da escola e à comunidade, procurará refletir sobre as ações desenvolvidas no presente, visando ao caminho futuro da escola e da sociedade.

O preenchimento correto é:

  • A. F V V F
  • B. V F V F
  • C. V V V V
  • D. F F F V

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas séries finais do Ensino Fundamental, o currículo proporcionará a ampliação do domínio da língua falada e escrita, dos princípios da reflexão matemática, das coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, dos princípios da explicação científica, das condições de fruição da Arte e das mensagens estéticas que representam o domínio do saber tradicionalmente acumulado e determinam o que necessita ser desenvolvido e explorado pelos diversos componentes curriculares, para a formação global do aluno, a sua inserção no mercado de trabalho e para o prosseguimento de estudos. Nesta fase, o currículo de uma escola deverá:

I- enfatizar o desenvolvimento da capacidade memorística do aluno.

II- contemplar componentes curriculares da base nacional comum, complementados por uma parte diversificada.

III- favorecer a competição entre os educandos necessária à formação da pessoa nos diferentes níveis.

IV- dar ênfase aos componentes da parte diversificada visando à orientação para o trabalho.

O correto está somente em:

  • A.

    II e IV.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O planejamento e a execução de uma ação orientadora de qualidade devem ter como base os pressupostos teóricos que a alicerçam. Podemos considerar que a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com:

  • A. a homogeneização da educação, como garantia do direito de todos ao saber escolarizado.
  • B. prioritariamente com o planejamento e a efetivação do atendimento individual das necessidades pedagógicas dos alunos.
  • C. a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história.
  • D. o cotidiano escolar promovendo a participação dos alunos em eventos culturais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a construção de um currículo escolar na perspectiva do Modelo Dinâmico-Dialógico, o primeiro passo corresponde à realização do Diagnóstico da realidade, cuja função é a de:

I- expressar a ação, o como viabilizar nossos ideais, o como transformar o real no ideal.

II- responder às perguntas sobre o tipo de sociedade e pessoa humana que queremos formar.

III- coletar informações para saber como e com que meios a escola atende sua tarefa principal.

IV- expressar o rumo, o horizonte, a direção que a escola escolheu, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências e da fé.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...