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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação às novas políticas educacionais, no tocante à diversidade cultural, é correto afirmar:
1- Sua gênese fora discutida no âmbito da sociedade civil organizada.
2- Representam o resultado de lutas históricas encaminhadas pelo Movimento Negro, desde a década de 1930.
3- A aplicação e exeqüibilidade dessas políticas somente dependem da qualificação de professores.
4- As etapas de implementação dessas políticas ficam sob a responsabilidade dos organismos de educação (secretarias, universidades e escolas privadas).
O correto está em:
1, 2 e 4, somente.
1 e 4, somente.
2 e 3, somente
2 e 3, somente
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A sociedade brasileira atual recebe influência das idéias políticas e sociais neoliberais. As relações da educação com o contexto econômico estão se processando em função da globalização da economia, que exige modificações no sistema educacional. Sobre a educação na perspectiva neoliberal é correto afirmar
1- A função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.
2- Emerge nova racionalidade fundamentada na autonomia e na subjetividade; o educador assume a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho e o aluno é o capital humano necessário ao sistema produtivo.
3- A escola tem a função política de democratizar o ensino, com vistas a uma sociedade democrática e igualitária, cujo projeto político visa à transformação social e à defesa da educação pública popular.
4- A concepção de autonomia está vinculada à da livre iniciativa, livre escolha e à idéia de competitividade.
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente
2 e 3, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:
1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.
2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".
3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.
4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.
São corretas as afirmativas:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente
2 e 3, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:
1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.
2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.
3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.
4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.
O correto está em:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente.
2 e 3, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São modelos de trabalhos desenvolvidos em uma educação museológica:
1. Maletas pedagógicas e monitoria.
2. Cursos e dramatizações.
3. Oficinas de criatividade e trabalhos escolares.
4. Provas escritas e visita guiada.
O correto está somente em:
1, 3 e 4
2, 3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 3
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre Educação Patrimonial é correto afirmar que os seus vínculos de fundo e o seu diferencial estão situados na confluência entre Educação e ...
Memória.
Cidadania.
Pedagogia.
Cidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Os departamentos educativos do Museu Lasar Segall e do Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP), a partir do fim da década de 80 foram muito influentes na formação dos professores de Arte introduzindo-os à condição pós-moderna. Os ateliês para crianças e adolescentes destas duas instituições já não eram comandados pelo expressionismo, mas educavam para linguagens específicas como a gravura e o design.(...), introduzindo o conhecimento da Arte ao lado da prática com os meios artísticos. (...) salientava ainda a importância da interpretação da Arte e das vantagens de ver e analisar as obras ao vivo. Os Museus, lugares da prática da Leitura da obra de Arte, passaram a ser mais procurados pelos professores e seus alunos à medida que esta metodologia foi sendo difundida e, posteriormente (1996/97), quando seus princípios foram integrados, como agenda escondida, aos Parâmetros Curriculares determinados pelo Ministério da Educação (MEC), e a procura dos professores por cursos e visitas a Museus foi intensificada." (BARBOSA, Ana Mae. Museus como laboratórios. IN. http://www.revistamuseu.com.br/artigos)
Com base no texto acima, qual metodologia foi aplicada neste processo educacional?
Educação Patrimonial.
Pedagogia do Oprimido.
Educação Popular.
Proposta/Abordagem Triangular.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Joana é professora de uma classe de 4ª série, onde há alunos de 10 e 11 anos. Aplicando a Teoria de Piaget, Joana deve considerar que, para esta classe:
as operações da inteligência são, exclusivamente, concretas nesta faixa etária, daí a importância de trabalhar atividades que explorem o máximo os sentidos.
as atividades e a dinâmica da classe já podem considerar que os alunos são capazes de reunir, comparar, classificar e relacionar elementos.
que conteúdos abstratos podem ser plenamente desenvolvidos, pois os alunos já são capazes de elaborar mentalmente o conhecimento.
que o ponto de partida de sua ação didática deve ser o pensamento abstrato, de modo a favorecer o desenvolvimento intelectual.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A educação escolar pode ser considerada como uma necessidade que gera uma demanda capaz de determinar uma oferta. Contudo, o cenário político, e o sistema econômico atuam diretamente sobre as mesmas. Neste sentido, está correto afirmar sobre as instituições escolares que:
no período colonial, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova contribuiu para reorientar as práticas pedagógicas.
no Brasil Império, a escolarização era coordenada pelos jesuítas, com o objetivo de disseminar a religião católica pela fé e pela instrução, em todos os níveis de ensino.
no período imperial, liberais e cientificistas defendiam a reforma da educação, tendo em vista a interdisciplinaridade.
a colonização portuguesa investiu no ensino acadêmico e propedêutico, em detrimento da educação básica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre atitudes pedagógicas na perspectiva de garantir a inclusão, é correto afirmar:
Alunos com habilidades diferentes devem ser tratados num mesmo plano, de maneira homogênea, de modo a garantir unidade de ação e de resultados.
Alunos com melhor desempenho e mais rápidos na execução das atividades devem ser proibidos de "passar à frente" dos mais lentos. Todos os alunos devem ser levados a trabalhar no mesmo ritmo.
Se um aluno conclui seu trabalho antes dos outros, deve ficar sentado e quieto até que toda a classe termine a tarefa ou a aula acabe.
O professor deve atender aos ritmos diferentes, dos diferentes alunos, prevendo e orientando atividades adequadas aos diferentes ritmos e características dos alunos.
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