Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As professoras Cilene e Lúcia trabalhavam com turmas de 4ª série, em uma escola que atendia crianças de baixa renda. Seus alunos apresentam baixo rendimento nos anos anteriores e, ainda possuem distorção de idade/ série. Após um trabalho direcionado, era evidente o progresso dos alunos de Cilene, pois estes eram constantemente estimulados a se desenvolverem por meio de uma aprendizagem significativa e o planejamento didático era organizado em torno das atividades que os alunos preferiam. A professora Lúcia foi indagada pela coordenadora pedagógica por que tal progresso não ocorrera com sua turma, Lúcia respondeu: "Meus alunos são muito pobres, têm muita dificuldade, não possuem estímulos em casa e não vão conseguir mesmo".

O que distingue fundamentalmente essas duas professoras é a:

  • A.

    crença no potencial dos alunos.

  • B.

    auto-estima pessoal e profissional.

  • C.

    visão contextualizada de mundo.

  • D.

    experiência profissional anterior.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É muito comum a situação na qual o aluno, ao chegar atrasado, é penalizado. O professor pode fechar a porta da sala de aula e não permitir a entrada do aluno, sendo que a este mesmo professor é permitido chegar atrasado, o que ocasiona uma série de conflitos devido à desigual aplicação das normas. Ocorrências dessa natureza poderiam ser superadas partindo da relação existente entre o projeto pedagógico e o regimento escolar. Isto significa dizer que:

  • A.

    o regimento escolar é um instrumento que permite à equipe gestora de tomar decisão de que o professor pode se atrasar, mas não faltar, pois é mais relevante o cumprimento dos dias letivos do que da carga horária.

  • B.

    a medida que o projeto pedagógico se define por uma concepção disciplinar mais preventiva, teremos um regimento escolar menos preso às penalidades e mais direcionados para os direitos e deveres.

  • C.

    a elaboração do regimento escolar deve ser caracterizada por uma ação independente da construção do projeto pedagógico.

  • D.

    o regimento escolar deve apresentar um conjunto de orientações que garanta o cumprimento de preceitos legais, tendo o cuidado para que o conteúdo do regimento e sua aplicação sejam contraditórios ao projeto pedagógico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o papel do currículo na construção do Projeto Pedagógico, podemos afirmar que:

I- é preciso que se discuta e se proponha novos formatos de gestão, de espaços de ação educativa e novos significados para o ensino e a aprendizagem.

II- prever o atendimento às diferenças e às diversidades locais, pela inclusão de perspectivas como a do multiculturalismo, no tratamento de questões educacionais.

III- um currículo democrático necessita e exige uma escola democrática e uma das alternativas é um Projeto Pedagógico, em que a gestão ultrapasse a simples reformulação de conteúdos.

IV-o processo de democratização da escola e de definição de seu currículo, necessariamente, é independente da conscientização do gestor e dos professores, como executores das políticas de educação.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo Vigotsky, para o ensino ser significativo, é indispensável:

  • A.

    partir de conteúdo organizado de forma a ser facilmente compreendido pelos alunos e, posteriormente, propor exercícios complexos, que deverão ser realizados de maneira independente.

  • B.

    solicitar aos alunos que pesquisem sobre o conteúdo a ser enfocado nos livros didáticos e escrevam trabalhos que serão apresentados e avaliados a partir de sua riqueza teórica.

  • C.

    usar filmes que ilustrem os temas a serem abordados, de modo que os alunos possam construir conhecimentos úteis, por meio de experiências concretas e relacionadas a esses temas.

  • D.

    investigar os conceitos cotidianos dos alunos acerca do conteúdo que se quer ensinar, introduzir os conceitos científicos a ele relacionados e promover a interação entre esses dois tipos de conceitos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A criança no seu desenvolvimento psicomotor desenvolve etapas que são importantes para a aquisição de suas habilidades sensoriais, motoras e emocionais. É correto afirmar que as habilidades sensoriais desenvolvidas são:

  • A. visuais, emocionais, tácteis e auditivas.
  • B.

    visuais, auditivas, tácteis, olfativas e gustativas.

  • C. auditivas, sociais, emocionais e visuais.
  • D. auditivas, tácteis e visuais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Falar dos conteúdos não se resume ao que ensinar; supõe também, situarmo-nos numa plataforma decisional, que, tal, como sucedia com os objetivos, está condicionada por uma série de questões prévias relativas ao que a escola é e para quê, que peso deve ter cada disciplina, com que atitude nos devemos acercar dos conhecimentos, se disciplinas singulares ou interdisciplinaridade (ZABALZA, Miguel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa, Ana, 1992). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

1- os conteúdos são os saberes, os conhecimentos sobre os quais trabalha a escola e que podem ser organizados numa perspectiva disciplinar ou interdisciplinar.

2- decidir sobre quais conteúdos selecionar e a forma de sua organização é tarefa docente articulada ao projeto pedagógico, à organização curricular e à questões epistemológicas.

3- no processo atual de revalorização dos conteúdos é necessário retornar a sua definição disciplinar, vinculada ao livro texto, ao sentido formal de sua utilização no ensino e às disciplinas mais importantes.

O correto está somente em:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    2.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    3

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas:

1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano.

2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante.

3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos.

4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias para garantir a objetividade podendo para isso, utilizar palavras ambíguas.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O adulto e a criança estão distantes não apenas pela idade e tamanho, mas pela maneira de ver a realidade e viver a vida. Um ponto marcante desta afirmativa é o Brinquedo, tanto o cantado como os jogos. Para cada faixa etária, a criança aprende a lidar de forma diferente com os brinquedos e jogos, mas para que eles alcancem seus objetivos é importante que:

  • A.

    a criança aprenda que jogos servem apenas para ensiná-la a competir.

  • B.

    a criança possa ter liberdade de imaginação, agir independente daquilo que vê.

  • C.

    a criança possa desenvolver apenas a coordenação motora.

  • D.

    jogos e brinquedos servem apenas para distrair as crianças.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É correto afirmar que os brinquedos cantados são importantes para desenvolver na criança...

  • A.

    a percepção da vida social, da natureza, instrutivos e de romances.

  • B. apenas a percepção de grupo.
  • C. o brincar de rodas.
  • D. o participar de brincadeiras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os exercícios físicos para crianças contribuem:

  • A.

    para o aprimoramento de posições e movimentos corporais, para o funcionamento geral e dos diversos sistemas do organismo.

  • B.

    para o aprimoramento de posições e movimentos corporais e para o desenvolvimento motor do organismo.

  • C.

    somente para as atividades de relacionamento.

  • D.

    somente para as atividades sociais e emocionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...