Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:
andar, mesmo que ainda não apresente condições de maturidade.
usar o andador para o desenvolvimento da marcha.
desenvolver o engatinhar, andar e correr, sem pular a seqüência de suas etapas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos principais distúrbios de posição é o que se refere aos desvios de coluna. Para evitar estes desvios, é imprescindível estimular a criança a:
I - manter sempre a postura ereta quando for escovar os dentes.
II - sentar-se recostado a 90° na carteira.
III - aproximar bem a cabeça do caderno quando for escrever.
IV - não permanecer longo tempo sentada.
O correto está em:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2006
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No Brasil, a cada Censo Escolar são coletados dados alarmantes que se constituem em elementos de fundamental importância para a compreensão do surgimento da proposta de inclusão. Neste contexto, pode-se afirmar que a educação inclusiva surgiu a partir:
do aumento do fracasso escolar, a evasão e a repetência, especialmente das crianças pobres.
do aumento da demanda pela criação de classes e escolas especiais.
das demandas crescentes dos movimentos sociais que confluíram para a elaboração de uma Constituição Federal incorporando os anseios que se desenvolveram em relação à Educação para Todos.
da necessidade de facilitar a vida das pessoas com necessidades especiais e se determinar práticas sociais inclusivas em lanchonetes, shoppings, bancos, ônibus e locais de trabalho.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A autonomia significa gestão centrada na escola, mas também aumento de flexibilidade, alterações no sistema de controle e desburocratização dos processos administrativos. Além disso, a escola necessita de autonomia curricular, o que lhe permitirá atender às necessidades educacionais e culturais de sua comunidade escolar. Isto significa que:
a autonomia administrativa assim como, a autonomia curricular nem sempre supõe a autonomia financeira, difícil de ser efetivada mesmo quando os sistemas de ensino fazem o repasse de verbas diretamente às escolas.
a autonomia organizacional definida estruturalmente, dificilmente assegura o vínculo da escola com os demais níveis do sistema e, conseqüentemente, não garante a sua liberdade de decisão às ações administrativas e pedagógicas.
a autonomia da escola, como um todo, é algo que se conquista, apesar de depender de instâncias superiores.
a autonomia deve ser compreendida tanto no nível pedagógico como no nível administrativo, pois a viabilização de qualquer proposta pedagógica depende de medidas administrativas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quando observamos o cotidiano de uma escola, verificamos que as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica contribuem para o êxito da organização de seu trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as dimensões com suas características.
A seqüência correta está em:
2, 3, 1 e 4.
2, 4, 1 e 3.
4, 3, 2 e 1.
4, 3, 1 e 2.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quando a escola é capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedagógico, pode propiciar uma educação de qualidade e exercer sua autonomia pedagógica. Ao exercer sua autonomia, a escola implementa um processo compartilhado de planejamento e responde por suas ações e seus resultados. Sobre a autonomia construída, é correto afirmar que:
I- ocorre à medida que existe a capacidade da escola assumir pequenas responsabilidades.
II- objetiva ampliar os espaços de decisão e participação da comunidade atendida pela escola, criando e desenvolvendo instâncias coletivas.
III- deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise, primordialmente, à melhoria da qualidade do ensino e ao sucesso da aprendizagem do aluno.
IV-permite a escola discutir as possibilidades de organizar o seu trabalho, distanciando-se de suas reais necessidades.
O correto está somente em:
I e IV.
I, II e III.
I e III.
I, III e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente. Analisando o texto, é correto concluir que ele:
1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.
2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.
3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.
4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.
Estão corretas somente as afirmativas:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas
( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.
( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.
( ) orientar o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.
( ) constituir o momento final do processo de ensino já que a avaliação é efetuada ao final de um período de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
V, V, F, F
F, V, V, V
V, V, V, F
F, F, V, V
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Educação é o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada. A partir desse conceito, entende-se que o ensino:
I- tem a finalidade de promover o crescimento pessoal do aluno mediante a assimilação e a aprendizagem da experiência social culturalmente organizada.
II- corresponde a um plano de ação organizado pelo Poder Público.
III- está necessariamente vinculado às práticas pedagógicas construtivistas.
IV- é a resposta coletiva que um grupo social dá às dificuldades no sentido de superá-las.
O correto está somente em:
I.
I, II e III.
I, II e IV.
II e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Leia o texto:
"Em um mundo que se globaliza e planetariza (...) o papel da orientação educacional na escola será de argumentar, discutir, refletir sobre as problemáticas existentes, de forma a tornar o aluno mais crítico e consciente da sociedade, evidenciando os conceitos de parceria, cordialidade, solidariedade, entre outros, para um país que se quer mais justo, mais humano, e mais solidário". (Grinspun,2006)
De acordo com o texto acima e o seu conhecimento sobre o papel do orientador no processo de transformação social, é correto afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...