Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:

  • A. andar e correr.
  • B.

    andar, mesmo que ainda não apresente condições de maturidade.

  • C.

    usar o andador para o desenvolvimento da marcha.

  • D.

    desenvolver o engatinhar, andar e correr, sem pular a seqüência de suas etapas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos principais distúrbios de posição é o que se refere aos desvios de coluna. Para evitar estes desvios, é imprescindível estimular a criança a:

I - manter sempre a postura ereta quando for escovar os dentes.

II - sentar-se recostado a 90° na carteira.

III - aproximar bem a cabeça do caderno quando for escrever.

IV - não permanecer longo tempo sentada.

O correto está em:

  • A. I, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, a cada Censo Escolar são coletados dados alarmantes que se constituem em elementos de fundamental importância para a compreensão do surgimento da proposta de inclusão. Neste contexto, pode-se afirmar que a educação inclusiva surgiu a partir:

  • A.

    do aumento do fracasso escolar, a evasão e a repetência, especialmente das crianças pobres.

  • B.

    do aumento da demanda pela criação de classes e escolas especiais.

  • C.

    das demandas crescentes dos movimentos sociais que confluíram para a elaboração de uma Constituição Federal incorporando os anseios que se desenvolveram em relação à Educação para Todos.

  • D.

    da necessidade de facilitar a vida das pessoas com necessidades especiais e se determinar práticas sociais inclusivas em lanchonetes, shoppings, bancos, ônibus e locais de trabalho.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A autonomia significa gestão centrada na escola, mas também aumento de flexibilidade, alterações no sistema de controle e desburocratização dos processos administrativos. Além disso, a escola necessita de autonomia curricular, o que lhe permitirá atender às necessidades educacionais e culturais de sua comunidade escolar. Isto significa que:

  • A.

    a autonomia administrativa assim como, a autonomia curricular nem sempre supõe a autonomia financeira, difícil de ser efetivada mesmo quando os sistemas de ensino fazem o repasse de verbas diretamente às escolas.

  • B.

    a autonomia organizacional definida estruturalmente, dificilmente assegura o vínculo da escola com os demais níveis do sistema e, conseqüentemente, não garante a sua liberdade de decisão às ações administrativas e pedagógicas.

  • C.

    a autonomia da escola, como um todo, é algo que se conquista, apesar de depender de instâncias superiores.

  • D.

    a autonomia deve ser compreendida tanto no nível pedagógico como no nível administrativo, pois a viabilização de qualquer proposta pedagógica depende de medidas administrativas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando observamos o cotidiano de uma escola, verificamos que as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica contribuem para o êxito da organização de seu trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as dimensões com suas características.

 A seqüência correta está em:

  • A.

    2, 3, 1 e 4.

  • B.

    2, 4, 1 e 3.

  • C.

    4, 3, 2 e 1.

  • D.

    4, 3, 1 e 2.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando a escola é capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedagógico, pode propiciar uma educação de qualidade e exercer sua autonomia pedagógica. Ao exercer sua autonomia, a escola implementa um processo compartilhado de planejamento e responde por suas ações e seus resultados. Sobre a autonomia construída, é correto afirmar que:

I- ocorre à medida que existe a capacidade da escola assumir pequenas responsabilidades.

II- objetiva ampliar os espaços de decisão e participação da comunidade atendida pela escola, criando e desenvolvendo instâncias coletivas.

III- deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise, primordialmente, à melhoria da qualidade do ensino e ao sucesso da aprendizagem do aluno.

IV-permite a escola discutir as possibilidades de organizar o seu trabalho, distanciando-se de suas reais necessidades.

O correto está somente em:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 

Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente. Analisando o texto, é correto concluir que ele:

1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.

2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.

3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.

4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas

( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.

( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.

( ) orientar o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.

( ) constituir o momento final do processo de ensino já que a avaliação é efetuada ao final de um período de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, V

  • C.

    V, V, V, F

  • D.

    F, F, V, V

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Educação é o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada. A partir desse conceito, entende-se que o ensino:

I- tem a finalidade de promover o crescimento pessoal do aluno mediante a assimilação e a aprendizagem da experiência social culturalmente organizada.

II- corresponde a um plano de ação organizado pelo Poder Público.

III- está necessariamente vinculado às práticas pedagógicas construtivistas.

IV- é a resposta coletiva que um grupo social dá às dificuldades no sentido de superá-las.

O correto está somente em:

  • A.

    I.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o texto:

"Em um mundo que se globaliza e planetariza (...) o papel da orientação educacional na escola será de argumentar, discutir, refletir sobre as problemáticas existentes, de forma a tornar o aluno mais crítico e consciente da sociedade, evidenciando os conceitos de parceria, cordialidade, solidariedade, entre outros, para um país que se quer mais justo, mais humano, e mais solidário". (Grinspun,2006)

De acordo com o texto acima e o seu conhecimento sobre o papel do orientador no processo de transformação social, é correto afirmar que:

  • A. as transformações de ordem macro e micro-social estão a exigir novas parcerias que auxiliem a orientação educacional, no estabelecimento da ordem social.
  • B. o orientador educacional deve buscar uma visão mais completa da realidade e do sujeito, de modo que possa ter melhores condições para controlar os problemas os alunos.
  • C. as instituições como a Família, o Estado e a Igreja são aliados que ajudam no entendimento da totalidade e das questões do mundo contemporâneo. A orientação dever caminhar junto com todas elas.
  • D. são muitos os papéis da orientação educacional diante das perspectivas dessa nova escola: papel integrador, mediador e principalmente um papel de interdisciplinaridade entre o saber e o fazer, entre o ter e o ser, entre o querer e o poder.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...