Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Há consenso entre os estudiosos da educação brasileira de que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, relacionadas entre si e com um mesmo objetivo em relação à configuração da sociedade.
Assinale a alternativa que registra corretamente essas três pedagogias.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Analise os textos a seguir:
A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver claro, fundo e largo os valores, problematizá-los, buscar sua consistência. (Terezinha Azerêdo Rios) (...) Se a ética tem a ver com a melhora das pessoas, também tem a ver com a melhora das instituições. Daí que devem ser institucionalmente muito valorados os mecanismos que ajudem aos administradores a comportar- se eticamente, tais como os códigos de comportamento, a aplicação das normas de controle e os conselhos cidadãos de vigilância. A liderança, para tanto, está indissoluvelmente unida ao comportamento ético. Daí a importância que os tomadores de decisões na gestão governamental possuam um sentido de serviço. (Juan de Dios Pineda Guadarrama)
A partir dos textos apresentados, é correto afirmar que a perspectiva ética presente na competência profissional pode contribuir para uma melhoria na qualidade do trabalho na medida em que
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O Diário de Classe é o documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Compete à Secretaria Escolar, em relação ao Diário de Classe,
mantê-lo atualizado e organizado.
registrar a frequência e as notas dos alunos.
registrar o conteúdo programático e as aulas dadas.
acrescentar o nome dos alunos matriculados no decorrer do ano letivo.
registrar as reposições de aulas no campo das observações.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Escrituração Escolar é o registro sistemático dos fatos e dados com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação da
identidade religiosa e origem dos alunos.
autenticidade da vida escolar e o funcionamento da escola.
regularidade das atividades culturais da comunidade local.
identidade social da equipe gestora e docente.
regularidade do transporte público que serve a comunidade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Ata de Resultados Finais é o documento que registra o resultado final de todos os alunos matriculados no decorrer do ano letivo e deve conter, dentre outras informações,
composição e assinatura dos membros do conselho de classe/série.
lista de disciplinas que o aluno cursará no próximo ano letivo.
frequência parcial e final do estudante.
assinatura do professor e coordenador pedagógico.
rol de disciplinas e carga horária do ano cursado.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Secretaria Escolar é o setor componente da unidade educacional responsável pela documentação sistemática da vida da escola em seu conjunto. Seu papel é o de proceder, segundo determinadas normas, ao registro, dentre outros:
da movimentação financeira da associação de pais e amigos da escola.
das atas de reuniões do grêmio estudantil.
das reuniões da associação de moradores, quando realizadas no espaço escolar.
das eleições, realizadas no âmbito escolar, dos representantes das associações de classe.
dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A educação básica, visando atender da melhor forma o processo de aprendizagem dos estudantes, poderá organizar- se em
séries anuais, períodos semestrais e ciclos.
gênero, grupos não seriados, grupos de estudos.
nível socioeconômico, gênero e períodos semestrais.
nível socioeconômico, grupos de estudos, séries anuais.
períodos semestrais, séries anuais, gênero.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No Sistema Educacional Brasileiro, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino. Compete à União prestar _______________ e _______________ aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a afirmação.apoio informação
assistência técnica financeira
assessoria orientação
consultoria técnica profissional
assessoria técnica logística
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A cordialidade, a ratificação do outro, as explicações claras e objetivas, o bom atendimento, é tudo que se espera de uma pessoa que esteja exercendo o papel de lidar com o público. Para que isso ocorra, dentre outras exigências, é necessário
atender rápida e prontamente à solicitação do outro, sem ouvi-lo atentamente.
atender às pessoas segundo a posição que ocupam na comunidade local.
entender que a comunicação se dá ao se adaptar ao tema, às pessoas envolvidas.
concentrar-se na interação com o outro, ao mesmo tempo que se atenta aos ruídos externos.
evitar mal entendidos, promovendo os ruídos na comunicação e na interação com o outro.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na interação do cotidiano, são usadas diferentes formas de comunicação. Por exemplo, na secretaria da escola, em uma situação de atendimento, um funcionário diz:
Bom dia, o que a senhora deseja? E ela responde: O senhor pode me informar quando vai começar o período de renovação de matrícula? Essa configuração de comunicação denomina-se gênero textualde marcação.
da escrita.
da oralidade.
da comunicação.
de relação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...