Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser

  • A.

    diagnóstica.

  • B.

    formativa.

  • C.

    sistemática.

  • D.

    contínua.

  • E.

    intensiva.

Os estudos sobre o bullying na escola, realizados por Beaudoin e Taylor (2006), mostram a importância de ações preventivas para evitar comportamentos agressivos e de violência entre os alunos e entre alunos e professores. As escolas são apresentadas como último berço da socialização para as crianças, e o ensino, uma das profissões mais sociais para os adultos. Entretanto, dentro da escola, crianças e adultos revelam uma profunda sensação de afastamento e de isolamento, que se intensifica ainda mais pelas inúmeras possibilidades de relacionamento.

Para as autoras,

  • A.

    a construção de vínculos significativos de alunos com seus colegas e com os professores na escola impede o surgimento de sérios problemas entre os alunos, como as brigas, a competição, o desrespeito e o bullying, além de evitar o tédio.

  • B.

    o estabelecimento de normas e a exigência rigorosa do seu cumprimento afastam os alunos mal intencionados de eventuais atitudes agressivas. Essas normas devem ser declaradas a todos para evitar que aleguem desconhecimento.

  • C.

    a divulgação de penalidades aplicadas em alunos que apresentam comportamento agressivo é fundamental para eliminar esse tipo de atitude dentro da escola. Essa ação inibidora da agressividade deve ser aplicada pelo colegiado da escola.

  • D.

    o bullying só se resolverá a partir de encontros de estudos entre pais e mestres que, juntos, buscam uma solução para o problema com ajuda de psicólogo.

  • E.

    faz-se necessário programar exercícios, com um roteiro previamente estabelecido e avaliado por especialista, para desenvolver vínculos significativos entre alunos e entre esses e o professor.

De acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em

  • A.

    uma proposta que nasce da própria realidade singular em que a escola está inserida.

  • B.

    uma proposta de opções explícitas na direção da superação de problemas relacionados a questões de ordem pedagógica.

  • C.

    um instrumento clarificador após profunda reflexão dos agentes envolvidos, sobre a ação coletiva e educativa da escola, baseada na pesquisa real no sentido de possibilitar possíveis transformações.

  • D.

    processo de organização educativa de ordem didática e administrativa que direciona as ações escolares.

  • E.

    propostas de ações de constante superação de problemas do cotidiano escolar e de ordem administrativa.

A cultura é como água: compõe cada célula de nossa existência. É insípida, invisível, intangível, e, ainda assim, tudo está embebido nela. (Beaudoin e Taylor)

As autoras, estudiosas do fenômeno conhecido como bullying, apresentam a tese de que a cultura

  • A.

    promove mudanças no indivíduo, atenuando o comportamento agressivo daqueles que passam por uma evolução cultural, o que resulta em uma sociedade mais pacífica, refletindo também em comportamento menos agressivo dos alunos na escola.

  • B.

    limita as opções de solução para situações problemáticas, pois o pensamento do indivíduo está sujeito a um filtro cultural daquilo que é aceitável em um contexto específico.

  • C.

    expande as opções da sociedade, pois traz novos elementos e criatividade na solução contra comportamentos agressivos.

  • D.

    gera possibilidades na sociedade de capitalismo avançado, pela facilidade que esta oferece ao acesso a instrumentos e meios de combater a violência.

  • E.

    exige normas para o convívio social, o que inibe a incidência de situações de agressão e de violência dentro da escola.

Segundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores:

  • A.

    pressupostos filosóficos-sociológicos e didáticos-metodológicos.

  • B.

    pressupostos filosóficos-sociológicos, pressupostos epistemológicos e os didáticos-metodológicos.

  • C.

    pressupostos didáticos-metodológicos e os pressupostos básicos do processo.

  • D.

    pressupostos epistemológicos e básicos do processo.

  • E.

    pressupostos básicos do processo ensino aprendizagem.

  • A.

    I – b; II – a; III – c; IV – d.

  • B.

    I – c; II – d; III – b; IV – a.

  • C.

    I – c; II – b; III – d; IV – a.

  • D.

    I – b; II – a; III – d; IV – c.

  • E.

    I – d; II – c; III – a; IV – b.

Das linhas mestras de um projeto pedagógico na Educação Infantil atual, é(são) esperado/a(s)

  • A.

    o rompimento com concepções de instituições escolares infantis como locais de confinamento de crianças e controle por parte dos adultos.

  • B.

    a proposição de uma linha de trabalho baseada em princípios de eficiência e produtividade e a criação de um espaço sociocultural homogêneo.

  • C.

    o rompimento com modelos pedagógicos interacionistas e o planejamento em bases normativas oficiais.

  • D.

    a incorporação do conceito de instituições escolares infantis como guardas da infância e primeira agência educativa das crianças.

  • E.

    a isenção de concepções educacionais e a orientação do projeto pedagógico em torno do voluntariado.

Entre inúmeras pesquisas e estudos no campo educacional, os trabalhos a respeito da família/escola desenvolvidos por Heloisa Szymanski nos permitem afirmar que

  • A.

    no século XXI, as famílias, indistintamente, engajam-se em projetos coletivos de melhoria do ensino e das relações da escola com a comunidade, permitindo a fluidez das relações.

  • B.

    as famílias das classes trabalhadoras sempre se envolvem nos projetos de melhoria do ensino e da escola, estabelecendo uma relação horizontal com os gestores.

  • C.

    famílias com melhor condição financeira não valorizam os projetos coletivos voltados à melhoria do ensino e das relações escola/comunidade, dificultando a relação dialógica necessária.

  • D.

    a relação horizontal e dialógica entre a família e a escola só é possível quando se considera que os vários contextos sociais geram diferentes relações sociais.

  • E.

    a relação dialógica entre família e escola não é possível porque a ação educativa destas instituições difere em seus objetivos, conteúdos e métodos.

  • A.

    é fundamental a superação da organização taylorista/ fordista para que o gestor possa tornar-se o centro das decisões escolares.

  • B.

    a superação do modelo taylorista/fordista é fundamental à construção do projeto pedagógico pelos professores.

  • C.

    a construção do projeto pedagógico deve envolver toda comunidade escolar, com objetivo de superar a divisão entre concepção e execução, para construir a autonomia na escola.

  • D.

    a construção do projeto pedagógico por professores, alunos e demais funcionários administrativos leva à superação do modelo taylorista/fordista.

  • E.

    cabe ao gestor a concepção e aos professores e funcionários administrativos a execução.

  • A.

    prática de gestão participativa, organização regrada da rotina escolar e o estabelecimento do planejamento de curso.

  • B.

    participação na construção do Projeto Pedagógico da escola, relacionamento unilateral com professores e criação de regras disciplinares.

  • C.

    definição de objetivos claros discutidos com a equipe escolar, respeito à diversidade e prática de gestão participativa.

  • D.

    organização do plano de trabalho para uma escola de qualidade, definição de objetivos claros e relacionamento de ordem com a comunidade.

  • E.

    prática da gestão participativa, elaboração de regras de conduta aos alunos e professores e organização das festas escolares para arrecadação de fundos.

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