Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A gestão escolar voltada para a transformação social contrapõe- se à centralização do poder e por isso tem como foco principal a participação de
pais, professores, funcionários, estudantes, comunidade local.
equipe gestora, comunidade do entorno, especialistas, professores e pais.
pessoal do núcleo técnico-pedagógico, docentes, funcionários, pais e direção da escola.
comunidade escolar, pais, estudantes, equipe gestora e equipe pedagógica.
políticos, representante comunitário, professores, diretor de escola e pais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Autores que discutem a administração escolar indicam diversos fatores que tornam a escola uma organização diferenciada dentre as demais organizações sociais. Assinale um dos fatores, dentre outros, que fazem da escola uma organização social singular.
O resultado de sua produção ser semelhante à produção em série.
Sua finalidade aproximar-se da finalidade da indústria.
Estabelecer relações internas e externas decorrentes das leis trabalhistas.
Visar à formação de indivíduos éticos, cidadãos e solidários.
A estrutura interna rege-se por regras burocráticas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.
o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.
professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.
o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.
devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A educação tem uma especial responsabilidade na edificação de um mundo mais solidário, e as políticas de educação devem deixar transparecer, de modo bem claro, essa responsabilidade. É um novo humanismo que a educação deve ajudar a nascer, com um componente ético essencial, e um grande espaço dedicado ao conhecimento das culturas e dos valores espirituais das diferentes civilizações e ao respeito pelos mesmos.(Jacques Delors)
O relatório da UNESCO, com relação à globalização, propõe à educação
cumprir o seu papel de dar condições de empregabilidade às pessoas, qualificando-as para trabalhar em diferentes áreas e/ou países.
desenvolver um olhar crítico sobre a globalização, capaz de quebrar a hegemonia de grandes empresas que dominam a realidade mundial.
contrabalançar uma globalização em que apenas se observam aspectos econômicos ou tecnicistas.
evitar a globalização que assola o mundo, descaracterizando as culturas e a identidade das nações.
formar cidadãos capazes de assimilar as novas culturas e se adaptar à nova realidade imposta pela globalização.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.
Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir detécnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.
técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.
formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.
formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.
técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Analise as afirmações de Isabel Sole (in Coll) a seguir.
a. Uma hipótese subjacente no construtivismo, entendido em toda sua plenitude, é que quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver-nos, de ver o mundo e de relacionar-nos com ele.
b. Dado que parte importante da aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.
Com essas preocupações, a autora analisa e aponta alguns fatores que levam os alunos a manifestarem disposição para a aprendizagem como condição prévia para atribuir- -lhe significado:
I. autoestima elevada;
II. conhecer o propósito da tarefa;
III. detalhamento minucioso das orientações da tarefa pelo professor;
IV. expectativas positivas do professor sobre o aluno.
Responde corretamente ao que a autora aponta o(s) fator(es) contido(s) apenas em
I.
I e II.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado
uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.
o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.
revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.
revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.
a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os dados de rendimento dos alunos devem ser preenchidos cuidadosamente pelos professores porque são informações coletadas
I. pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP, para compor o Sistema de Informações Educacionais;
II. no Censo Escolar, programa cujas informações geram indicadores necessários ao acompanhamento do setor educacional;
III. anualmente, em nível nacional, e que, juntamente com outros dados das escolas, permitem o acompanhamento das alterações do sistema educacional e a identificação de demandas das Secretarias de Educação.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção
progressista.
inovadora.
progressiva.
incentivadora.
transformadora.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Chrispino, o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, motivado, muitas vezes, pela diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Diante disso, quando se trata de ambiente escolar,
cabe aos seus profissionais estimular o conflito de modo controlado, pois sua ocorrência promove os avanços e aprimoramentos internos no trato com alunos e professores e melhora o convívio da escola com sua comunidade e o seu entorno.
com a assistência de um mediador, as relações sociais dentro da escola podem ser reorientadas levando a novas formas de cooperação, de confiança, de solidariedade, conduzindo a formas mais maduras de resolver as diferenças pessoais ou grupais.
uma vez identificada a causa do conflito escolar, é possível, com vontade política, e com a presença de mediador imparcial, ignorar o conflito dentro da escola, sem que isso provoque reação negativa das pessoas.
é possível desenvolver um programa de mediação imparcial que trabalhe no sentido de conscientizar os profissionais da escola e sua comunidade, que ali não é lugar para conflitos, pois isso prejudica o bom rendimento dos alunos.
não cabe à escola resolver os conflitos, pois esse fenômeno deve ser resolvido pela mediação de uma boa política de segurança pública, portanto, de uma outra esfera de governo.
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