Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Segundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar

  • B.

    competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir

  • C.

    atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir

  • D.

    participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir

  • E.

    competência única ... participação ... colaboração ... organizar

Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.

Esses autores sugerem como áreas de atuação:

  • A.

    o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas.

  • B.

    o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional.

  • C.

    seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos.

  • D.

    valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo.

  • E.

    planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional.

Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores.

Nessa perspectiva, está correto afirmar que

  • A.

    a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público.

  • B.

    as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar.

  • C.

    a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada.

  • D.

    a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio.

  • E.

    atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar.

Segundo Fullan (2009), para um número cada vez maior de pessoas que tentam adotar mudanças educacionais, a impossibilidade está se tornando uma palavra mais corriqueira. A principal razão para a impossibilidade de realização de mudanças na escola ocorre quando

  • A.

    se leva em conta o contexto e a cultura do local.

  • B.

    os agentes que tomam decisões desconhecem as situações que os possíveis implementadores enfrentam.

  • C.

    há uma visão para proporcionar clareza e energia para promover a mudança.

  • D.

    há um entendimento das realidades múltiplas do processo de reestruturação dos órgãos centrais.

  • E.

    existe forte convicção sobre a necessidade de mudança institucional.

Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:

I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);

II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;

III. uso de novas abordagens de ensino;

IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;

V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série e com base nos resultados apresentados nas atividades de sondagem, é correto afirmar que o professor dessa turma deve trabalhar

  • A.

    situações didáticas que favoreçam a reflexão sobre o funcionamento do sistema, por exemplo: que as crianças escrevam e interpretem seus escritos, justificando quantas e quais letras utilizou.

  • B.

    projetos, envolvendo, por exemplo, cantigas populares, para que as crianças possam tomar contato com esse rico universo cultural.

  • C.

    exercícios que preparem a criança para começar a entrar em contato com o mundo da escrita, começando com a apresentação e fixação de cada vogal com as consoantes simples.

  • D.

    momentos de leitura compartilhada, seguida de reescrita dos textos conhecidos, individualmente. Esse procedimento faz com que o aluno coloque em jogo todo seu conhecimento sobre a linguagem escrita.

  • E.

    atividades de escrita, como a letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda que tenha como objetivo que os alunos escrevam convencionalmente.

Acerca da pedagogia das situações-problema, analise as seguintes afirmações.

I. As situações-problema devem possibilitar aos alunos o avanço a um ponto adiante no processo de aprendizagem, considerando-se sua zona de desenvolvimento proximal.

II. Diante da obrigação de transpor um obstáculo, em torno do qual uma situação-problema é organizada, os alunos precisam construir hipóteses, proceder a explorações e tentativas para resolver o problema.

III. A validação da solução do problema e sua sanção devem ser feitas pelo professor que, estando de fora e mantendo-se distante do caminho percorrido pelos alunos, pode aprovar ou reprovar tal percurso.

De acordo com Perrenoud, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:

I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;

II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;

III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;

IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Um coordenador pedagógico, ao analisar esse mapa, com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série, considerou acertadamente que

  • A.

    os alunos estão avançando em suas hipóteses, cada qual conforme seu ritmo de aprendizagem.

  • B.

    grande parte das crianças dessa turma deve apresentar problemas de aprendizagem, cabendo, portanto, encaminhamento ao especialista.

  • C.

    as sondagens foram realizadas em datas muito próximas, não proporcionando o tempo necessário para diagnosticar o avanço de uma hipótese para a outra.

  • D.

    as crianças apresentam uma homogeneidade de conhecimentos que acaba prejudicando o crescimento da turma, pois não há troca de informações, dificultando o processo de aprendizagem.

  • E.

    as atividades que foram planejadas não colaboraram para que as crianças pudessem avançar em seus conhecimentos sobre a leitura, a escrita e a comunicação oral.

  • A.

    assegurar a transparência das informações, cumprindo assim dois requisitos básicos da democracia: a ampla disseminação dos resultados obtidos e a permanente prestação de contas à sociedade.

  • B.

    manter sob controle do governo federal as políticas educacionais implementadas pelos estados e municípios, possibilitando que estes façam o monitoramento das escolas.

  • C.

    assegurar ao governo federal o controle sobre as políticas públicas educacionais.

  • D.

    adequar as políticas educacionais dos estados e municípios às determinações do Ministério da Educação, para que as escolas tenham maior autonomia na gestão administrativa e pedagógica.

  • E.

    manter o governo federal bem informado sobre a destinação de verbas para os estados e os municípios.

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