Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino é um referencial útil para a reflexão e tomada de decisões compartilhadas e pressupõe

  • A. diagnóstico do que os alunos pensam e desejam aprender.
  • B. grau de exigência e tempo destinado à realização de cada tarefa.
  • C. planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem.
  • D. o trabalho em equipe de uma escola, a partir do planejamento de ensino.
  • E. conjunto de princípios, que fiquem bem coletivamente.

Na atualidade, somente a formação inicial não é suficiente para a atuação profissional do professor, porque o mundo está em constante mudança, colaborando para que surjam novas exigências relativas ao trabalho escolar.

A formação continuada do professor deve promover

  • A.

    o desenvolvimento estrito dos aspectos pedagógicos, incluindo o domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.

  • B.

    uma formação que extrapole os conhecimentos pedagógicos, promovendo reflexão sobre a própria prática e a troca de experiências.

  • C.

    a formação focada na troca de experiências estritamente relacionadas ao domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.

  • D.

    o desenvolvimento pedagógico, bem como o domínio das novas tecnologias e da legislação educacional.

  • E.

    a formação política, informando sobre as novas tecnologias e procedimentos didáticos utilizados em outros países.

A cidadania é o eixo vertebrador da educação escolar brasileira, o que implica a flexibilização e abertura do currículo escolar. Dessa forma, os temas sociais deverão receber o mesmo tratamento das áreas convencionais, sendo abordados didaticamente de acordo com a contextualização das diferentes realidades locais e regionais e, ainda, de forma a possibilitar a aprendizagem e reflexão dos alunos sobre os temas transversais. Considerando que cabe à escola e ao professor a elaboração e desenvolvimento de seu projeto educativo, ao trabalhar o tema Pluralidade Cultural, devem ter em mente que os aspectos jurídicos, histórico-geográficos, sociológicos e antropológicos devem abordar, respectivamente,

  • A.

    de forma disciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.

  • B.

    de forma disciplinar, legislações de direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social no Brasil; diferenças étnicas e regionais; cultura, raça e etnia.

  • C.

    de forma interdisciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura, raça e etnia.

  • D.

    de forma disciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura e etnia.

  • E.

    de forma interdisciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.

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