Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino é um referencial útil para a reflexão e tomada de decisões compartilhadas e pressupõe
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na atualidade, somente a formação inicial não é suficiente para a atuação profissional do professor, porque o mundo está em constante mudança, colaborando para que surjam novas exigências relativas ao trabalho escolar.
A formação continuada do professor deve promover
o desenvolvimento estrito dos aspectos pedagógicos, incluindo o domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.
uma formação que extrapole os conhecimentos pedagógicos, promovendo reflexão sobre a própria prática e a troca de experiências.
a formação focada na troca de experiências estritamente relacionadas ao domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.
o desenvolvimento pedagógico, bem como o domínio das novas tecnologias e da legislação educacional.
a formação política, informando sobre as novas tecnologias e procedimentos didáticos utilizados em outros países.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A cidadania é o eixo vertebrador da educação escolar brasileira, o que implica a flexibilização e abertura do currículo escolar. Dessa forma, os temas sociais deverão receber o mesmo tratamento das áreas convencionais, sendo abordados didaticamente de acordo com a contextualização das diferentes realidades locais e regionais e, ainda, de forma a possibilitar a aprendizagem e reflexão dos alunos sobre os temas transversais. Considerando que cabe à escola e ao professor a elaboração e desenvolvimento de seu projeto educativo, ao trabalhar o tema Pluralidade Cultural, devem ter em mente que os aspectos jurídicos, histórico-geográficos, sociológicos e antropológicos devem abordar, respectivamente,
de forma disciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.
de forma disciplinar, legislações de direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social no Brasil; diferenças étnicas e regionais; cultura, raça e etnia.
de forma interdisciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura, raça e etnia.
de forma disciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura e etnia.
de forma interdisciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.
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