Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta evidências sobre a necessidade de descentralização do sistema educacional, conferindo aos Estados, Municípios e Escolas maior autonomia para a elaboração e execução de suas propostas pedagógicas. Atendendo a essa demanda, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado do São Paulo elaborou o documento intitulado "A construção da proposta pedagógica da escola". Nesse documento, as etapas que precisam ser consideradas pela escola, ao elaborar sua proposta pedagógica, são:
reflexão dos professores para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.
reflexão de toda a equipe escolar para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.
discussão pela equipe escolar sobre o planejamento a ser desenvolvido pela escola a partir da realidade nacional, estabelecimento de novas metas a serem atingidas pelos alunos em cada nível de ensino, determinando conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhadas no próximo ano letivo.
reunião entre os professores a fim de estruturar o planejamento escolar a partir da realidade do estado, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.
discussão entre os professores para planejar um trabalho diferenciado na escola e com a finalidade de estabelecer relações entre as diretrizes curriculares nacionais para educação básica e a realidade local, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Propor situações-problema aos alunos é considerado, atualmente, prática inovadora na escola. Para adotar essa sistemática de trabalho, os professores precisam saber que
as situações de desafios devem estar ao alcance dos alunos e devem levar cada um a progredir, sendo mobilizadoras.
uma situação problema é organizada em torno de resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo este não identificado pela classe previamente.
o estudo organiza-se em torno de uma situação de caráter hipotético que permita ao aluno um estudo mais aprofundado.
a situação deve oferecer resistência suficiente, levando o aluno a investir nela seus conhecimentos anteriores disponíveis, de modo que a situação leve a reproduzi-los.
a situação-problema deve ter um caráter problemático; a atividade deve operar em uma zona próxima, propícia ao desafio intelectual.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
As novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser
mais explorado para a elaboração de textos, evitando, assim, a entrega de trabalhos manuscritos que dificultam a leitura do professor.
orientado pelo professor para que os alunos elaborem seus trabalhos sem recorrer a bibliotecas.
melhor aproveitado pelos alunos para a realização de trabalhos, evitando a pesquisa em bibliotecas.
orientado pelo professor com a finalidade de produção de conhecimento.
orientado pelo professor para que os alunos reproduzam os conhecimentos encontrados na Internet.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Pensando que o uso do computador é um recurso auxiliar ao trabalho do professor, pode-se afirmar que ele é útil porque
a utilização do correio eletrônico facilita a comunicação entre professor e aluno, acabando com os encontros presenciais, que não se fazem tão necessários com o advento das novas tecnologias.
possibilita a adoção de chat ou bate-papo, a fim de descontrair a relação professor-aluno.
favorece a reprodução e correção de provas e trabalho, substituindo a realização de trabalhos manuscritos e, desta forma, agiliza o processo de ensino e de aprendizagem.
oferece recursos facilitadores de aprendizagem, como a confecção de CD-ROM e material em Power Point.
permite o uso de lista de discussão, cujo objetivo é substituir os cursos e aulas presenciais.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.
Promover, automaticamente, o aluno defasado para série seguinte, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.
Implantar a avaliação focada na seletividade dos alunos, agrupando-os em turmas com dificuldades semelhantes.
Reconstruir o contrato tácito entre a família e a escola, explicando que avaliar o aluno sem atribuir-lhe nota é mais interessante para seu autoconceito.
Adotar a sistemática de divulgação pública dos resultados dos alunos para estimular a competição entre os alunos e, conseqüentemente, sua melhoria de desempenho.
Analisar o problema apresentado em sua base ou raízes e modificar os procedimentos didáticos para atender suas dificuldades.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A monitora Iracema convocou os pais para uma reunião que trataria sobre o comportamento da sua turma. A mãe de Paula não compareceu. A monitora, então, relatou sobre a rotina do grupo, explicando minuciosamente para os pais o estágio de desenvolvimento de cada criança e suas particularidades, demonstrando conhecer profundamente sua turma. Os pais, após essa exposição, questionaram o motivo pelo qual as crianças freqüentemente voltavam para casa com hematomas, mordidas e escoriações. A monitora, então, explicou que Paula agredia com freqüência seus coleguinhas, e que ultimamente estava mais agressiva, pois seus pais estavam em processo de separação. A monitora, então, explicou aos pais os problemas da família e os reflexos, dessas questões na vida de Paula. Alguns pais concluíram que o melhor seria afastar Paula do convívio de seus filhos, para evitar as agressões. Outros, solicitaram a atuação do Conselho Tutelar. Em razão do adiantado da hora, a monitora agradeceu a presença de todos e agendou uma nova reunião com a mesma pauta. Essa situação demonstra
a falta de atuação do Conselho Tutelar, que já devia ter tirado o pátrio poder da mãe de Paula, já que não está cumprindo com suas obrigações.
o esforço da monitora em velar pela integridade física de sua turma, apontando aos pais a responsável pelas agressões.
a participação dos pais no cotidiano da instituição, influenciando no processo e no progresso pedagógico da turma.
a violabilidade da integridade moral, abrangendo a degradação da imagem da criança, quando a monitora expõe aos presentes a vida de Paula.
o respeito que a monitora tem com sua turma e com cada criança, que conhece e expõe tão bem a particularidade de cada indivíduo para a comunidade.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Júlia faz um desenho em uma folha e mostra à monitora Iracema. Ela coloca o desenho de lado, pega outra folha e mostra a Júlia como e o que deve desenhar. Júlia continua desenhando do seu jeito. Iracema tira a folha de Júlia e pede que vá brincar com outra coisa. A monitora
agiu corretamente, ensinando a utilização correta dos materiais.
errou em orientar como Júlia deveria fazer. Nessa fase, o correto é pegar na mão da criança para que tenha mais firmeza em seus traços.
não respeitou a liberdade de expressão da criança, procurando direcionar Júlia segundo suas concepções.
ajudou Júlia na execução da sua atividade e a encaminhou no descobrimento de outras possibilidades.
não colaborou com o processo de desenvolvimento da criança, pois diante do fracasso na execução da atividade não persistiu, ao contrário, incentivou Júlia a desistir.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
João chega atrasado à creche todos os dias. Com isso, além de atrapalhar a turma, também se atrapalha, pois acaba não conseguindo se integrar nas atividades que já começaram a ser desenvolvidas. A monitora Iracema informou a Direção da instituição sobre esse problema e solicitou providências a fim de evitar maiores prejuízos ao andamento da rotina. A Direção da creche, nesse caso, deve
punir João, proibindo sua entrada na instituição toda vez que se atrasar.
orientar os pais e mostrar a eles que João está perdendo as primeiras atividades do dia.
permitir a entrada da criança na instituição, mas não em sua sala, para não desconcentrar a turma.
advertir os pais e, em caso de reincidência, mudar o horário de entrada da criança na instituição.
cercear o acesso da criança às atividades de sua turma, mantendo-a na área administrativa, como forma de intimidação.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está
correta; dessa forma as outras crianças não ousarão ter os mesmos comportamentos que Beto.
incoerente; essa situação transformará Beto num líder negativo, impulsionando a turma a ter o mesmo tipo de comportamento.
incorreta; dessa maneira a criança está sendo exposta a uma situação vexatória e constrangedora.
certa; esse é um jeito de fazer a criança se sentir humilhada, ficar triste e pensar no que fez.
equivocada; dessa forma o comportamento negativo será cada vez mais reforçado.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A monitora Claudia observou que, em sua turma, algumas meninas não brincam com as outras e até mesmo se evitam. Empenhada para que as crianças tenham uma convivência harmoniosa, realiza diariamente dinâmicas e brincadeiras que trabalham o contato físico. As meninas, porém, mesmo no decorrer dessas atividades, não aceitam ser tocadas ou dar as mãos para outras. Nessa situação, a monitora deve
insistir para que as meninas brinquem juntas, coagindo-as.
expor o comportamento indesejável das meninas para a turma.
punir o grupo que está agindo com preconceito.
impedir a aproximação das meninas para evitar maiores constrangimentos.
respeitar as idéias e valores das crianças.
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