Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:

7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.

8h às 8h30 – Café para todos.

8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.

9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.

10h30 às 11h30 – Almoço para todos.

11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.

13h30 às 14h – Arrumação do lanche.

14h às 14h30 – Lanche para todos.

14h30 às 15h30 – Banho para todos.

15h30 às 16h30 – Sala de TV.

16h30 às 17h30 – Sopa para todos.

17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.

Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que

  • A.

    as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.

  • B.

    é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.

  • C.

    a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.

  • D.

    não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.

  • E.

    o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.

Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.

Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores

  • A.

    políticos e históricos.

  • B.

    artísticos e religiosos.

  • C.

    religiosos e históricos.

  • D.

    artísticos e históricos.

  • E.

    políticos e religiosos.

Ao elaborar um projeto pedagógico, o trabalho de nossas escolas incide tanto sobre os conteúdos quanto sobre as formas pelas quais os conduzem. O critério com que se pode plenamente justificar um projeto pedagógico fundamenta-se, sobretudo, em sua

  • A. sustentação didática e psicológica.
  • B. proposta de mudança baseada em novas teorias.
  • C. eficácia para desenvolver todo o currículo.
  • D. pertinência social e possibilidade didática.
  • E. credibilidade junto aos pais e alunos.

No Brasil, as tendências pedagógicas têm ligação com a História da Didática.

Aponte a alternativa que se refere à Escola Nova ou Didática ativa.

  • A. Conhecimentos estereotipados e memorização.
  • B. O erro é importante elemento na aprendizagem.
  • C. O aluno é o foco central do processo de aprendizagem.
  • D. Objetivos educacionais coerentes com os estágios do desenvolvimento.
  • E. O tecnicismo educacional é o sujeito da aprendizagem.

A proposta dos temas transversais se define em torno de alguns pontos: I. constituem novas disciplinas, pressupondo um tratamento diferenciado das demais disciplinas do currículo formal;

II. dispensa a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente com valores e atitudes em todas as áreas;

III. implica a necessidade de trabalho contínuo e regular a respeito de posturas a serem desenvolvidas;

IV. permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre os diferentes membros da comunidade;

V. emergem de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito de diferentes campos do conhecimento.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas coerentes com a proposta dos temas transversais, apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.

 Essa afirmação explica o significado

  • A. da função classificatória da avaliação.
  • B. de avaliação como julgamento de valores.
  • C. do caráter punitivo da avaliação.
  • D. de avaliação como aferição de notas.
  • E. da função diagnóstica da avaliação.

Ao introduzir um novo conteúdo curricular, o professor precisa conhecer o que os alunos já sabem a respeito, que opiniões têm, que hipóteses levantam. Um bom recurso que levaria o professor a mobilizar e despertar o interesse dos alunos seria(m)

  • A. questionamentos individuais.
  • B. provas objetivas.
  • C. exposição oral.
  • D. problematização planejada.
  • E. questionamento em grupo.

14. O conceito de educação inclusiva compreende não apenas os alunos portadores de deficiência, mas inclui também aqueles que encontram grandes dificuldades para ultrapassar as possibilidades comuns de aprendizagem e exigem medidas excepcionais.

Em classes em que existam alunos nessas condições, o professor precisa

  • A. solicitar que professores especializados assessorem seu trabalho nas aulas, pois a situação exige isso.
  • B. trabalhar de modo igual para todos, pois todos são iguais no ponto de partida da aprendizagem.
  • C. proteger particularmente os alunos diferentes, porque eles são mais carentes e frágeis.
  • D. proporcionar um atendimento segregado e inclusivo.
  • E. especializar-se nas deficiências que os alunos apresentam, para dar conta do ensino.

Considere os seguintes enunciados:

I. assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio;

II. oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental;

III. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.

Os enunciados I, II e III indicam, respectivamente, de acordo com a LDB, responsabilidades da (os):

  • A. união, municípios e estados.
  • B. estados, municípios e união.
  • C. estados, união e municípios.
  • D. municípios, estados e união.
  • E. municípios, união e estados.

Uma das preocupações contemporâneas dos estudiosos de currículo na formação docente é o

  • A. intelectualismo.
  • B. multiculturalismo.
  • C. cientificismo.
  • D. compromisso.
  • E. conservadorismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...