Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:
7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.
8h às 8h30 – Café para todos.
8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.
9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.
10h30 às 11h30 – Almoço para todos.
11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.
13h30 às 14h – Arrumação do lanche.
14h às 14h30 – Lanche para todos.
14h30 às 15h30 – Banho para todos.
15h30 às 16h30 – Sala de TV.
16h30 às 17h30 – Sopa para todos.
17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.
Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que
as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.
é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.
a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.
não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.
o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.
Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores
políticos e históricos.
artísticos e religiosos.
religiosos e históricos.
artísticos e históricos.
políticos e religiosos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Ao elaborar um projeto pedagógico, o trabalho de nossas escolas incide tanto sobre os conteúdos quanto sobre as formas pelas quais os conduzem. O critério com que se pode plenamente justificar um projeto pedagógico fundamenta-se, sobretudo, em sua
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
No Brasil, as tendências pedagógicas têm ligação com a História da Didática.
Aponte a alternativa que se refere à Escola Nova ou Didática ativa.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A proposta dos temas transversais se define em torno de alguns pontos: I. constituem novas disciplinas, pressupondo um tratamento diferenciado das demais disciplinas do currículo formal;
II. dispensa a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente com valores e atitudes em todas as áreas;
III. implica a necessidade de trabalho contínuo e regular a respeito de posturas a serem desenvolvidas;
IV. permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre os diferentes membros da comunidade;
V. emergem de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito de diferentes campos do conhecimento.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas coerentes com a proposta dos temas transversais, apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.
Essa afirmação explica o significado
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Ao introduzir um novo conteúdo curricular, o professor precisa conhecer o que os alunos já sabem a respeito, que opiniões têm, que hipóteses levantam. Um bom recurso que levaria o professor a mobilizar e despertar o interesse dos alunos seria(m)
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
14. O conceito de educação inclusiva compreende não apenas os alunos portadores de deficiência, mas inclui também aqueles que encontram grandes dificuldades para ultrapassar as possibilidades comuns de aprendizagem e exigem medidas excepcionais.
Em classes em que existam alunos nessas condições, o professor precisa
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere os seguintes enunciados:
I. assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio;
II. oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental;
III. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.
Os enunciados I, II e III indicam, respectivamente, de acordo com a LDB, responsabilidades da (os):
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Uma das preocupações contemporâneas dos estudiosos de currículo na formação docente é o
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...