Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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A pedagogia da autonomia proposta por Paulo Freire aborda os saberes docentes necessários à prática educativa e aponta alguns aspectos do ensinar que precisam ser bem trabalhados pelo professor, a fim de estabelecer uma relação professor-aluno positiva com vistas a uma melhor aprendizagem do aluno.

Assinale a alternativa que expressa, corretamente, o que essa proposta pedagógica define com respeito à autonomia do educando.

  • A.

    É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem colocar limites à sua liberdade.

  • B.

    É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem abrir mão de colocar limites à sua liberdade.

  • C.

    Significa ensinar, focalizando os próprios objetivos pedagógicos, gostos e interesses por certos assuntos, mas sem colocar limites à liberdade dos alunos.

  • D.

    Significa ensinar, estando livre de qualquer interesse político e econômico, orientando-se pelos próprios interesses, colocando limites à liberdade dos alunos.

  • E.

    É ensinar, livrando-se de interesses políticos e econômicos, atendendo ao ritmo, gosto e interesse dos alunos, sem lhes impor limites.

Os professores da Escola de Ensino Fundamental "Água é Vida", localizada nas proximidades da represa do Guarapiranga, resolveram desenvolver um Projeto Interdisciplinar ligado ao Tema Transversal Meio Ambiente. Visando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, os professores tiveram de utilizar a competência de referência, segundo Perrenoud (2000), ou seja,

  • A.

    organizar e dirigir situações de aprendizagem.

  • B.

    administrar os recursos da escola.

  • C.

    fazer entrevistas com os pais de alunos.

  • D.

    elaborar e produzir material informativo sobre o problema.

  • E.

    utilizar novas tecnologias.

O Professor João Carlos, que ministra aulas de Geografia para a 1.a série do Ensino Médio, detectou que uma boa parcela dos alunos apresenta desinteresse e descompromisso quanto ao seu processo de aprendizagem.
Analise as estratégias que o professor poderá adotar a fim de tentar sanar esse problema.

I. Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e contratos.
II. Organizar a sala de aula por níveis de aprendizagem e utilizar o método de trabalho em grupo.
III. Suscitar o desejo de aprender dos alunos, utilizando-se da auto-avaliação e propor atividades opcionais de formação.
IV. Procurar homogeneizar a classe de acordo com o desempenho dos alunos e adotar a metodologia de ensino pautada em discussões.
V. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos.

  • A.

    III, IV e V.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    I e II.

Evidencia-se, nas escolas que adotam os ciclos de aprendizagem e têm trabalhado com mais autonomia, uma melhora significativa do desempenho de seus alunos, quando
I. os professores assumem coletivamente a responsabilidade pela progressão de seus alunos;
II. os professores desenvolvem pontos de vista comuns quanto à maneira de como seus alunos aprendem;
III. os professores dispõem de recursos e franquias geridos de maneira autônoma;
IV. o diretor direciona todas as atividades da escola.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    III.

  • B.

    IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I, II e III.

A grande maioria das pessoas pensa na progressão continuada como sendo sinônimo de promoção automática, mas existem diferenças de mecanismos pedagógicos adotados por esse sistema.
Pensando nele, analise os seguintes itens:
I. o desenvolvimento de atividades de reforço e de recuperação paralelas e contínuas ao longo do processo e, se necessário, ao final de cada ciclo;
II. a reclassificação dos alunos;
III. a aceleração de estudos;
IV. a apreciação do desempenho do aluno de maneira cumulativa;
V. a abolição do controle de presença dos alunos.

São mecanismos utilizados no sistema de progressão continuada apenas os expressos em

  • A.

    II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, II, III e IV

A Escola de Ensino Fundamental "Sede do Saber" está trabalhando com seus professores uma nova proposta de avaliação, tomando como modelo a "avaliação no centro de um octógono" cujos oito pólos representam o sistema didático e de ensino.

O principal aspecto de mudança apresentado nesse modelo é a adoção da avaliação

  • A.

    somativa: apresentar regularmente as notas obtidas pelos alunos nas avaliações oficiais.

  • B.

    formativa, para homogeneizar a turma, garantindo que todos tenham o mesmo percurso em sua escolarização.

  • C.

    diagnóstica: entregar aos pais o relatório de apreciações qualitativas sobre seu desempenho escolar.

  • D.

    somativa: reunir os pais para informá-los dos conceitos obtidos por seus filhos nas provas regimentais.

  • E.

    formativa, para diferenciar as intervenções pedagógicas do professor, atendendo às diferenças individuais dos alunos e permitindo-lhes diferentes percursos em sua escolarização.

De acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a

  • A.

    avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno.

  • B.

    avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno.

  • C.

    avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem.

  • D.

    observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa.

  • E.

    avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe.

O atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que

  • A.

    possua idade adequada.

  • B.

    apresente histórico de risco social.

  • C.

    a sua progenitora seja arrimo de família.

  • D.

    a sua família apresente atestado de pobreza.

  • E.

    tenha irmãos que freqüentem a instituição.

O aluno João Pedro está na 6.a série do Ensino Fundamental e vem apresentando dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Pensando em medidas mais propícias com o intuito de auxiliar no desempenho desse aluno, considere:

I. A equipe escolar deve fazer uma análise crítica das situações de aprendizado desse aluno, pensar como será realizada nova avaliação e organizar a sistemática de reforço.
II. É preciso haver uma relação de apoio e parceria entre professores e alunos, construindo novas formas de trabalho docente e utilizando a avaliação formativa, pois esta conduz a informações mais precisas sobre a aprendizagem dos alunos.
III. Os professores das disciplinas em que João Pedro apresenta dificuldades deverão, individualmente, buscar mecanismos para realizar outra avaliação classificatória, a fim de verificar o rendimento de todos os alunos e, assim, organizar uma turma de reforço.
IV. Cada professor, isoladamente, precisa rever suas concepções pedagógicas e propor uma nova sistemática de avaliação e reforço para esse aluno.
V. Os professores precisam rever suas concepções de avaliação, procurando valorizar os pequenos avanços desse aluno e, também, ampliar a compreensão sobre a relação entre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e V.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Em relação à adoção de projetos de trabalho no cotidiano escolar, é correto afirmar que

  • A.

    devem tomar como base propostas de pedagogos do passado, atualizando-as, simplesmente.

  • B.

    por meio deles não é possível reorganizar a gestão do espaço e do tempo na escola, mas somente a relação entre professores e alunos.

  • C.

    a idéia básica que os fundamenta é que o pensamento se origina em situações problemáticas que devem ser resolvidas por atos voluntários.

  • D.

    a noção de atividade adotada pretende fazer com que o aluno sinta a diferença entre o que acontece na escola e o que acontece em sua vida fora dela.

  • E.

    o interesse demonstrado pelo aluno é a condição suficiente para definir o objetivo e as atividades.

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