Questões de Português do ano 2020

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Leia o pequeno texto a seguir para responder à questão:

“No século XIX, consolidados os Estados soberanos, o mundo entrou num grande processo de urbanização, na maioria das vezes desordenada e insalubre, gerando problemas sanitários e sociais. Os governos, percebendo que não conseguiriam alcançar a prosperidade sem cidades saudáveis, foram buscar na medicina as ferramentas para tanto, começando por medidas preventivas e sanitárias”. 
Assinale a alternativa em que sentidos possíveis da respectiva oração reduzida estão corretamente indicados.

    A) consolidados os Estados soberanos: causa ou condição.

    B) consolidados os Estados soberanos: consequência ou tempo.

    C) gerando problemas sanitários e sociais: causa ou adição.

    D) percebendo: tempo ou causa.

    E) começando: condição ou tempo.

Assinale a alternativa correta quanto à grafia, ao uso de homônimos e à concordância (verbal e nominal).

    A) As causas porque lutou durante longos anos são tão relevante que poderia converter-se em políticas públicas para o Estado brasileiro.

    B) As causas por que lutou durante longos anos são tão relevantes que poderiam converter-se em políticas públicas para o Estado brasileiro.

    C) As causas porquê lutou durante longos anos são tão relevantes que poderiam converterse em políticas públicas para o Estado brasileiro.

    D) As causas por que lutou durante longos anos são tão relevante que poderiam converter-se em políticas pública para o estado brasileiro.

    E) As causas porquê lutou durante longos anos são tão relevantes que poderia converter-se em políticas públicas para o estado brasileiro.

Com relação às regras de uso dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta.

    A) Desde o nascimento, as raízes dos dentes de leite e dos dentes definitivos estão dentro das gengivas. Os dentes de leite nascem entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Perto dos 6 anos, as raízes dos dentes definitivos se desenvolvem, e os dentes de leite caem para dar lugar a eles.

    B) O crescimento dos ossos, começa com o nascimento e vai até mais ou menos 20 anos. Porém, o esqueleto não é o único a se modificar. Na adolescência, todo o corpo muda: é a puberdade. Quando ficamos adultos, o corpo não cresce mais.

    C) Envelhecemos durante toda a vida! Mesmo que você não seja velho, tem mais idade que um recém-nascido. Não se pode dizer que, a velhice começa em um momento preciso. A partir de certa idade, o corpo não pode mais gerar filhos e, aos poucos, vamos ficando mais frágeis.

    D) Os dentes da frente servem para partir os alimentos. Eles, são chatos e cortantes. Os caninos desfiam a carne. Eles são muito pontudos. Os molares são grandes e largos, servem para triturar a comida.

    E) A saliva é importante para matar os micróbios, e deixar a boca úmida. Quando comemos, a saliva molha os alimentos e assim começa a digestão. Isso facilita muito o trabalho de todo o sistema digestório!

    (Trechos de textos disponíveis em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Curio sidades.php. Acesso em: 29 fev. 2020, com adaptações).

Leia o texto a seguir. 


                                      Doação de Plaquetas


   O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese.

  O procedimento de coletas de plaquetas por aférese consiste na retirada do sangue total do doador, separação dos componentes por meio de centrifugação, retenção de parte das plaquetas e retorno dos demais componentes do sangue para o doador. Todo o processo dura cerca de 90 minutos.

  A doação de  plaquetas  beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros  tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses.  Contudo, o limite máximo é de 4 doações de  plaquetas em 30 dias. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida  e ocorre em torno de 48  horas.

 Para a pessoa doar plaquetas, é  necessário que tenha  realizado uma doação de  plaquetas ou de sangue na Pró-Sangue, nos últimos 24 meses.

 Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a  doação de plaquetas por aférese. Entretanto, é  necessário que o doador seja avaliado previamente quanto às condições de acesso  venoso necessárias  para a realização do  procedimento. A correlação peso e altura do doador também deve ser avaliada. Somente mulheres que nunca engravidaram  podem doar plaquetas por aférese. Além disso, o doador não  deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias que  precedem a doação.


(Disponível em: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/doacao_de_plaquetas.html. Acesso em: 29 fev. 2020, com adaptações). 

Com relação à tipologia textual e à função da linguagem predominantes no texto, assinale a alternativa correta.

    A) Tipologia textual: Narração / Função da linguagem: Metalinguística.

    B) Tipologia textual: Argumentação / Função da linguagem: Apelativa.

    C) Tipologia textual: Exposição / Função da linguagem: Referencial.

    D) Tipologia textual: Injunção / Função da linguagem: Fática.

    E) Tipologia textual: Narração conversacional / Função da linguagem: Emotiva.

Leia o texto a seguir. 

(Disponível em: https://www.gov.br/pt br/noticias/assistencia-social/2020/02/governo-federal-lanca-campanha-contra-importunacao-sexual-no-carnaval. Acesso em: 29 fev. 2020).

Assinale a alternativa correta com relação à compreensão do texto.

    A)

    Trata-se de uma campanha governamental de incentivo ao beijo sem assédio.



    B) O texto busca conscientizar que um beijinho é assédio, mas não configura crime.

    C) “Mas foi só um beijinho” está entre aspas para dar ênfase à informação.

    D) #NÃO TEM DESCULPA procura demonstrar que importunação sexual não tem justificativa.

    E) Trata-se de uma campanha do governo para proibir o beijo no carnaval.

Leia o texto a seguir.

Entenda a origem do Carnaval no Brasil e no mundo

A famosa festa, realizada bem antes do nascimento da Igreja Católica, passou por várias transformações e se adaptou à cultura brasileira 

       Nem só de ziriguidum e telecoteco foi feito o Carnaval durante os séculos de história. A festa mais popular no Brasil, na verdade, teve início há milhares de anos na Antiguidade. Apesar de não ter samba nem mulatas na avenida, a folia sempre estava presente entre hebreus, romanos e gregos. Eram grandes festejos pagãos, cheios de comida e bebida para comemorar colheitas e louvar divindades. Ocorriam entre novembro e dezembro. 

       Na Idade Média, a Igreja decidiu incorporar as antigas festividades ao seu calendário. O Carnaval então passou a corresponder aos últimos dias antes das limitações impostas pela Quaresma (os famosos 40 dias sem carne até a Páscoa). Era a última chance de ter o prazer de um suculento bife antes das privações até a Sexta-feira Santa. A festa foi se desenvolvendo e, no século 13, começaram a surgir os bailes de máscara, principalmente na Itália. Eram as pri fantasias de Carnaval, totalmente restritas à nobreza.

    A partir do século 19, as máscaras e fantasias se popularizaram e fizeram parte das festas por toda a Europa. Os personagens que mais davam o que falar eram o Pierrô, o Arlequim e a Colombina (da commedia dell italiana), presentes ainda hoje na festa popular.


(CALVETTI, Fábio. Entenda a origem do carnaval no Brasil e no mundo. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/entenda origem-do-carnaval-no-brasil-e-no-mundo/. Acess de fev. 2020, com adaptações). 

Com respeito aos modos e aos tempos verbais utilizados no texto, assinale a alternativa correta.

    A) A fim de dar contemporaneidade ao assunto, no texto predomina o tempo presente do modo indicativo.

    B) Os tempos verbais pretérito perfeito e pretérito imperfeito são predominantes no texto.

    C) O modo verbal predominante no texto é o subjuntivo, devido ao forte teor de informações incertas utilizadas na construção do discurso.

    D) O último período do texto apresenta verbos no futuro do indicativo, com o intuito de demonstrar ações a serem realizadas na história do carnaval.

    E) O penúltimo parágrafo do texto apresenta exemplos de verbos no futuro do presente do modo indicativo.

Com relação às regras de acentuação, assinale a alternativa correta.

    A) As melhores universidades do mundo são aquelas que fomentam a pesquisa cientifica dentro do ambiente acadêmico.

    B) O investimento científico nas universidades também é um ponto estratégico para determinar a qualidade do ensino e a boa formação dos alunos.

    C) A pesquisa nas universidades é a chave para a evolução. O ambiente acadêmico é propicio para a busca do conhecimento, para a publicação de artigos e para a criação de uma didática que valorize a ciência.

    D) Especialmente na era da globalização, a pesquisa cientifica é um grande diferencial entre paises desenvolvidos e nações em desenvolvimento.

    E)

    A quantidade de conhecimento, ciência e tecnologia que circula dentro das grandes universidades é determinante para o desenvolvimento economico de uma nação.


    (Trechos de texto disponível em: Disponível em: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/ciencia-na universidade.html. Acesso em: 01 de mar. 2020, com adaptações).

Com relação ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.

    A) As aulas na Universidade vão de segunda à sexta.

    B) Os resultados do trabalho virão à partir de abril.

    C) Foi solicitado à todas as professoras que chegassem às nove horas.

    D) As tradições de um povo são transmitidas de geração à geração.

    E) Refiro-me sempre àquilo que foi estabelecido na lei.

Com relação à ortografia, assinale a alternativa correta.

    A) A estação mais quente do ano é conhecida como verão. Sua ocorrência difere-se nos hemisférios Norte e Sul. Essa estação do ano antecede o outono e sucede a primavera. Caracterizada especialmente pelas altas temperaturas, o verão é normalmente o mês associado ao período de férias. Muitas pessoas planejam viajens, especialmente para litorais, durante a vijência dessa estação.

    B) As estações do ano não ocorrem simultaneamente nos hemisférios. Enquanto um hemisfério encontra-se no verão, o outro encontra-se no inverno. Isso também ocorre nas estações outono e primavera.

    C) O verão é uma das estações do ano mais aguardadas no mundo todo, especialmente em regiões de invernos rigorosos, cujas temperaturas mantêm-se negativas boa parte do ano. Essa estação é caracterisada especialmente pelas altas temperaturas. Há regiões em que os termômetros marcam mais de 40° C.

    D) Os dias durante o verão são mais longos que as noites, e isso deve-se à maior inssidência de radiação solar no hemisfério em que está vigente. Portanto, a inclinação da Terra para o Sol nesse período favorece não só o aumento das temperaturas mas também dos índices pluviométricos e da umidade relativa do ar.

    E)

    A maior evaporação dos recursos hídricos favoreçe o aumento das chuvas durante essa estação. As chuvas, conhecidas como convectivas ou chuvas de verão, são comuns nessa época do ano, especialmente no período da tarde.


    (Trechos de texto disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/verao.htm. Acesso em: 1 mar. 2020, com adaptações)



Com relação à concordância (verbal e/ou nominal), assinale a alternativa correta.

    A) A partir da criação dos Estados como nação, todos eles sentiu a necessidade de estabelecer fronteiras, promovendo a separação entre os países para que não houvessem uma intervenção da soberania, ou seja, para que um país não tentasse ingressar no território vizinho.

    B) Os limites entre os territórios tem como objetivo identificar onde começa um território e termina outro. Todos os limites territoriais existentes na face da Terra foram firmados por meio de acordos e tratados entre os países envolvidos. Após esse processo foram implantados linhas imaginárias que são, em grandes casos, marcados por meio de elementos naturais como rios, lagos, serras e montanhas ou uma construção de um marco artificial sobre o terreno.

    C) Diversas vezes a expressão limite é confundido com fronteira, no entanto, essa corresponde a toda extensão da linha limite de um país (exemplo fronteira entre Argentina e Brasil). Todo país que possui litoral detêm parte do território em áreas marinhas até um certo ponto do oceano, denominada de fronteira marítima.

    D) As zonas próximas às fronteiras entre duas nações normalmente são urbanizadas e produz um grande fluxo comercial e cultural entre habitantes das nacionalidades envolvidas.

    E) Um grande número de países possui um esquema de defesa nas faixas de fronteiras no continente e no mar, com intuito de proteger o território e conservar a soberania, além de evitar a entrada de contrabando, drogas, armas, imigrantes ilegais, entre outros.

    (FREITAS, Eduardo de. "Fronteiras do Brasil "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/asfronteiras-brasil.htm. Acesso em: 1 mar. 2020, com adaptações).

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