Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Jung no inconsciente coletivo, poder-se-ão discernir três tipos de conteúdos muito diferentes:
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Visa estabelecer um modelo explícito e legível para o trabalho do operador. Constitui excelente suporte para projetos, desenvolvimento e testes de sistemas de trabalho. Fornece uma linguagem operacional que facilita a localização de informações, possibilita a distinção entre procedimentos e conceitos. Subsidia o treinamento, além de propiciar a redefinição do trabalho.
O texto acima se refere ao conceito deConsiderando as Teorias da Personalidade, relacione a coluna superior com a inferior
I - Psicanalítica
II- Humanista
III - Biológica
( ) Enfatiza as experiências internas, os pensamentos e os sentimentos que criam o autoconceito.
( ) A neuroquímica desempenha nela importante papel.
( ) As desordens psicológicas originam-se de lembranças reprimidas e instintos.
( ) Descreve a personalidade, e não a explica.
( ) Considera mecanismos de defesa.
A seqüência correta é
I III I II III.
II I II II III.
II III I II III.
III II I I II.
III III I II II.
O segundo grande material do inconsciente é constituído pelas contrapulsões. Embora Freud não explicite claramente o termo, a noção se encontra largamente presente em sua obra e é, de modo geral, aceita em psicologia dinâmica, quando se faz referência à teoria freudiana. As contrapulsões são elementos de equilíbrio entre os instintos − que desse modo são contidos, sofrem resistência e transformam-se em suas manifestações e
Observe o seguinte comentário adaptado de Dor (1989): "Trata-se do mecanismo que pode, precisamente, fazer malograr o recalque originário. Esta tese constitui, no essencial, a contribuição que Lacan introduz na trilha das reflexões freudianas sobre a discriminação matapsicológica entre neurose e psicose e, assim, explicar esta última".
Assinale a alternativa que identifica corretamente o mecanismo ao qual o autor se refere.
Recusa.
Recalque.
Foraclusão.
Condensação.
Formação Reativa.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Segundo a Organização Mundial de Saúde, os distúrbios de saúde ou doenças relacionados ao trabalho dividem-se em duas categorias: doença profissional e doença do trabalho ou relacionada ao trabalho. Acerca dessas categorias, assinale a opção correta.
As doenças profissionais correspondem a doenças inerentes às atividades laborais, que, ao exporem necessariamente o profissional aos agentes causadores, tornam-se inevitáveis. Nem mesmo as medidas de controle adotadas pela organização são eficazes para evitá-las.
As doenças do trabalho são totalmente causadas por condições de trabalho adversas, que são agravadas, aceleradas ou exacerbadas por exposições nos locais de trabalho.
Entre as doenças do trabalho ou relacionadas ao trabalho, são enquadrados distúrbios nos quais não se identifica apenas um agente causal, mas vários, entre os quais os laborais.
O reconhecimento de determinados distúrbios de saúde que se relacionam ao trabalho, como a LER, não difere de outras doenças, todas dependem de negociações entre setores sociais e a legislação de cada país. Em todos os distúrbios, o conhecimento científico está atrelado à interferência social.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta da hierarquização, da mais básica para a mais elevada, das necessidades de acordo com Maslow:
Necessidades de segurança, necessidades fisiológicas, necessidades de afiliação e amor, necessidades de estima, necessidades de auto-realização.
Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de afiliação e amor, necessidades de estima, necessidades de auto-realização.
Necessidade de auto-realização, necessidades fisiológicas, necessidades de afiliação e amor, necessidade de estima e necessidade de segurança.
Necessidades de segurança, necessidades de afiliação e amor, necessidades fisiológicas, necessidade de estima e necessidade de auto-realização.
Necessidades de estima, necessidades fisiológicas, necessidade de auto-realização, necessidades de afiliação e amor e necessidade de segurança.
Os transtornos êxtase e transitivismo são considerados alterações
No contexto do processo analítico, vários são os conceitos que orientam a escuta do analista. Observe a seguinte definição de um deles: "Designa o processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos no quadro de um certo tipo de relação estabelecida com eles e, eminentemente, no quadro da relação analítica. Trata-se aqui de uma repetição de protótipos infantis vivida com uma sensação de atualidade acentuada. É, inclusive, uma forma de resistência." (Laplanche & Pontalis, 1986).
Assinale a alternativa que identifica este conceito corretamente.
Deslocamento.
Transferência.
Projeção.
Formação Substutiva.
Condensação
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O trabalho como regulador social é fundamental para a subjetividade humana, e essa condição mantém a vida do sujeito. Acerca das situações que podem ocorrer quando a produtividade exclui o sujeito, assinale a opção correta.
Uma alta exigência de qualificação, com maiores habilidades, mais ágil e eficaz, vem-se tornando um desafio que contribui para a qualidade de vida do homem no trabalho, o qual, ao ambicionar galgar postos de poder e de liderança, fortalece-se e sente-se valorizado nessa busca constante.
Para um pessoa, a perda do trabalho pode criar doenças psíquicas específicas, como os surtos psicóticos e a formação das neuroses. Essas são aspectos cada vez mais abordados, por envolverem a psicodinâmica do trabalho, tornando-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com a saúde das pessoas no trabalho.
A ameaça de perder seu trabalho causa a sensação de inutilidade, acompanhada de progressiva deterioração identitária, fazendo que as pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a força de trabalho de que dispõem pode ser dispensada a qualquer momento, mas isso motiva a pessoa a manter-se no trabalho, que se a única forma de sobrevivência para muitos.
Manter-se em seu trabalho sem nenhuma realização, associado ao defeito crônico de uma vida mental sem saída mantida pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...