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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A motivação presente entre os colaboradores, na situação hipotética da Escola ABC, pode ser identificada como motivação
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Partindo do pressuposto de que o estilo de liderança dos gerentes de uma instituição influencia o ambiente organizacional existente na empresa, é correto afirmar que o clima organizacional, na situação hipotética da Escola ABC, é do tipo
Acerca dos testes projetivos, assinale a opção incorreta.
O bom ou o mau uso das técnicas projetivas não prejudica seu valor.
A maioria das pesquisas confirma a objetividade, a fidedignidade e a validade dos testes projetivos.
As técnicas projetivas são essencialmente individuais.
Consignar o caráter eminentemente clínico dos métodos projetivos invalida o seu rigor.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em um estudo realizado para identificar as relações de poder presentes em determinada empresa, segundo a percepção de seus colaboradores, foram obtidos os seguintes resultados: há uma coalizão interna profissional impregnada de fortes conotações ideológicas; a equipe de especialistas revelou um sentimento de lealdade incondicional para com a organização, que foi, para a maioria, o primeiro local de trabalho, e onde eles complementaram suas formação profissional. Os membros dessa equipe, por terem participado desde o processo de concepção da organização, possuem total identificação com os objetivos e a missão organizacionais.
Na situação acima, as características descritas correspondem à configuração de poder
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O departamento de recursos humanos (DRH) de uma empresa deve atuar como guardião da cultura, exercendo funções estratégicas que promovam a aceitação, a consolidação, a manutenção e as mudanças culturais. As atribuições típicas do DRH, à luz da análise cultural, incluem a
definição de perfis compatíveis com os valores que orientarão o recrutamento, a seleção e os programas de treinamento, enfatizando a história da organização, com depoimento dos heróis que fizeram o primeiro trabalho de socialização.
elaboração de sistemas de compensação e de status, definindo carreiras e critérios de avaliação, buscando modificar a filosofia, as crenças e os mitos existentes.
definição e interpretação de mensagens adequadas via imprensa interna, e correção de mensagens desviantes, ou mal-entendidos, alterando, se necessário, as normas existentes.
definição das mudanças no sistema de gestão da cultura, para atender melhor às transformações organizacionais que estão se sucedendo no mundo contemporâneo, principalmente no que diz respeito aos estímulos à heterogeneidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que concerne à avaliação neuropsicológica é correto afirmar:
I. Dentre as funções neuropsicológicas passíveis de serem avaliadas colocam-se: atenção, percepção e funções visuoespaciais, raciocínio, linguagem e habilidades acadêmicas, memória e aprendizagem, funções visuoconstrutivas e destreza motora, funções executivas e comportamento adaptativo.
II. São técnicas e instrumentos utilizados em uma avaliação neuropsicológica em idosos: anamnese com o paciente, anamnese complementar com a família ou pessoas de referência, levantamento do nível pré-mórbido de funcionamento cognitivo e sócio-ocupacional; levantamento do uso de poli-fármacos, testes de evocação retardada de lista de palavras; testes que avaliem memória lógica, destreza visomotoraespacial, teste de nomeação.
III. Dentre os procedimentos a serem realizados na confirmação de um diagnóstico advindo de uma avaliação neuropsicológica colocam-se: reavaliação a cada 6 meses, para checar a consistência dos dados; avaliação psicológica dos cuidadores, no caso das crianças e dos idosos; instrumentalização dos cuidadores na percepção de queixas, sintomas e sinais
IV. Embora já exista um consenso no que se refere aos critérios neuropsicológicos, patológicos e de neuroimagem para a diferenciação entre normal e patológico, no que tange às demências, o diagnóstico diferencial ainda se constitui um desafio interdisciplinar e multiprofissional, sendo que uma das maiores dificuldades se dá pela própria natureza dos fenômenos humanos na gênese e no condicionamento multifatorial. Por isso, na interpretação dos resultados dos testes deve-se levar em conta a multiplicidade de variáveis capazes de influenciar no desempenho das tarefas propostas.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência aos pressupostos básicos que fundamentam o desenvolvimento organizacional, assinale a opção incorreta.
A constante e rápida mutação do ambiente determina a necessidade de contínua adaptação, ajustamento e reorganização como condição básica de sobrevivência.
Todo sistema é social, evidenciando a necessidade de se cuidar da interação entre a organização e o ambiente e da interação entre o indivíduo e a organização.
A integração entre objetivos individuais e objetivos organizacionais e o planejamento da mudança organizacional constituem um processo contínuo e longo, que demanda alguns anos para sua execução.
A eficácia organizacional e o bem-estar dos empregados dependem da aplicação dos conhecimentos acerca da natureza humana, indicando como modelo ideal de desenvolvimento organizacional o que se baseia na ciência do comportamento.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Marque a alternativa que não corresponde a uma função psicológica que leva o indivíduo a pertencer a um grupo:
O indivíduo pode atender às suas necessidades de associação, ao desejo de ser aceito e respeitado.
O indivíduo pode confirmar o seu sentimento de identidade e de auto-estima, por meio do status, do prestígio e do reconhecimento que obtém dentro do grupo
Faz emergir no indivíduo o sentimento de maior segurança, reduzindo a ansiedade e o sentimento de impotência e incompetência.
O sentimento de pertencimento não é algo que seja significativo para fazer com que o indivíduo permaneça no grupo.
O grupo pode tornar-se para seus membros um mecanismo de solução de problemas ou de realização de tarefas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A G&E, empresa de engenharia, passou recentemente por mudanças drásticas na implantação de novos softwares, o que exigiu novas formas de trabalho, novos conhecimentos e habilidades por parte dos funcionários e fornecedores de serviços, além da superação de resistências e conflitos. O programa de desenvolvimento comportamental foi aplicado, visando à melhoria do clima organizacional e da motivação dos colaboradores nas atividades da empresa. Os elementos que contribuem para a eficácia desse programa, no alcance de resultados de melhoria do desempenho da empresa como um todo, não incluem a existência de
flexibilidade organizacional e de reconhecimento da necessidade de investir em melhorias durante a condução das mudanças.
aceitação para a mudança de comportamento, que é facilmente alcançada em programas de acompanhamento das mudanças.
ambiente que favoreça a cooperação e a participação de todos os empregados envolvidos no processo de mudança.
envolvimento e comprometimento por parte dos empregados no programa de acompanhamento das mudanças.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos itens do quadro abaixo se tem o modelo de Rosabeth M. Kanter (1968) sobre comprometimento que o concebe como sendo a disposição para ceder energia e lealdade aos sistemas sociais: Tipo Base Princípio Características
Marque a alternativa que corresponde à análise correta dos itens do quadro acima:
I é falso
II é falso.
III é falso.
II e III são falsos
I, II e III são falsos.
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