Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto às mudanças organizacionais, assinale a opção correta.

  • A.

    Existem dimensões inconscientes nas organizações que não podem tornar-se consciente.

  • B.

    A resistência a mudança pode ocorrer em função da falta de relação entre produtividade e bem-estar.

  • C.

    Os valores do trabalho mais nucleares formam a identidade da organização e são imutáveis. O que se altera nos processos de mudança são os comportamentos.

  • D.

    Os jogos de poder são os maiores bloqueadores das mudanças organizacionais.

As afirmativas abaixo dizem respeito ao exercício de poder nas organizações:

I - O poder coercitivo é aquele baseado no medo. O uso abusivo desse poder leva a um clima de autoritarismo e repressão.

II - O poder de recompensa está baseado em traços da própria pessoa, que é, por algum motivo, admirada ou apreciada pelos demais.

III - O poder de conexão é baseado na capacidade e na competência técnica.

Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:

  • A.

    Somente I é verdadeira.

  • B.

    Somente II é verdadeira

  • C.

    Somente III é verdadeira.

  • D.

    Somente I e II são verdadeiras.

  • E.

    I, II e III são verdadeiras

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os afetos são formados e estão diretamente relacionados às mais variadas experiências que as crianças e adolescentes vivenciam ao decorrer de suas vidas, determinam assim sua percepção em relação aos objetos. Sendo assim, é correto afirmar que:

  • A.

    o sintoma deve ser entendido como único código através do qual a criança pode dizer de si.

  • B.

    a dificuldade que a família moderna encontra em impor limites à criança é determinante para a geração de uma construção sintomática.

  • C.

    embora tenha a característica de tradução da criança, o sintoma também apresenta o que há de sintomático na família.

  • D.

    a criança apresenta um sintoma a partir do momento em que se sente frustrada nas suas demandas básicas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A escola é considerada uma instituição pilar da sociedade. Por isso, é correto afirmar que:

  • A.

    a escola pode tornar-se uma instituição potenciadora, ou então, pelo contrário, pode ser fonte de conflitos, dependendo do trabalho do psicopedagogo.

  • B.

    a escola é o lugar onde se busca fronteiras para as famílias desestruturadas que necessitam da ascensão social.

  • C.

    a escola pode agir independentemente dos sistemas estadual e federal de educação, já que possui autonomia para a tomada de decisões.

  • D.

    a missão da escola é educar e instruir os alunos, com o objetivo de integrá-los à vida social e prepará-los para o trabalho.

Das afirmações abaixo, marque a opção FALSA a respeito do conceito de Estereótipo.

  • A.

    Os estereótipos organizam e condensam informações.

  • B.

    Os estereótipos sempre são avaliações prejudiciais de indivíduos e grupos.

  • C.

    Com freqüência, os estereótipos são injustos quando aplicados rotineiramente a todos os indivíduos de uma população.

  • D.

    Em virtude da propensão a estereótipos, as pessoas tendem a favorecer os membros de seus grupos e a rejeitar aqueles de outros grupos.

Em relação à ergonomia da atividade, julgue os itens a seguir.

I O indivíduo é a variável de ajuste.

II As exigências do trabalho levam os trabalhadores a utilizarem estratégias operatórias.

III As estratégias de compensação podem ser benéficas à saúde.

IV O trabalho prescrito nunca corresponde ao trabalho real.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Os conflitos intergrupais são aqueles que ocorrem entre unidades ou departamentos de uma mesma organização. Marque dentre os itens abaixo aquele que não corresponde a características ou tendências do comportamento dos grupos nesses momentos:

  • A.

    O grupo estrutura-se e organiza-se melhor concentrando-se mais na tarefa.

  • B.

    A coesão interna do grupo diminui

  • C.

    Cada grupo passa a conceber o outro grupo como inimigo e não mais como concorrente ou colegas de profissão.

  • D.

    Uso de estereótipos negativos em relação ao competidor.

  • E.

    A hostilidade entre os grupos aumenta e eleva-se a tensão emocional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em seu texto "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" (1935), Freud apresenta as fases psicossexuais da organização da libido. Estas são intrinsecamente importantes para entender o desenvolvimento infantil e aspectos fundamentais do adolescente em virtude dos afetos que elas engendram. Assim, é correto afirmar que:

  • A.

    não se pode identificar como sexual o prazer causado pela excitação ritmada nas zonas corporais.

  • B.

    a sucção do recém-nascido, a sucção do polegar, do cigarro e o beijo, não são atividades que podem ser consideradas como fazendo parte do mesmo processo erótico.

  • C.

    a ambivalência descoberta pela criança na fase anal, faz com que esta se apresente sensibilizada e, por isso, seu pensamento é caracterizado pelo bom senso, pela prudência, pela objetividade de observação.

  • D.

    o comportamento da criança, do adolescente e até mesmo do adulto só pode ser compreendido a partir das fases de desenvolvimento psicossexuais.

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética acerca de treinamento de pessoal, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Tânia desenvolveu um treinamento com sua equipe de trabalho e precisa identificar até que ponto o treinamento realmente produziu as mudanças desejadas no desempenho de seus colaboradores. Nessa situação, Tânia deve utilizar a avaliação de reação.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação ao conceito de família, é correto afirmar que:

  • A.

    As famílias são compostas por diversos subsistemas (casal, filhos), entre os quais não devem existir limites ou fronteiras. Afinal, sem a devida liberdade, os filhos não terão um desenvolvimento normal.

  • B.

    Nem todas as famílias passam por momentos característicos, próprios de seu ciclo vital, como constituição do casal, nascimento do primeiro filho e abandono do lar pelos filhos e isso repercute nas suas regras.

  • C.

    As famílias devem dar suporte à evolução das crianças, controlá-las, acompanhá-las e ajudá-las no processo de escolarização e de instrução progressiva em outros âmbitos e instituições sociais.

  • D.

    A família não tem suporte emocional capaz de proporcionar o desenvolvimento equilibrado das crianças sob sua responsabilidade, por isso é indispensável a interferência da escola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...