Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às mudanças organizacionais, assinale a opção correta.
Existem dimensões inconscientes nas organizações que não podem tornar-se consciente.
A resistência a mudança pode ocorrer em função da falta de relação entre produtividade e bem-estar.
Os valores do trabalho mais nucleares formam a identidade da organização e são imutáveis. O que se altera nos processos de mudança são os comportamentos.
Os jogos de poder são os maiores bloqueadores das mudanças organizacionais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmativas abaixo dizem respeito ao exercício de poder nas organizações:
I - O poder coercitivo é aquele baseado no medo. O uso abusivo desse poder leva a um clima de autoritarismo e repressão.
II - O poder de recompensa está baseado em traços da própria pessoa, que é, por algum motivo, admirada ou apreciada pelos demais.
III - O poder de conexão é baseado na capacidade e na competência técnica.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira
Somente III é verdadeira.
Somente I e II são verdadeiras.
I, II e III são verdadeiras
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os afetos são formados e estão diretamente relacionados às mais variadas experiências que as crianças e adolescentes vivenciam ao decorrer de suas vidas, determinam assim sua percepção em relação aos objetos. Sendo assim, é correto afirmar que:
o sintoma deve ser entendido como único código através do qual a criança pode dizer de si.
a dificuldade que a família moderna encontra em impor limites à criança é determinante para a geração de uma construção sintomática.
embora tenha a característica de tradução da criança, o sintoma também apresenta o que há de sintomático na família.
a criança apresenta um sintoma a partir do momento em que se sente frustrada nas suas demandas básicas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A escola é considerada uma instituição pilar da sociedade. Por isso, é correto afirmar que:
a escola pode tornar-se uma instituição potenciadora, ou então, pelo contrário, pode ser fonte de conflitos, dependendo do trabalho do psicopedagogo.
a escola é o lugar onde se busca fronteiras para as famílias desestruturadas que necessitam da ascensão social.
a escola pode agir independentemente dos sistemas estadual e federal de educação, já que possui autonomia para a tomada de decisões.
a missão da escola é educar e instruir os alunos, com o objetivo de integrá-los à vida social e prepará-los para o trabalho.
Das afirmações abaixo, marque a opção FALSA a respeito do conceito de Estereótipo.
Os estereótipos organizam e condensam informações.
Os estereótipos sempre são avaliações prejudiciais de indivíduos e grupos.
Com freqüência, os estereótipos são injustos quando aplicados rotineiramente a todos os indivíduos de uma população.
Em virtude da propensão a estereótipos, as pessoas tendem a favorecer os membros de seus grupos e a rejeitar aqueles de outros grupos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação à ergonomia da atividade, julgue os itens a seguir.
I O indivíduo é a variável de ajuste.
II As exigências do trabalho levam os trabalhadores a utilizarem estratégias operatórias.
III As estratégias de compensação podem ser benéficas à saúde.
IV O trabalho prescrito nunca corresponde ao trabalho real.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os conflitos intergrupais são aqueles que ocorrem entre unidades ou departamentos de uma mesma organização. Marque dentre os itens abaixo aquele que não corresponde a características ou tendências do comportamento dos grupos nesses momentos:
O grupo estrutura-se e organiza-se melhor concentrando-se mais na tarefa.
A coesão interna do grupo diminui
Cada grupo passa a conceber o outro grupo como inimigo e não mais como concorrente ou colegas de profissão.
Uso de estereótipos negativos em relação ao competidor.
A hostilidade entre os grupos aumenta e eleva-se a tensão emocional.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em seu texto "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" (1935), Freud apresenta as fases psicossexuais da organização da libido. Estas são intrinsecamente importantes para entender o desenvolvimento infantil e aspectos fundamentais do adolescente em virtude dos afetos que elas engendram. Assim, é correto afirmar que:
não se pode identificar como sexual o prazer causado pela excitação ritmada nas zonas corporais.
a sucção do recém-nascido, a sucção do polegar, do cigarro e o beijo, não são atividades que podem ser consideradas como fazendo parte do mesmo processo erótico.
a ambivalência descoberta pela criança na fase anal, faz com que esta se apresente sensibilizada e, por isso, seu pensamento é caracterizado pelo bom senso, pela prudência, pela objetividade de observação.
o comportamento da criança, do adolescente e até mesmo do adulto só pode ser compreendido a partir das fases de desenvolvimento psicossexuais.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética acerca de treinamento de pessoal, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Tânia desenvolveu um treinamento com sua equipe de trabalho e precisa identificar até que ponto o treinamento realmente produziu as mudanças desejadas no desempenho de seus colaboradores. Nessa situação, Tânia deve utilizar a avaliação de reação.NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação ao conceito de família, é correto afirmar que:
As famílias são compostas por diversos subsistemas (casal, filhos), entre os quais não devem existir limites ou fronteiras. Afinal, sem a devida liberdade, os filhos não terão um desenvolvimento normal.
Nem todas as famílias passam por momentos característicos, próprios de seu ciclo vital, como constituição do casal, nascimento do primeiro filho e abandono do lar pelos filhos e isso repercute nas suas regras.
As famílias devem dar suporte à evolução das crianças, controlá-las, acompanhá-las e ajudá-las no processo de escolarização e de instrução progressiva em outros âmbitos e instituições sociais.
A família não tem suporte emocional capaz de proporcionar o desenvolvimento equilibrado das crianças sob sua responsabilidade, por isso é indispensável a interferência da escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...